Pregação, O Chamado de Deus


O Chamado de Deus        Jonas 1: 1-4;  
1 - E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. 4 Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. 1:15 E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.                                                                                                                                                                                       1:17 Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
Deus não  desistiu de  Jonas quando ele mandou ir para Nínive e ele foi pra Társis
Deus não  desistiu de  Jonas quando o barco estava afundando com a tempestade
Deus não  desistiu de  Jonas quando ele foi jogado no mar
Deus não  desistiu de  Jonas quando  ele foi engolido pelo grande peixe
Quando Deus  tem  um plano de salvação para alguém ele nunca desiste,                                                                                  pois além de salvação vai gerar frutos e grandes Benção
Mesmo Jonas desobedecendo Deus não o tinha abandonado esperava dele uma posição  
Jn 2:1 E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. 2 E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. 9 - Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.
1. O Chamado de Deus é insistente. De quem ele sabe que é capaz de realizar sua obra
Jn 3:1 Veio a Palavra do Senhor, segunda vez, a Jonas 2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.

Is. 55.8. “que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, nem os seus pensamentos os nossos pensamentos”.
Ele é insistente no seu chamado.
2. O Chamado de Deus é pessoal.

A  Bíblia nos ensina que Deus se relaciona diretamente e pessoalmente com os seus escolhidos. O Deus de Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Samuel, Davi, Paulo, Jonas.
As relações com Deus se dão de forma pessoal. Deus não nos vê como um número nas estatísticas celestiais. Embora Apocalipse descreva a multidão dos eleitos como de tal dimensão que não se podia enumerar. Cada um deles tem um nome, um rosto uma história da qual nenhum detalhe é esquecido por Deus.

Deus se lembra do dia, da hora, do minuto e dos segundos quando você nasceu.                                                                                          
Deus se lembra do momento em que você chorou ao nascer.                                                                                                                                   Deus se lembra do sorriso de sua mãe ao vê-lo.                                                                                                                                                        Deus se lembra do dia em que você deu os seus primeiros passos.                                                                                                               Deus se lembra de quando nasceu o seu primeiro dente.                                                                                                                           Deus se lembra do seu primeiro aniversário e de todos os demais.                                                                                                                 Deus se lembra de todas as vezes que você chorou.                                                                                                                                           Deus se lembra de todas as vezes que você se viu aflito.                                                                                                                                         Deus se lembra de quando você teve catapora.                                                                                                                                                       Deus se lembra de quando você se machucou jogando bola.                                                                                                                                Deus se lembra de quando você ganhou a sua primeira boneca e da sua alegria ao recebe-la.

Deus se lembra de todas essas coisas, não apenas porque Ele é um Deus onisciente, não apenas porque Ele é eterno,                                                                                                                                       Mas, porque para Ele você é especial.                                                                                                                                                             Porque Ele te ama, Porque Ele te escolheu,                                                                                                                                                   Porque cada detalhe da sua vida é importante para Ele.

É por essa razão que há um livro que é escrito para contar a história de um profeta, desobediente, insensível, egoísta no que diz respeito à salvação, mas, que é escolhido por Deus e o seu nome é registrado para memória permanente.

O Deus do universo, de todas as estrelas, de todos os anjos dos céus, da multidão incontável do Apocalipse, é o Deus de Jonas.

Ele chamou a Jonas e é Jonas que deve ir.  ELE Chamou você 
3. O Chamado de Deus é específico.
Não existe acaso no chamado de Deus. Ele é dotado de  alvo, e conteúdo.

a) Quanto ao seu alvo. Nínive.
Deus mandou Jonas ir para Nínive. O Alvo de Deus era Nínive. Jonas não tinha a opção de escolher nenhuma outra cidade da Assíria. Mesmo que  convertesse todas as cidades visitadas, ele não teria agradado a Deus.
b) Quanto ao seu conteúdo.
Deus queria Jonas em Nínive pregando o que Ele mandou.

Deus mandou Jonas pregar em Nínive uma mensagem específica                                                                                                                      Jonas tinha a obrigação de entregar a mensagem que recebeu de Deus.             

A grande tragédia da igreja, hoje, é que a mensagem que Deus entregou está distorcida.                                                                                    Hoje, pregamos uma mensagem em que se fala de bênção, mas não se fala de cruz.                                                                                                                                     Hoje, pregamos a mensagem da salvação, mas não se fala de arrependimento.     
                                                                                                 
Será que desta maneira estamos agradando a Deus?
Nós temos que pregar a mensagem que Deus nos confiou

Paulo nos ensina Gl 1:6-8 “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema”

O Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê?

Eu fico imaginando os pregadores de hoje no lugar de Jonas tendo que dizer para os ninivitas: ou vocês se arrependem ou Deus destrói esta cidade.

Os ninivitas eram arrogantes, presunçosos e confiantes da força do império assírio e da grandeza de sua cidade.

Se fosse hoje faríamos uma  campanha de quarenta dias você será abençoado.                                                                                           
Se você colocar uma brasa na fogueira das doze brasas você será curado.                                                                                                      Mas Nínive não precisava de bênção nem de cura, Nínive precisava de arrependimento. Nínive precisava varrer das suas ruas a violência, das suas vidas a iniquidade, da sua religião a idolatria, do seu coração o pecado.

Conclusão:
Eu gostaria de concluir com algumas afirmações e desafios para sua vida:
1. Deus não desistiu de você, o chamado que ele lhe fez permanece.                                                                                                                
Eu não sei quantas vezes ele lhe chamou. Se uma vez, duas vezes, três vezes ou cem vezes. Mas ele vai continuar insistindo com você.                                                                                                                                                                                                              E a ordem de Deus para você é: não fuja mais, obedeça hoje!

2. Deus não vai chamar outro para o lugar que é seu. Ele escolheu você.                                                                                                
Ele conhece os seus defeitos, suas fraquezas, suas deficiências.                                                                                          Quando ele lhe chamou ele já sabia de tudo isso e mesmo assim Ele decidiu lhe chamar.                                                                            O escolhido foi você. Ele acredita em você. Ele lhe criou, lhe sustentou e vai lhe capacitar.                                                                Creia, neste momento, Deus está pronunciando o seu nome e mais uma vez a palavra do Senhor vem a você como veio a Jonas.
 
3. O Chamado de Deus não é para qualquer lugar.                                                                                                                                            
Quando ele lhe chamou, lhe deu o endereço de onde você deve cumprir sua missão.                                                                                                   Não adianta tentar agradar a Deus fazendo o que Ele mandou no lugar aonde Ele não lhe mandou.                                                                                                                                                                                                         O seu chamado é transcultural, então vá. O seu chamado é para o sertão, então vá. O seu chamado é aqui, então fique.

O melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus.

O Chamado de Deus não é para qualquer coisa.                                                                                                                                             
Também, não adianta ir para onde Deus mandou, fazendo aquilo que Ele não mandou.                                                                                           À Igreja foi dada uma mensagem; substituí-la, altera-la, suprimi-la ou aumenta-la é ser desobediente a Deus e desonesto com os homens.

Não vá para onde você gosta, mas para onde Deus lhe mandou.
Não pregue o que lhe agrada ou agrada aos homens, mas o que Deus determinou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,