sábado, 23 de junho de 2012

Como deve se portar um obreiro


Como deve se portar um obreiro     1tm 5:1-25
1 - Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos jovens, como a irmãos; 2 - às mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.3 - Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.4 - Mas, se alguma viúva tiver filhos ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.5 - Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus e persevera de noite e de dia em rogos e orações;6 - mas a que vive em deleites, vivendo, está morta.7 - Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis.8 - Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.9 - Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;10 - tendo testemunho de boas obras, se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda boa obra.11 - Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se;
12 - tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé.13 - E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.14 - Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa e não dêem ocasião ao adversário de maldizer.
15 - Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.16 - Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.17 - Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.18 - Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.19 - Não aceites acusação contra presbítero, senão com duas ou três testemunhas.20 - Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.21 - Conjuro-te, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que, sem prevenção, guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
22 - A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.23 - Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.24 - Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois.25 - Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são doutra maneira não podem ocultar-se.

INTRODUÇÃO
Esta lição tem o objetivo de apresentar algumas orientações de Paulo a Timóteo, no que tange ao bom andamento das atividades eclesiásticas. Paulo trata, em princípio, da forma como o pastor deve se relacionar com as diferentes classes de pessoas na igreja, traz maior relato bíblico acerca do cuidado para com as viúvas e apresenta algumas recomendações com respeito aos líderes. Vejamos:
I – NORMAS PARA O TRATO COM OS MEMBROS (VV. 1,2)
"Não repreendas asperamente..." (v. 1a). O verbo repreender, que pode significar um tratamento severo, é substituído pelo verbo admoestar. Este verbo, por sua vez, denota bondade e inclui as idéias de exortação e consolo. Fazendo uma relação com os laços familiares, Paulo procura despertar o líder para um relacionamento em amor com as pessoas em geral.
1. Os idosos devem ser aconselhados com toda a consideração – "como a pais" (v. 1a). A Bíblia nos orienta claramente quanto à honra que devemos aos nossos pais (Ex 20.12; Ef 6.2). O líder deve honrar de igual modo os anciãos que incorram em falha. A orientação apostólica não era para que Timóteo compactuasse com um possível erro de uma pessoa idosa, mas, que levasse em consideração a sua idade avançada, admoestasse-o com todo o carinho e consideração, como se ele (Timóteo) estivesse diante dos seus próprios pais.
2. Os jovens devem ser advertidos com cuidado – "como a irmãos" (v. 1b). Mesmo que o membro a ser advertido fosse um jovem, ainda assim, Timóteo, que também era jovem, deveria tratá-lo afetuosamente. A relação entre irmãos permite uma liberdade maior, uma confrontação mais direta e informal, mas nem por isso, desprovida de amor. O jovem, advertido conforme este princípio verá na pessoa do líder um alguém em quem possa confiar os segredos do seu coração. Sem que esta liberdade seja alcançada, dificilmente ele se abrirá com o seu pastor.
3. As mulheres jovens devem ser admoestadas respeitosamente – "como a irmãs" (v. 2). Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo obreiro, no que tange à santificação, é o necessário relacionamento com as mulheres. O servo de Deus que não consegue controlar sua atração pelo sexo oposto torna-se escravo dos impulsos sexuais. A admoestação devida a mulheres jovens deve ser levada a termo observando-se uma recomendação especial do apóstolo: Elas devem ser orientadas "em toda a pureza" (v. 2), como se o líder estivesse diante de sua própria irmã. Por ignorarem esse princípio bíblico, muitos se deixaram seduzir e terminaram abandonando a família e o ministério. O que é pior, é que outros, além da família e do ministério, abandonaram também a Cristo.
II – NORMAS COM RELAÇÃO ÀS VIÚVAS (VV. 13-16)
As viúvas da época dos apóstolos não recebiam proventos por parte dos governos, o que lhes reservava uma vida de miséria. A igreja, ao que parece, tinha uma lista oficial de viúvas assistidas (v. 09). Paulo traz algumas recomendações, na tentativa de aperfeiçoar essa assistência. Vejamos:
1. O crente tem obrigação individual para com um parente necessitado – "se alguém não tem cuidado dos seus... negou a fé e é pior do que o infiel" (v. 8). Até mesmo entre os pagãos, valorizava-se o cuidado para com os familiares carentes. Não se poderia esperar um comportamento diferente daqueles que se diziam seguidores de Cristo. Hoje, os crentes que insistem em abandonar os seus em um estado de penúria estão se comportando pior do que os incrédulos, uma vez que apresentam um padrão sócio-afetivo bem abaixo do demonstrado por eles. O ensino bíblico é para que quem tem viúvas, "socorra-as, e não sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas" (v. 16).
2. A igreja deve socorrer viúvas que tenham bom testemunho – "... tendo testemunho de boas obras..." (v. 10a). Em virtude da grande demanda, nem todas as viúvas poderiam ser assistidas pela igreja. O texto faz uma alusão indireta sobre o fato de que a responsabilidade da igreja era, em princípio, para com os domésticos da fé. E, mesmo as viúvas que professavam a fé, só deveriam ser assistidas se fossem fiéis ao Evangelho (v. 7). A Bíblia apresenta o exemplo da viúva Ana, que "não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia" (Lc 2.37b). A igreja deveria concentrar sua assistência às viúvas que, como Ana, primavam pelo bom testemunho pessoal.
3. A igreja deve ter critérios na seleção das viúvas – "Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas" (v. 3). Paulo apresenta alguns critérios na escolha das viúvas a serem auxiliadas: deveriam ser perseverantes em oração (v. 5), irrepreensíveis (v. 7), ter no mínimo sessenta anos, ter sido esposa de um só marido (v. 9) e ter praticado boas obras (v. 10). Não significa que a igreja hoje deva seguir literalmente a todas essas recomendações. Elas devem ser entendidas à luz do contexto cultural da época. Todavia, o ensino relevante de Paulo é que a obra assistencial deve ser feita com critério, a fim de que os recursos limitados da igreja sejam utilizados onde são realmente necessários.
III – NORMAS COM RESPEITO AOS LÍDERES (VV. 17-22)
Nestes versículos, Paulo descreve que, assim como o pastor tem obrigações para com a sua igreja, esta tem obrigações para com o seu pastor. A igreja deve honrar aqueles que desempenham com zelo a sua missão, enquanto o pastor deve procurar ser digno desta honra. Vejamos:
1. Devem ser mantidos pela igreja – "Digno é o obreiro do seu salário" (v. 18b). Os obreiros que desempenham bem seus ministérios devem ser honrados pela igreja, principalmente os que se dedicam ao evangelismo e ao ensino (v. 17). A palavra ‘honra’ significa respeito e deferência, mas, à luz do versículo dezoito, ‘honra’ é melhor entendido como auxílio financeiro. Se o obreiro vive em prol do Reino de Deus, é mais do que justo que ele seja recompensado financeiramente (1Co 9.13,14). Paulo não está inaugurando uma nova doutrina, mas reivindica um ensinamento já exposto nas Escrituras (Dt 25.4; Mt 10.10).
2. Devem ser tratados com cuidado quando sofrerem acusações (v. 19). Para que os obreiros não estivessem à mercê de acusações injustas, que tinham como objetivo desestruturar o corpo de Cristo, Paulo traz à memória um princípio jurídico hebreu, segundo o qual, somente com um mínimo de duas testemunhas uma acusação poderia ser levada em consideração (Dt 19.15). Cristo parece ter ratificado esse procedimento (Mt 18.16). Por outro lado, se o pecado ficasse evidente, o obreiro não deveria ser poupado em virtude da posição que ocupava, mas, ser repreendido publicamente para que o temor recaísse sobre todos (v. 20).
3. Devem ser exemplos de conduta – "... nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro" (v. 22b). A rigor, o ministro do Evangelho é um representante de Deus aqui na terra. Todo o seu comportamento, gestos e atitudes devem refletir a imagem de Cristo. É para o líder que todos os olhares se convergem na busca por um modelo de santidade. Portanto, ainda que a corrupção esteja tão em evidência, que ser honesto esteja tão fora de moda e que ser exemplo demande tanto sacrifício, que o líder possa dizer como Paulo: "Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo" (1Co 11.1).
CONCLUSÃO
Paulo, ao escrever essas linhas, tinha em mente o perfeito equilíbrio da administração eclesiástica. Ele mostra que a observação dessas normas, e mesmo a observação das mínimas coisas, como por exemplo, o devido cuidado para com uma enfermidade estomacal (v. 20), pode contribuir para o bem estar da obra de Deus. Por esta razão, o apóstolo faz um apelo veemente a Timóteo: "Conjuro-te, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que, sem prevenção, guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade" (v. 21).
Para reflexão:
• Como vai o seu relacionamento com os irmãos em Cristo?
• Como vai o seu relacionamento com a sua família?
• Como vai o seu relacionamento com a liderança da igreja?
Questionário para avaliação e debate:
1. O que significa repreender asperamente?
2. Quais as características da verdadeira viúva?
3. Como podemos honrar os obreiros de Deus? (Veja tópico III da lição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,