O MÉTODO BÍBLICO DE BATALHA
ESPIRITUAL
Como deve-se
guerrear contra o inimigo? Qual são as armas
disponíveis?
As Escrituras nos dão o método de combate. Este método deve ser seguido
se quisermos ter realmente vitória contra as força demoníacas. A seguir
veremos as armas de ataque que estão à nossa disposição.
3.1 As
armas de ataque
3.1 .1 A
pregação do Evangelho
Eis uma
arma eficaz contra o inimigo: a pregação da verdade.
“Todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo. Como, porém,
invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de que nada ouviram?
E como ouviram, se não há que pregue? E como pregarão se não foram enviados?
Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas
nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na
nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de
Cristo.”( Rm 10:13-17).
Diante
desta maravilhosa declaração do apóstolo Paulo, pode-se chegar à conclusão que
a pregação do Evangelho é poderosa, por si só, para salvar o perdido. A fé vem
pela pregação da Palavra de Deus e não através de “oração de guerra”.
Champlin comenta
sobre este texto da seguinte forma:
“O propósito da pregação cristã é o de
despertar a fé nos homens, dirigindo-lhes a alma para o seu destino apropriado.
Paulo reitera aqui a mensagem constante nos versículos catorze e quinze,
mostrando que a pregação com que os missionários da cruz obtinham convertidos,
e que precisava ser ouvida para que pudesse haver fé, é a mensagem de Cristo.” 98
Em Jo 8:32, está
escrito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” É a verdade de
Deus, Cristo, que liberta. Não é ordenando a demônios que liberem as pessoas;
este poder quem tem é o evangelho, e é exatamente por isso que devemos
comunicá-lo.
Jesus não
comissionou seus discípulos a “amarrar” demônios nas regiões celestiais.
Jesus comissionou-os a pregar o Evangelho: “Ide por todo o mundo e pregai o
evangelho a todo a criatura.” (Mc 16:15); “Ide, portanto, fazei discípulos de
todas as nações...”(Mt 28:19).
O apóstolo Paulo,
quando se converteu foi logo pregar o evangelho na sinagoga (At 9:20); em suas
viagens missionárias pregava o evangelho (Rm 15:18-20); exortou ao seu filho na
fé, Timóteo, que pregasse a Palavra (2 Tm 4:2), e, no final de sua carreira,
quando estava preso, ainda pregava o evangelho (At 28:31).
Jesus Cristo e o
apóstolo Paulo, enfatizaram a pregação do evangelho como arma para converter os
incrédulos. Se amarrar e destituir principados e potestades antes de
anunciar a Cristo fosse tão importante, porque Jesus e Paulo não nos chama
atenção para um fator tão importante?
Sobre isto Ricardo
Gondin comenta:
“O triunfo dos
cristãos na batalha espiritual acontece muito mais como o resultado da
proclamação da verdade que confrontos de poderes. O poder por si só não pode
libertar os cativos. A verdade liberta (Jo 8:32).”99
O evangelho de
Cristo é, em si mesmo, poderoso para a salvação daqueles que crêem. É claro que
pode-se variar nos métodos de comunicação deste; no entanto, não se pode fiar
nestes métodos para a salvação do perdido.
3.1.2 Intercessão
A palavra
“intercessão” vem do latim “intercedere”, que significa: “ficar
entre”. No caso da oração é aplicada ao ato da petição, súplica a Deus
por algo ou alguém.
Paulo, em sua carta
a Timóteo, reconhece o valor da súplica em parceria da pregação do evangelho
para a salvação:
“Antes
de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões,
ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os
que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa,
com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso
Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno
conhecimento da verdade.”
É
necessário observar-se que a forma de oração que Paulo exorta para que se faça
é: súplica, intercessão e ação de graça. Quando olha-se para a oração que Paulo
exorta que se faça, pode-se denominá-la de “oração evangelística”. Esta é
a oração- constituída por súplicas, intercessões e ações de graça- feita por
todos homens, com o propósito de viver-se tranquilamente e salvar aqueles que
estão perdidos.
