domingo, 24 de junho de 2012

Pregação, As dez pragas do Egito


AS DEZ PRAGAS DO EGITO
Mas quais foram as dez pragas?
Qual a ordem em que foram lançadas?
Porque foram lançadas e o que elas nos dizem hoje em dia?
Enfim, qual é a mensagem que ela nos passa para os dias de hoje?

Um pouco da História Antecedente
A quase 4.000 anos atrás, o Egito era a maior potência mundial.
Era também uma nação politeísta, e seu povo adorava inúmeros deuses,
representados por estátuas.
Os descendentes dos doze filhos de Jacó
Judá, Rubem, Gade,
Aser, Naftali, Manassés,
Simeão, Levi, Issacar, Zebulão,
José e Benjamim
Foram, junto com o pai, foram morar na terra do Egito chamada Gósen, cedida pelo Faraó por causa dos bons serviços que José (que havia sido vendido como escravo pelos seus irmãos aos egípcios, mas que por causa de seu dom [divino] de interpretar sonhos e de sua integridade, foi colocado como o segundo homem mais importante do Egito, abaixo apenas do Faraó).
Em Gósen os hebreus residiram em paz por 215 anos (de 1728 a 1513 AEC).
A princípio os hebreus não eram escravos.
Mas com o tempo, depois que José e todos os da sua geração estavam mortos, subiu um Faraó no trono do Egito que não conhecia José e, vendo que esses se multiplicavam muito no Egito, tratou de colocá-los sobre dura escravidão.
 Um dos seus decretos para lidar com os hebreus era o da morte dos primogênitos hebreus. O Faraó pretendia assim controlar o número dos escravos para não ser sobrepujado.
A esse decreto, sobreviveu um menino, Moisés (que significa Salvo da Água), adotado pela filha do Faraó. Moisés fez parte da casa real do Egito, onde se instruiu até ficar adulto.
Porém ele amava o povo escravizado e queria libertá-lo.
Matou um egípcio que estava golpeando um hebreu e por isso fugiu do Egito, indo para a terra de Midiã, onde ficou morando com Jetro, pai de sete filhas, uma das quais, Zípora se tornou sua esposa lhe dando dois filhos Gersom e Eliézer.
Depois de passar 40 anos em Midiã, Moisés entrou em contato com Deus, perto do monte Horebe, que lhe designou como seu mensageiro para que voltasse ao Egito a fim de libertar seu povo. Moisés voltou assim ao Egito para entrar em contato com o Faraó.
Foi nesse ponto que aconteceram as dez pragas.

O Fim dos Deuses Egípcios
Os milagres de Deus, perante o Faraó, começaram quando Ele transformou o bastão de Moisés em uma serpente.
Mas os feiticeiros egípcios também fizeram serpentes com suas mágicas, de modo que o Faraó não ouviu o pedido de Moisés pela libertação.
Ademais o Faraó endurecia a escravidão dos hebreus, a ponto desses colocarem a culpa em Moisés pela situação.
Foi depois da transformação dos bastões em serpentes que vieram as pragas.
O objetivo era fazer o povo hebreu sair do Egito para ir adorar seu Deus, Jeová, no deserto, e de lá rumarem para a terra prometida É interessante notar que os egípcios eram politeístas. Acreditavam em vários deuses.
O próprio Faraó se julgava um deus. Assim as dez pragas lançadas sobre o Egito acabaram sendo golpes nos deuses do Egito.

1 - Transformação da Água em Sangue:
Ao ferir as águas do Egito (inclusive as dos vasos), Deus destruiu o deus-Nilo Hapi.
Os egípcios acreditavam que o rio Nilo era um Deus e com essa praga foi decretado o seu fim. Na mesma praga houve a morte dos peixes do Nilo.
No Egito antigo, certas espécies de peixes eram adorados como deuses.
Seus adoradores os retiravam do rio e os mumificavam.
Houve uma grande sede entre os egípcios e eles foram cavar poços para poderem beber. Como os feiticeiros egípcios conseguiram fazer a mesma coisa, com suas artes ocultas e por isso o Faraó não libertou o povo hebreu.

2 - Râs:
Deus fez subir rãs do Nilo em uma tal quantidade que elas estavam em todos os lugares imagináveis, inclusive nos fornos que faziam pão.
Isso foi um golpe no "deus rã" Heqt. Os egípcios acreditavam que haviam "deuses-rãs" que teriam participado da criação do mundo e que agora eram os representantes da fertilidade. Essa praga inclusive destronou outros deuses egípcios da "fertilidade" como Osíris, Ptah, e Sebek.
Os feiticeiros egípcios fizeram a mesma coisa, não para resolver o problema, mas para fazer subir ainda mais rãs do Nilo.
O Faraó pediu para que Moisés retirasse aquela praga, sob a promessa de libertar o povo escravo.
Moisés orou a Deus pelo fim da praga, mas o Faraó não cumpriu o que prometeu, quando a praga acabou.

