sábado, 23 de junho de 2012

Batismo como deve ser, o que é, para que serve


BATISMO COMO DEVE SER O QUE É PARA QUE SERVE 
A “parábola” do imigrante persistente.
 Quem nasce no Brasil é: brasileiro.
Quem nasce no Japão é: japonês.
Quem nasce nos EUA é: americano.

O pais que nos nascemos determina a nossa nacionalidade. 
O que é preciso para que uma pessoa nascida no Brasil se torne um americano?
( diplomacia e burocracia a parte )

Imagine que um brasileiro se dirija ao departamento de imigração dos EUA e diga ao funcionário:
- Eu quero me tornar um cidadão americano.
- Onde foi que o sr. nasceu ?
- Em Piracicaba, no Brasil.
- Então é impossível, pois para ser americano é necessário nascer nos EUA.
- Mas eu quero tanto ser americano.
- Onde é que o sr. nasceu ?
- No Brasil.
- Então, eu já disse, o único modo de ser americano é ter nascido no EUA
- Ah! Mas eu quero tanto ser americano. O que eu preciso fazer?
- Bom só tem um jeito: Se você  morrer  e   nascer de novo nos EUA. É o único jeito. Pois nós não aceitamos visitantes e nem concedemos vistos. A pessoa tem que nascer aqui.

No reino de Deus também é assim! 
Toda pessoa quando nasce, nasce em que reino?
à Reino das trevas.

O que é preciso fazer para passar do reino das trevas para o reino da luz?
Morrer e nascer de novo. 
   JESUS é quem faz esta obra!

Através da sua morte e ressurreição, Ele dá a todos os que crêem no seu nome o poder de morrer com Ele  ( para o  pecado, para o mundo e para o domínio de Satanás ) e ressuscitar junto com Ele  para um a nova vida diante de Deus.
    O batismo nas águas é a expressão desta realidade espiritual!   ( regeneração em Cristo ) 
Nos unimos com Cristo e nos tornamos participantes de sua morte, ressurreição, vitória, exaltação, natureza.
  
O Batismo
 O batismo nas águas é um passo associado à porta do reino. Está logo na entrada, passamos por ele ao entrar no reino. 
Existem vários conceitos e práticas erradas que a Igreja tem usado com relação ao batismo que rebaixam e tiram dele a sua  real importância. Dizem que :
·    É um mero símbolo de sua morte com Cristo.
·    É um testemunho público de nossa fé.
·    É uma cerimônia

O que é o Batismo

   O batismo é um ato pelo qual mediante a fé nos unimos a Cristo para sepultar em sua morte a nossa velha natureza e começar pelo poder de sua ressurreição uma nova vida.

   É um sinal visível de uma realidade espiritual
Quando uma pessoa desce às águas do batismo, espiritualmente ela está se unindo a Cristo.

Nós não temos dimensão do que acontece no mundo espiritual quando uma pessoa se batiza. Mas todos que foram batizados sabem que algo aconteceu. Passamos a perceber a realidade de Deus em nossas vidas.

   A firmeza e edificação de um discípulo de pende diretamente da revelação que ele tem de sua união com Cristo
  
A água
 A palavra batismo tem origem na palavra grega Bapto
  Baptismo   Mergulhar , submergir 
Mesmo em português é fácil notar isso: 
Mc 1:5   -  Mergulhados no rio.
“E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” 
Jo 3:23   -  Porque havia muitas águas.
“Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava”. 
At 8:36  -  Havia águas
“E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” 
A água tem um duplo simbolismo:
·    Destruição:  morte
·    Salvação :  vida 
Ex.: O dilúvio.
Assim como os pecadores do tempo de Noé foram mortos pelas águas, pelas mesmas águas Noé e sua família foram salvos na arca.  I Pe 3:20-21

   A ira de Deus contra o pecado é salvação para os que o obedecem. 
Não se mergulha alguém num copo d’água, muito menos em algumas gotas d’água.

Por isso o batismo por imersão. Pois é a forma mais próxima da realidade.  
   Não se sepulta um morto comum punhado de terra. Se jogarmos terra nele não estamos enterrando, estamos sujando ele. Temos que enterrá-lo.

Não importa se ele é feito numa banheira, numa piscina, num rio ou lago. O importante é que haja água para mergulhar a pessoa.

Em alguns casos por impossibilidade ( pessoas mais velhas por exemplo ) o batismo é feito despejando-se  água ( dando um banho ) no batizando. Este é chamado batismo por derramamento.

O que Jesus disse sobre o batismo 
Mt 28:18-20
“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Mc 16:16
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Depois de sua morte e ressurreição, antes de ser recebido nos céus, Jesus deu uma ordem a seus discípulos:
·    Ide, fazei discípulos.
·    Batizando-os
·    Ensinando-os 
Esta ordem está dividida em três partes: Fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los. 
Vemos que Jesus colocou o batismo no início da vida cristã: Primeiro batizar depois ensinar. 
No texto de Marcos Jesus diz:
“Aquele que crer e for batizado será salvo

Ou seja: A pessoa após crer deve ser batizada para que seja confirmada sua salvação. 
   O batismo está diretamente ligado com a salvação.

O batismo em si sozinho não salva ninguém.
·       Batizar uma pessoa sem que haja fé em seu coração não ira salvá-la.
·       Mas se ela crer e não se batizar, não podemos garantir nada.