A intercessão é uma
arma para lutar contra o diabo pelas vidas que estão perdidas. Em Ef 6:8, o
apóstolo Paulo ainda fala sobre o valor da oração para:
“para
que me seja dada no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer
conhecido o mistério do evangelho.”
Quando se
observa os modelos de oração nas Escrituras, palavras do tipo: suplicar, rogar,
segundo a tua vontade, são comuns e significativamente repetitivas. Elas têm
grande significado para o cristão. Nelas, encontra-se intrínseca a confiança em
Deus para todas as ocasiões da vida, inclusive para o dever de evangelização.
O evangelismo deve
ser recheado pela oração, assim como fez Jesus (Mc 1:35) e os apóstolos (At
4:31); mas esta oração, para ser eficaz, deve ser feita a Deus, o Pai da luzes,
e não ao diabo.
3.2 As
armas de defesa
Quando o
cristão vale-se das armas de ataque, bíblicas, para saquear o território do
inimigo, é lógico que este irá reagir; e quando isto acontecer...o que fazer?
Ao descrever a
armas espirituais do crente, Paulo, em Efésios 6:13, diz o propósito: “...para
que possais resistir no dia mau.” Este vocábulo, “resistir”, é um verbo:
(Gr.)”)anqisthmi”. Ele exprime a idéia de opor-se, defender-se, fazer
face a, colocar-se contra, permanecer firme. A idéia que exprime este
vocábulo é a de não retroceder diante dos ataques do inimigo, para não lhe
conceder nenhuma vantagem ou vitória. Ele aparece, também, em
passagens como Tg 4:7 e I Pe 5:9.
A pergunta é: como
resistir, opor-se, fazer face ao diabo? Em Efésios 6: 14-17, Paulo passa
a dizer que o crente deve resistir ao diabo revestindo-se da armadura de Deus.
3.2.1 A
Armadura de Deus
Quando
Paulo cita a armadura, ele tinha em mente o soldado romano preparado para a
guerra. Ele usa esta figura para exemplificar a luta do crente e como,
este, pode vencer. A metáfora denota o revestimento do Senhor Jesus que o
crente deve Ter. Todas as partes da armadura são pertencentes ao caráter
de Cristo e são adquiridas pelo crente através do Espírito Santo.
Alguns vestem a
armadura como algo místico de eficácia instantânea, ao proferir algumas
orações. No entanto, não creio que seja isso que Paulo tinha em
mente. É certo que o apóstolo, quando advertia os crentes a vestirem a
armadura de Deus, estava pensando no revestir-se da natureza moral de Cristo; revestir-se
do próprio Cristo.
Portanto, essa é a
arma que Deus nos oferece para resistir no dia mau. A seguir, veremos as
armas de defesa que as Escrituras nos oferecem:
3.2.1.1
A Verdade
O cinto, ou
cinturão, era posto em torno da cintura, usado com a finalidade de apertar a
armadura em volta do corpo e sustentar a adaga e a espada.
Esta verdade
poderia, muito bem, significar a verdade moral, o oposto da mentira- o que
seria lógico, pois satanás é o pai da mentira. No entanto, é certo que o
significado desta verdade, exposta por Paulo, vai muito além do significado de
verdade ética. Considera-se que esta verdade é a verdade de Deus; ou
seja, a verdade cristã, o conjunto das doutrinas cristãs, que é o que sustenta
tudo o mais- segundo o mesmo uso da palavra denota em Ef 4: 15.
3.2.1.2
A justiça
A couraça era uma
peça da armadura romana que constituía-se em duas partes: a primeira, cobria a
região do tórax, e a outra parte cobria a região das costas. Esta peça,
tinha a finalidade de proteger as regiões vitais do corpo.