3 - Borrachudos:
A terceira praga foi o aparecimento, a partir do pó, de borrachudos que atingiram tanto as pessoas como os animais do Egito.
Dessa vez e a partir dessa praga, os feiticeiros egípcios não conseguiram fazer igual e admitiram que aquilo era o "dedo de Deus" para o Faraó.
Mas nem assim o Faraó se convenceu.
Foi um duro golpe em Geb, o Deus da terra, que não conseguiu impedir que o "seu" elemento fosse golpeado por outro Deus.

4 - Moscões:
Não havia acabado a praga dos borrachudos quando apareceram os moscões em enormes enxames.
A partir dessa praga, o povo hebreu foi separado do povo egípcio e não sofreu qualquer revés. Os moscões invadiram apenas as casas dos egípcios, mas nem chegavam perto das casas dos hebreus.
O Egito ficou literalmente arruinado por causa dessa praga e o Faraó disse que mandaria o povo hebreu embora caso essa praga fosse retirada.
Moisés pediu pelo fim da praga e quando ela acabou o Faraó, novamente não cumpriu o que prometeu.
Três deuses egípcios, entre outros menores, foram desmoralizados:
A deusa Buto, padroeira do Egito.
O deus Hórus, protetor do Egito.
A deusa-Céu Nut, que acreditavam proteger o ar egípcio.

5 - Peste no Gado:
As pragas eram anunciadas ao Faraó, desde a das rãs, com um dia de antecedência, quando Moisés e Arão, seu irmão, iam até o rei solicitar-lhe que libertasse o povo.
Desta vez, houve uma peste no inteiro gado egípcio, que morreu.
Mas nem uma única cabeça do gado hebreu foi atingida.
De nada adiantou as preces dos egípcios à deusa Nut, uma mulher com cabeça de vaca, que acreditavam ser também a protetora do gado egípcio.
O Egito já não possuía mais gado suficiente, mas nem assim o Faraó recuou. Endureceu seu coração é não dispensou o povo hebreu.

6 - Furúnculos:
Esta praga não foi anunciada ao Faraó com antecedência, mas aconteceu no mesmo instante em que estavam em reunião.
Moisés e Arão jogaram cinzas de um forno de calcinação para o ar e este se transformou em furúnculos, a partir daquele local para toda a terra do Egito, menos para a terra de Gósen, onde ficava o povo hebreu.
Os furúnculos atingiram todos os egípcios, desde o Faraó até o seu servo e também o que havia sobrado do seu gado, deixando-os com terríveis e ardentes bolhas pelo corpo.
Os feiticeiros egípcios foram atingidos de tal forma que não puderam ficar de pé diante de Moisés.
O deus Tot, da medicina, que acreditavam conhecer todas as fórmulas para curar doenças nada pode fazer.
E o deus Amon-Rá, que  acreditavam ser um "médico que acaba com todos os males dos egípcios também desapareceu durante essa praga.
Nem mesmo diante disso, o Faraó permitiu a saída do povo hebreu.

7 - Saraiva:
Moisés foi então ter com Faraó para dizer-lhe exatamente o que Deus lhe mandou: Que Ele já poderia ter golpeado Faraó de morte devido a sua obstinação.
E se ele, Faraó, não dispensasse o povo hebreu, no dia seguinte haveria uma saraiva tão forte sobre o Egito, como nunca houve antes.
Foi dado até um aviso para que as pessoas e animais fossem recolhidos, pois se ficassem para fora dos abrigos seriam mortos. Muitos do povo egípcio, inclusive alguns da corte do Faraó, já temia o Deus dos hebreus (o Deus verdadeiro) e deram consideração a essas palavras.
Mas aqueles que não ouviram, viram cair sobre si uma saraiva tão forte, acompanhada de trovões e fogo, que destruiu tudo o que estava no campo, inclusive quase toda a vegetação.
Os deuses Xu, Reshpu e Tefnut, que formava a trindade responsável pelo tempo no Egito não puderam impedir essa catástrofe, não importasse o quanto fossem venerados.
O Faraó chamou Moisés e suplicou-lhe que mandasse parar os trovões, sob promessa de liberar o povo hebreu.
Moisés disse que faria parar a saraiva, mas que já sabia que o Faraó e os seus servos não mostrariam temor ao verdadeiro Deus por causa disso.
E assim aconteceu. O Faraó, assim que viu que as chuvas tinham passado, endureceu seu coração e não permitiu a saída do povo hebreu.