A Igreja tem agido com se Jesus tivesse falado:
·    Quem crer e for salvo será batizado.
·    Depois que te ensinarmos tudo, você decide se vai se batizar. 
Não temos autoridade para alterar as palavras de Jesus. Devemos OBEDECÊ-LAS  
Existe uma visão amplamente sustentada de que o batismo pode ser feito, especialmente para bebês, pela aspersão de água nas suas testas (i.e. "cerimônia de batismo"). Isto está em marcante contraste com o requisito bíblico de batismo.
A palavra grega "baptizo", que é traduzida como "batizar" na Bíblia em português, não significa aspergir; ela significa lavar completamente e imergir em um líquido (de acordo com as definições nas concordâncias inglesas de Robert Young e James Strong). Esta palavra é usada no grego clássico a respeito dos navios afundando e sendo "batizados" (i.e. submersos) em água. Ela também é usada com referência a um pedaço de pano sendo tingido de uma cor em outra pelo "batismo", ou mergulhar em uma tintura. Para mudar a cor do tecido, é evidente que ele tem que ser totalmente imerso dentro do líquido, em vez de ter a tintura respingada sobre ele. Os seguintes versos demonstram que a imersão é, de fato, a forma correta de batismo:
- "João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo, para ser batizado" (João 3:23). Isto mostra que "muita água" era necessária para o batismo; se ele fosse feito pela aspersão de algumas gotas de água, então, apenas um balde de água seria suficiente para centenas de pessoas. As pessoas vieram a este lugar às margens do rio Jordão para batismo, em vez de João passar entre eles com uma garrafa de água.
- Jesus, também, foi batizado por João no rio Jordão: "Jesus, foi batizado...saiu logo da água" (Mt. 3:13-16). O seu batismo foi claramente por imersão - ele "saiu da água" depois do batismo. Uma das razões porque Jesus foi batizado foi para dar o exemplo, para que ninguém possa dizer seriamente que segue a Jesus sem copiar seu exemplo do batismo por imersão.
- De modo semelhante com Filipe e o oficial etíope: "desceram ambos à água...e o batizou. Quando sairam da água..." (Atos 8:38, 39). Lembre que o oficial pediu o batismo quando ele viu o oásis: "Vê, aqui há água. O que impede que eu seja batizado?" (Atos 8:36). É quase certo que o homem não faria uma viagem pelo deserto sem ter água com ele, por exemplo, uma garrafa de água. Se o batismo fosse por aspersão, então ele poderia ser feito sem a necessidade do oásis.
- O batismo é um enterro (Cl. 2:12), o que implica em uma cobertura total.
- O batismo é chamado uma "lavagem" dos pecados (Atos 22:16). O ponto da verdadeira conversão é comparado a uma "lavagem" em Ap. 1:5; Tito 3:5; 2 Pedro 2:22; Hb. 10:22 etc. Esta linguagem da lavagem é muito mais relevante ao batismo por imersão do que por aspersão.
Existem muitas indicações no Velho Testamento de que a aproximação aceitável a Deus era feita através de alguma forma de lavagem.
Os sacerdotes tinham que se lavar completamente em uma banheira chamada de "pia", antes que eles se aproximassem de Deus para o culto (Lv. 8:6; Ex. 40:32). Os israelitas tinham que se lavar para estarem limpos de certas impurezas (por exemplo, em Dt. 23:11), que eram representativas do pecado.
Um homem chamado Naamã era um gentio leproso que procurou a cura no Deus de Israel. Como tal, ele representa um homem atingido pelo pecado, efetivamente enfrentando a morte em vida por causa do pecado. A sua cura aconteceu pela imersão no rio Jordão. Inicialmente ele achou difícil aceitar este simples ato, pensando que Deus poderia requerer que ele fizesse algo mais dramático, ou mergulhar em um rio maior e famoso, como por exemplo o Abana. Semelhantemente, podemos achar difícil acreditar que um ato tão simples possa operar a nossa salvação . É mais atraente pensar que as nossas próprias obras e associação pública com uma igreja grande e bem conhecida (a exemplo do rio Abana) possam nos servir, em vez deste simples ato de associação com a verdadeira esperança de Israel. Depois de mergulhar no Jordão, "a sua carne (de Naamã) foi restaurada, e se tornou como a carne de um menino, e ficou purificado" (2 Reis 5:9-14).
Agora deve haver pouco espaço para dúvida de que "batismo" refere-se ao completo mergulhar em água, depois do primeiro entendimento da mensagem básica do Evangelho. A definição de batismo baseada na Bíblia não faz qualquer referência ao status da pessoa que realiza fisicamente o batismo. Sendo batismo uma imersão na água depois da crença no Evangelho, teoricamente é possível batizar a si mesmo. Entretanto, como o batismo só é batismo por causa das corretas doutrinas que alguém sustenta na hora da imersão, definitivamente é aconselhável ser batizado por outro crente nas verdadeiras doutrinas, o qual pode, antes de tudo, avaliar o grau de conhecimento de uma pessoa antes de imergi-la de fato.
Por isso existe uma tradição entre os cristadelfios de ter uma profunda discussão com qualquer candidato ao batismo antes da verdadeira imersão. Uma lista de perguntas, tal como aquelas encontradas ao fim de cada Estudo neste livro, poderia ser a base desta conversa . Os cristadelfios viajam milhares de quilômetros para ajudar apenas uma pessoa a ser batizada; tal é a maravilha de que uma pessoa chegue a ter a verdadeira esperança da vida eterna que, basicamente, nós não estamos preocupados com o número de convertidos. Qualidade em vez de quantidade é a nota chave da nossa abordagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,