Paulo, ao usar esta
peça, como metáfora, para exemplificar a justiça, tinha em mente a
justificação. Em Rm 8, Paulo comenta que nada poderá condenar o crente,
pois é Deus quem o justifica. Isso quer dizer que (1) não podemos confiar
em nossa própria justiça, ou santidade, para vencer o inimigo, mas confiar na
justiça que vem de Deus, através do sacrifício de Jesus; por isso, é que nada,
nem anjos nem potestades, poderá nos separar do amor de Deus. (2) Quando
somos justificados, o Espírito Santo opera em nós a obra da santificação; uma
obra conjunta com o crente, no qual, este, assume, de forma gradual, o caráter
de Cristo, em particular, o caráter justo- Paulo aplica este termo, desta
forma, em Ef 4:24 e 5:9.
3.2.1.3
O Evangelho da paz
A sandália romana,
usada como figura pelo apóstolo Paulo, era feita de couro e possuía vários
cravos, formando uma camada espessa. Esta peça tinha a finalidade de
proteger os pés do soldado, onde quer que ele fosse.
Para esta peça, são
usadas algumas interpretações, como a que diz que Paulo está referindo-se ao
evangelismo. No entanto, é preferível a interpretação de que Paulo
refere-se à paz com Deus, consigo mesmo e com o próximo, que o Evangelho
proporciona. Esta paz é a tranqüilidade mental e emocional- oriunda da
consciência da plena aceitação da parte de Deus- que o crente tem por onde vai,
e em toda e qualquer situação.
3.2.1.4
A fé
O escudo, usado
como ilustração pelo apóstolo, era grande o bastante para proteger o corpo
inteiro do soldado. Ele era formado de duas partes de madeira, recobertas
de lona e, depois, de couro.
Aqui, o apóstolo
Paulo, refere-se a fé salvífica, de acordo com o contexto de Ef 1:15, 2:8;
3:12, que produz entrega total da alma do crente a Cristo. É a crença que
Cristo, como Senhor, domina, controla e dirige todos os aspectos da vida do
crente. Esta fé tem a eficácia de anular os dardos inflamados o maligno.
3.2.1.5
Salvação
O capacete, usado
por Paulo para exemplificar a salvação, era formado de couro grosso ou
metal. Era usado para proteger o soldado de golpes de espada, proferidos
em sua cabeça.
A salvação do
crente, recebida pela graça divina, mediante a fé, é o que o livra dos ataques
aterradores do diabo. Ela é uma proteção divina para o guerreiro que é
crente. Quando a pessoa é salva da morte e do pecado através de
Cristo, ela está escondida em Cristo e o diabo não a toca.
É interessante
notar-se, que todas as demais peças da armadura eram vestidas pelo guerreiro, mas
o escudo era recebido, o seu escudeiro colocava nele. Isso denota a
graciosidade da salvação. A salvação é pela graça, por isso, de graça.
3.2.1.6
A Palavra de Deus
Poder-se-ia pensar
que a espada é uma arma de ataque, e realmente o é; no entanto, ela, também,
pode ser usada como defesa, e o contexto do texto de Efésios, nos da o subsídio
necessário para pensar que aqui, ela é usada para defesa.
O que Paulo queria
dizer usando a espada como ilustração? Certamente ele estava falando da
atuação do Espírito na vida do crente, de tal forma, que torna a Palavra de
Deus uma força viva na vida diária, a torna eficaz em nós e torna
vigoroso o uso que fazemos dela.
Assim como a espada
é morta quando não manuseada, assim é a Palavra sem o atuar do Espírito na vida
de quem a lê. A Palavra de Deus respaldada pelo Espírito Santo, da vida é
mais cortante do que qualquer espada de dois gumes e é apta para discernir as
intenções do coração (Hb 4:12).
Alguns interpretam este texto como se dissesse
para usar a declaração de versículos contra o diabo. No entanto, o diabo
não corre da mera declaração de versículos, mas, sim, da eficácia que a
operação das Escrituras, através do Espírito Santo, obtém na vida do crente
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COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se
SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.
SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.
SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.
A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .
Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.
2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.
Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,