8 - Gafanhotos:
Foi depois da saraiva que Deus disse a Moisés que deixou o coração do Faraó ficar endurecido, para que Ele colocar esses sinais no Egito, a fim de que todos saibam que Ele é o único Deus verdadeiro.
Quando Moisés foi de novo a Faraó dizer-lhe para soltar seu povo, acrescentou uma pergunta: "
Até quando se negará a se submeter-se a mim (a Deus)?"Disse-lhe Moisés também que no dia seguinte o Egito sofreria uma invasão de gafanhotos como nunca se havia visto antes.
Até os servos do Faraó ficaram temerosos e lhe perguntaram:
"
Por acaso não sabe ainda que o Egito já pereceu?".
O Faraó mandou chamar Moisés e Arão de volta e perguntou-lhe especificamente quem é que ia para o deserto. Moisés lhe respondeu que iriam todos eles, junto com tudo o que possuíam. O Faraó disse-lhe que estavam agindo com más intenções.
Ele não queria deixar que os pequeninos saíssem (queria manter para si uma reserva de escravos).
Com essa resposta ele expulsou Moisés de sua presença.
Então veio os gafanhotos e eles foram muito nocivos, comendo tudo o que a saraiva não destruiu.
Não sobrou nada verde no Egito e até a terra ficou escura por causa do t apete de gafanhotos que se formou. Não havia como impedir ou se livrar daquilo, de modo que Faraó chamou Moisés lhe prometendo mandar embora o seu povo, caso este o livrasse daquela praga. Deus então limpou o Egito, lançando os gafanhotos no mar Vermelho.
Porém o Faraó endureceu seu coração e não deixou o povo partir.
 O deus Min, retratado como o que segurava raios com as mãos, protetor da colheita do Egito foi assim tornado nulo.

9 - Escuridão:
Por três dias houve escuridão no Egito.
Todo egípcio não ousou nem se levantar do lugar onde estava, porque não  enxergava absolutamente nada a frente.
O Egito parou. Mas para o povo hebreu em Gósen havia luz. Depois disso Faraó chamou Moisés e lhe disse que poderiam ir até os pequeninos, mas que o gado hebreu ficaria detido. Moisés disse que levaria também o gado,  pois seria dele que se tomaria alguns para sacrifícios a Deus e que nenhum único casco do gado seria deixado no Egito.
O Faraó se obstinou e além de não deixar partir ninguém ainda disse a Moisés que se ele visse novamente a sua face, morreria.
A praga da escuridão simplesmente apagou as "luzes de Rá", o deus-sol. Também a deusa Sequet, "fornecedora de luz" não pode fazer nada por seus adoradores.
Tot, que já foi mencionado o deus da medicina, era também o deus-lua, que também não conseguiu vencer a escuridão imposta pelo Deus dos hebreus.

10 - Morte dos Primogênitos Egípcios:
Não aconteceu como Faraó havia dito (que o mataria) e Moisés uma vez mais esteve diante dele para solicitar-lhe saída dizendo que, caso contrário, morreria todo primogênito egípcio, desde o filho do Faraó e de seus servos até o primogênito dos animais que haviam sobrado das pragas anteriores.
O povo do Egito já estava mortificado de terror por causa do Deus dos hebreus, de forma que Faraó havia prometido deixar partir o povo.
Contudo, mais uma vez ele não acreditou que aquilo fosse acontecer e não deixou o povo partir. A meia noite, conforme havia dito Moisés, todos os primogênitos egípcios, desde o filho do Faraó até o cabritinho das manadas remanescentes estavam mortos.
Houve um grande clamor no Egito, porque não havia lar sem que houvesse uma pessoa morta.
O Deus Bes, protetor da casa real e a deusa Buto, defensora do Faraó nada puderam fazer contra essa praga. O próprio Faraó era considerado um Deus, descendente de o Deus sol,
assim a morte de seu filho equivalia a morte de um deus.
Faraó estava literalmente acabado. Mandou que o povo hebreu fosse embora e ainda pediu a bênção de Moisés.
O próprio povo egípcio forçou a saída dos hebreus lhe dando despojos.

Conclusão:
Com a abertura do Mar Vermelho, morre o último "deus" egípcio: o próprio Faraó, que não se sabe qual o seu nome, uma vez que não é mencionado na Bíblia .
Ele e todo o seu Exército foram destruídos na água. A ironia é que esse Faraó se orgulhava de viver segundo um antigo poema que costumava recitar:
"“
Lute a favor do seu nome (do dele mesmo)... Não existe túmulo para o rebelde contra a majestade dele, e seu cadáver é lançado na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,