terça-feira, 26 de junho de 2012

Pregação, Luz nos momentos de escuridão


Luz nos momentos de escuridão
Salmos 18:4-6 Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. 5 - Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam. 6 - Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
Salmos 18:16-18 Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas. 17 - Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu.18 - Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o SENHOR foi o meu amparo.
Todos passamos por noites escuras, porém o Senhor não nos deixa na escuridão, iluminando-nos em nossos piores momentos.

Este salmo por Davi depois de uma grande vitória sobre seus inimigos liderados por Saul.
Saul o perseguiu tanto que Davi teve que se refugiar dentro de uma caverna escura.
 Lá dentro daquela caverna, no meio da escuridão ele aprendeu sobre a ação do Senhor na noite escura.
Ali no escuro ele aprendeu sobre a luz do Senhor. Ali ele aprende tudo sobre o Senhor. Ali ele forma através de sua experiência o cuidado de Deus e forma também sua confissão de fé para toda a sua vida.
Aquele que antes fora celebrado como o grande campeão, agora está fazendo um estágio no abandono de um abrigo, de um refúgio escuro.
Mas ali na escuridão ele não permite que sua vida fosse apagada pela falta de luz, pois ele sabia que ainda que a escuridão o rodeasse, a verdadeira luz estava ali com ele.
Ele aprendeu que ainda que a escuridão o cercasse, não havia razões para o desespero.
Existem alguns momentos em que nos sentimos sem luz, como que abandonados numa caverna qualquer da vida.
Estes momentos são descritos como:
1.A NOITE ESCURA DA ALMA – “laços de morte me cercaram...” (V.4)
Acontece quando os temores nos assaltam, quando perdemos a substância da confiança, a auto-estima, as forças interiores que nos faz vencer.
Quando algumas coisas começam a não fazer mais sentido.
Quando procuramos pela esperança, mas ela já foi embora.
Quando procuramos pela fé, mas ela está fraca.
Quando procuramos pelo entusiasmo, mas ele já nos abandonou.
É a escuridão da alma. É a alma da gente dominada pelo terror, pelo pavor, pela a angústia existencial, pelos medos que nos assombram, pelos imprevistos que nos batem à porta.
Mas na noite escura da alma brilha a luz do Senhor, ele “derrama luz nas nossas trevas”.
2. A NOITE ESCURA DAS CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS “ cadeias infernais me cingiram...tramas de morte me surpreenderam” (v.5)
É quando tudo está bem, de repente as coisas mudam, algo ruim acontece, quando não vemos uma luz no fim do túnel dos acontecimentos.
É quando parece que já não temos mais onde recorrer, não temos mais a situação sob nosso controle.
Mas na escuridão de nossas circunstâncias mais adversas: “ele faz resplandecer a nossa lâmpada”
3. A NOITE ESCURA DAS EMOÇÕES FRAGILIZADAS. “na minha angustia....” (v.6)
É quando nos sentimos abandonados na vida. quando as forças mais confiáveis de nosso ser nos abandonam.
 É quando não temos mais a confiança de que vamos sobreviver á crise, não temos mais certeza onde o caminho vai dar.
Não temos mais certeza se nosso barco vai chegar algum dia á terra firme.
4. A NOITE ESCURA DA PERDA DO CONTROLE. “Tirou-me das muitas águas” (v. 16b)
É quando nos vemos no meio da mais tenebrosa tempestade. Parece que estamos em alto mar. Como nosso barco afundando.
Os discípulos passaram por isso (Mc 6.45-50).
Eles estavam sozinhos no barco. Eles haviam perdido o controle. Parecia que ninguém estava vendo a luta deles.
Mas não, alguém estava acordado, alguém estava vigiando. Alguém andou para dentro da tempestade, chegou perto do barco e disse: “eu estou aqui”. Ele- Jesus – estava no escuro – no escuro da experiência deles.
Na escuridão do mar. No pavor do momento. No terror – quando só se via a tragédia – Jesus falou uma palavra. Jesus derramou luz naquela escuridão toda. O Senhor não nos desampara (vs.16,17)
5- A NOITE ESCURA DAS IMPOSSIBILIDADES. "assaltaram-me no dia na minha calamidade...(V.18)
Sempre tem o dia da calamidade. Temos o dia do nada, que a noite chega antes, que a dor acontece, que a graça parece que não dá as caras. É o dia do abandono. É o dia que se faz escuro.

A noite escura é uma realidade na vida. Não há como não enfrentar a dor. Não como ver a luz sempre. Nem sempre há consolo. Nem sempre nossas lágrimas são enxugadas. Nem sempre as coisas são como deveriam ser. Uma coisa é certa; a luz muitas vezes é simplesmente a graça especial, especialmente preparada para cada momento de nossa vida. Mesmo na mais densa escuridão. Por isso, sempre temos a possibilidade de nos levantarmos e seguir em frente, sem parar – sem desanimar. Jesus no alto daquela cruz de dor nos abriu o céu e nos garantiu um lugar espaçoso (v.19). Ele é nossa garantia que a noite não durará para sempre. A noite de choro passará e o dia da alegria vai finalmente se fazer realidade em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,