quarta-feira, 6 de maio de 2020

Pr Edenilson Rossi Pregação O NASCIMENTO DE JESUS


O NASCIMENTO DE JESUS
É um dos grandes acontecimentos da história da humanidade.
Nesse ato Jesus estava se revestindo da nossa humanidade e se submetendo as mesmas dores e limitações que nós.
No nascimento de Jesus Cristo, o Criador estava dividindo a história da humanidade.
As profecias sobre o nascimento do Filho de Deus;
O anúncio do nascimento de Jesus;
O chamado de Maria para ser mãe do Messias;
Como foi o nascimento de Jesus;
Quando Jesus nasceu;
As dificuldades de José e Maria antes e depois do nascimento do menino;
O propósito de Deus;
A eternidade de Jesus.

PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS
Isaías 7.14  “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.”
Cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus o profeta Isaías, profetizou a sua vinda,
O nascimento de Jesus têm como um de seus propósitos mais firmes promover a aproximação entre:
Deus e o Homem.
Ou seja, restaurar a comunhão perdida no Éden.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”
“Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.” (Isaías 9:6,7)

O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS
“No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.
O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “
Ao fazer o anúncio do nascimento de Jesus a primeira coisa que o anjo Gabriel destaca é: ser a mãe daquele menino era um grande privilégio.
Lucas, o médico escritor do Evangelho, após minuciosa investigação confirma que Maria era realmente virgem quando ouviu a mensagem (Lucas 1.1-3)

“Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem? “

Obviamente que esse anúncio, de como ocorreria o nascimento de Jesus deixou Maria bastante preocupada.
Virgem e prometida em casamento ela sabia que sofreria graves consequências caso seu noivo José não acreditasse
Gabriel deixa claro para Maria que o nascimento de Jesus era o cumprimento da promessa de Deus feita ao rei Davi, de que lhe daria um descendente eterno no trono (II Samuel 7.16).

O nome da criança deveria ser Jesus, que é a versão grega do nome Josué, que significa: O Senhor é Salvação. “
O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. (Lucas 1:26-35)

A DISPONIBILIDADE DE MARIA PARA SER MÃE DE JESUS
“Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.
Então o anjo a deixou.” (Lucas 1:38)
As palavras de Gabriel sobre o nascimento de Jesus tranquilizaram Maria. Ao perceber que era obra de Deus e que o próprio se responsabilizaria pelo desenrolar das coisas Maria confiou.
Que grande exemplo de fidelidade!
O Anjo Fala Com José Sobre O Nascimento de Jesus
“Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mateus 1:19-21)
O nascimento de Jesus provocou uma revolução na vida de Maria e também na vida de José, seu futuro marido.
Ele não pensou em difamá-la. Agredi-la. Pelo contrário, José deve ter sofrido bastante, ele amava Maria.
Para não envergonhá-la e colocar sua vida em perigo, pensou em deixá-la secretamente.

Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa.
Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus. (Mateus 1:24,25)

COMO FOI O NASCIMENTO DE JESUS?
O nascimento de Jesus era um projeto antigo de Deus (Apocalipse 13.8).
No Antigo Testamento são cerca de 300 profecias sobre a vinda de Jesus.
A probabilidade matemática do cumprimento de uma profecia na íntegra é muito pequena.
Nesse caso, tudo o que foi dito sobre o nascimento do Messias, vida, ministério, morte e ressurreição se cumpriram na íntegra.

ONDE JESUS NASCEU?
“Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê” (Lucas 2:4-6)

O recenseamento romano obrigou José e Maria a voltarem a Belém, cidade natal de José.
O alistamento possuía alguns objetivos:
Cadastramento dos nomes, ocupação, esposas, filhos, servos e propriedades
Cadastramento do valor de suas propriedades, dinheiro e outros recursos que pudessem servir para pagamentos de impostos e fornecimento de homens para o exército.
Esse deslocamento promoveu o cumprimento de mais uma profecia, dessa vez anunciada pelo profeta Miquéias, de que o Messias nasceria em Belém, cidade de Davi:

“Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos.” (Miquéias 5.2)

JESUS NA MANJEDOURA
“E ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2.7)
O nascimento de Jesus se deu de forma bastante humilde. Embora Rei e Senhor de todas as coisas, Deus Pai determinou que a grandeza do nascimento de seu Filho se daria na humildade.
O nascimento de Jesus revela o favor de Deus a humanidade. Ele veio revelar o verdadeiro caráter de Deus.

