segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pregação, Josué


Josué
Josué 24 :1-13
Logo depois da morte de Moisés, o SENHOR levantou Josué para liderar o seu povo. Josué recebeu do SENHOR a tarefa de liderar Israel na conquista da terra que Ele havia prometido, a terra de Canaã.
Moisés, Josué e outros homens de Deus não salvaram ninguém. Eles foram apenas servos daquele que é o Grande Salvador do seu povo, o SENHOR Deus. A salvação de Israel não está baseada na habilidade ou poder de homem algum, mas no poder, na fidelidade e na graça do SENHOR. Josué, que foi o grande líder de Israel depois de Moisés, reconhece esse fato.

O SENHOR É O DEUS FIEL QUE SALVA O SEU POVO
Vejamos três coisas acerca da salvação do SENHOR:
1. Salvação do Egito
2. Salvação na Peregrinação
3. Salvação pela Graça
1)                     Salvação do Egito

Uma das grandes obras de salvação realizadas por Deus em favor do seu povo foi a libertação do cativeiro egípcio nos dias de Moisés. Mas antes de atentar para este ato maravilhoso de Deus, devemos nos perguntar:
2)                     dito bem antes a Abraão? (ler Gn. 15.13). Mas o SENHOR também prometeu julgar a nação que escravizasse seu povo e, ao mesmo tempo, dar livramento ao seu povo (Gn. 15.14).

Essa promessa se cumpriu quando o SENHOR ouviu o clamor do seu povo no Egito e enviou Moisés e Arão para salvá-lo. Em poucas palavras, Josué menciona este grande acontecimento realizado por Deus: “
3)                    
Faraó não ficou nem um pouco satisfeito com a saída de Israel do Egito. Afinal de contas ele não teria mais lucro com o trabalho escravo dos israelitas. Sendo assim, ele juntou todo o seu exército e perseguiu o povo de Deus até o mar vermelho. Josué menciona esse fato (v. 6). E agora? Será que Israel seria destruído por Faraó e seu exército? De forma alguma. Deus está no controle dos acontecimentos. Ele está agindo em favor da salvação do seu povo. O SENHOR mesmo endureceu o coração de Faraó para perseguir o seu povo. Por que Deus fez isso? Para assustar o seu povo? Não. O SENHOR vai manifestar a sua glória
A salvação de Israel da escravidão do Egito aconteceu num determinado momento da história, mas não é um fato isolado na história da salvação. A salvação de Israel do Egito nos revela duas coisas importantes:
1) Ao salvar o seu povo do Egito, o SENHOR mantém a sua aliança com Abraão a fim de preservar o seu povo e trazer do meio desse povo o descendente de Abraão, a saber, Jesus Cristo, em quem as nações da terra serão abençoadas com uma grande salvação. Na salvação de Israel do Egito, o SENHOR está trabalhando para a grande salvação que Cristo realizará em favor do seu povo na plenitude do tempo.
2) A salvação de Israel do Egito não é apenas mais um passo no plano redentivo de Deus de salvar seu povo por meio de Cristo, mas é também uma prefiguração da perfeita salvação que Cristo realizou para nós na cruz. Assim como Israel foi liberto da escravidão do Egito, nós fomos libertos da escravidão do pecado e do diabo mediante o sacrifício de Cristo. Por meio de sua morte, Cristo nos deu um grande livramento. Por seu poder ele nos livrou não da tirania de Faraó, mas de algo muito pior. Ele nos livrou do poder do pecado, do diabo e da própria morte. Ele conquistou para nós uma grande e perfeita salvação. Nele, tanto nós quanto os israelitas que foram libertos do Egito e que entraram na terra prometida e creram na promessa de Deus de enviar o Salvador, somos um povo verdadeiramente livre e salvo para servir a Deus.
  

1) O SENHOR livrou o seu povo das mãos dos amorreus (v. 8). O termo “amorreu” é usado num sentido geral para indicar todos os habitantes de Canaã (Js. 24.15), bem como num sentido específico para indicar um grupo de habitantes da região ocidente do Jordão (Js. 5.1). Josué se refere às duas vitórias que o SENHOR deu ao seu povo sob a liderança de Moisés: a vitória sobre Seom, rei de Hesbom e sobre Ogue, rei de Basã, que reinavam na terra dos amorreus (Nm. 21.21-35). Isso aconteceu antes da travessia do Jordão. Deus entregou o inimigo nas mãos do seu povo que o destruiu e também possuiu a sua terra. Deus não permite que o seu povo pereça nas mãos do inimigo. Ele guarda o seu povo na salvação durante a sua peregrinação.  



Por que o SENHOR salvou Israel do Egito e o guardou dos inimigos em sua peregrinação até a terra prometida? Não foi por mérito de Israel, mas pela graça de Deus. Todos os atos de salvação realizados por Deus manifestam a sua graça em favor do seu povo. Josué nos revela o evangelho da graça de Deus no nosso texto, não só na salvação de Israel do Egito e na peregrinação, como também nos seguintes pontos:

Deus (v. 13). A terra que manava leite e mel agora era deles por pura graça. Eles não construíram nenhuma cidade e nem plantaram nada, mas desfrutavam das riquezas de Canaã. Isso mostra a graça de Deus. É Deus quem dá a terra de graça e não é o povo que a merece por seu esforço (Js.1.2; 21.43).  O SENHOR mostrou a sua fidelidade e graça em dar a Israel a terra prometida.

A posse da terra prometida por Israel com base na graça de Deus aponta para a herança da Canaã celestial que o SENHOR está preparando para nós. Na glória por vir, o SENHOR nos dará, por pura graça, a benção eterna de viver e reinar com ele no novo céu e na nova terra. Essa herança está reservada nos céus para nós que somos guardados pelo poder de Deus até o último dia. Na glória louvaremos eternamente a Deus pela grandeza da sua graça em favor da nossa salvação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,