O TESTEMUNHO DOS PASTORES
“Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito. (Lucas 2:17-20)
Ao verem e ouvirem o testemunho dos pastores José e Maria tiveram ainda mais certeza de que o nascimento de Jesus era algo realmente especial. A atitude deles foi muito importante para fortalecer a fé do humilde casal.

O NASCIMENTO DE JESUS E O NATAL?
Não encontramos na Bíblia a informação exata sobre o dia do nascimento de Jesus.
No entanto, ela nos dá algumas informações que mostram que não foi no dia 25 de dezembro.

O ANO DO NASCIMENTO DE JESUS
Embora a Bíblia não deixe claro qual o dia em que Jesus nasceu, podemos saber aproximadamente o ano.
Jesus morreu durante a Páscoa judaica na primavera de 33 EC.Ele tinha cerca de 30 anos quando deu início ao seu ministério, que teve a duração de três anos e meio. Jesus nasceu por volta de 2a.c e nosso calendário 4 anos a menos

SALVAÇÃO
“Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” (João 3:14-18)

O NASCIMENTO DE JESUS SUPRE UMA NECESSIDADE DEFINITIVA.
Redenção e salvação eterna. De agora em diante quem receber Jesus como Senhor e salvador de sua vida estará salvo da condenação eterna.
Jesus diz a Nicodemos que sua vinda ao mundo não é sinônimo de condenação. Mas de salvação. Porque condenado o mundo já estava.

REVELAR O DEUS DE ISRAEL PARA O MUNDO
Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião. Ali, nos salgueiros penduramos as nossas harpas; ali os nossos captores pediam-nos canções, os nossos opressores exigiam canções alegres, dizendo: “Cantem para nós uma das canções de Sião! “Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira? (Salmos 137:1-4)
Isso ocorreu quando os israelitas foram levados cativos, como escravos para a Babilônia. A fama do Deus de Israel era muito grande. As histórias de como o povo havia sido liberto do poder do Egito estavam espalhadas entre as nações.

Agora seus opressores gostariam de ouvir desse povo, o testemunho do seu Deus. Eles não compreendiam como isso era algo positivo, algo bom. Não compartilharam com os babilônios o conhecimento de seu Deus por achar que eles não eram dignos.

O NASCIMENTO DE JESUS QUEBROU ESSA BARREIRA.
O Messias revelou Deus para todos os povos, línguas, tribos, nações, reinos. Jesus não faz distinção de cor, raça, língua, enfim. Jesus é Emanuel . Deus conosco. Com todos nós.

O VERBO SE FEZ CARNE
“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” (João 1:1-5)

O nascimento de Jesus por meio de Maria não é o início de sua existência.
João diz que Ele estava com Deus no princípio.
Que Ele fez todas as coisas.
Ou seja, antes de sua existência terrena, ele estava com Deus e como Deus, no princípio da criação.
Sendo responsável direto por tudo o que veio a existir.

O que ocorreu com o seu nascimento humano é a encarnação de Deus, do Verbo.
Da Palavra Criadora de Elohim.

Conclusão
Por fim, sabemos que o nascimento de Jesus é uma grande bênção para a humanidade.
Desde que ele veio a vida na Terra e os conceitos da humanidade mudaram drasticamente.

Os ensinamentos de Jesus mudou a maneira de pensar das pessoas.
Quer elas concordem ou não, eles trouxeram direção e uma forma clara de buscar a Deus por meio de uma adoração sincera, verdadeira.

Pr Edenilson Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,