Mórmon
Que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos. Venho
escrever esta apostila com o intuito de esclarecer pontos cruciais no
Evangelho, que foram distorcidos, causando confusão nas mentes de muitas
pessoas (II Pedro 3:15-17), pois pecam por falta de conhecimento na Palavra de
Deus (Mateus 22:29). Quero enfatizar que minha luta não é contra nenhum homem,
mas sim, contra as potestades, principados e as hostes espirituais da maldade
que blasfemam o Evangelho de Deus (Efésios 6:11-12), confundindo pessoas com
espíritos enganadores (I João 4:1-6) e não revelando a verdade como O Espirito
Santo de Deus revela.
É muito delicado testificar a veracidade de uma visão ou mesmo de uma revelação que uma outra pessoa diz ter tido (Colossenses 2:4-9,18). Para isso, devemos estar completamente fundamentados na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Desta forma, estaremos agindo como adultos e não como crianças que por sua inocência e curiosidade estão sujeitas a ser enganadas por qualquer coisa (I Coríntios 13:11; 14:20). Sei que muitas pessoas hoje em dia tem diversas opiniões a respeito da autenticidade da Bíblia, uns dizem que ela foi escrita pela interpretação do homem e não pela inspiração de Deus, resultando a falsa idéia que a Bíblia não é digna de confiança, outros dizem que a Bíblia é incompleta, pois a igreja Católica retirou partes essenciais para a compreensão dos ensinamentos de Deus, e, se não bastasse, outros anunciam que a Bíblia contém erros, pois através da tradução para outros idiomas foram perdidos significados reais de muitas palavras que não acompanham os dialetos originais; se alguém não acredita que um livro tão antigo, lido por tantas pessoas e redigido em tantas línguas não possui tradução confiável, eu os aconselho aprender o idioma grego, para a leitura do Novo Testamento, e o hebraico para a leitura do Velho Testamento, porém isto de nada servirá se aquele que estiver aprendendo sobre a Palavra de Deus não tiver o discernimento pelo Espirito Santo.
Vocês repararam quantos obstáculos que Satanás cultiva na mente de milhões de pessoas? Tudo isso para um único propósito, afastar essas pessoas da Salvação. Mas ele não faz seu trabalho incompleto, ele também cria alternativas enganosas para substituir a Bíblia, ou mesmo deixá-la em segundo plano, levantando para isso falsos profetas, bispos corruptos e todo tipo de pessoas com o coração e a mente voltadas aos prazeres do mundo, e essas utilizam de toda a astúcia e intimidação para colocar sua concupiscência à frente do Evangelho de Deus, e afirmar com toda a autoridade que suas atitudes são divinamente inspiradas (II João 9-11; II Pedro 2:1-22). Um exemplo de insanas palavras foi proferida pela boca de um dos primeiros apóstolos Mórmom, Orson Hyde: “As palavras contidas na Bíblia são apenas uma história do que aconteceu; ela nunca foi dada para guiar o servo de Deus no caminho em que ele deve prosseguir. A Bíblia não é suficiente como guia; é só a história de um povo que viveu há 1800 anos” (Journal of Discourses, volume 2, página 75). Pelo pequeno discurso do Sr. Orson Hyde, testificamos que ele exerce uma função especial, não a favor de Deus, mas sim a favor do príncipe da mentira, pois vemos claramente em sua pregação para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que a Bíblia Sagrada e retratada apenas como um simples livro de história, descartando completamente a hipótese das escrituras contidas na Bíblia terem sido inspiradas por Deus. Mas ao examinar as escrituras mórmons podemos ver que muitas coisas se contradizem com seus próprios livros, no capítulo 8 de Regras de Fé, livro no qual Joseph Smith escreveu com a intenção de esclarecer resumidamente a crença Mórmon para o editor do jornal Chicago Democrat, John Wentworth, diz: “Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também cremos ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus” ( Regras de Fé, capítulo 8). Por essa declaração a Biblia é retratada de forma diferente, desta vez ela passa ser a palavra de Deus desde que esteja traduzida corretamente. Pelos relatos que serão mostrados neste livro, provavelmente teremos a mesma conclusão, isto é, os dirigentes mórmons estão muitas vezes em discordância, pois simplesmente seus ensinamentos permitem deliberadamente, novas revelações de seus lideres como sendo dignas de formar um novo Evangelho ou complementos. Não tenho nada contra os mórmons, mas em um momento de minha vida eu orei com a minha alma e meu espirito sedentos por uma resposta Do Senhor, com a intenção de que Ele me revelasse se as doutrinas pregadas pela a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias eram corretas, e Ele o fez, o Espirito Santo tocou em meu coração alertando-me que seus ensinamentos eram uma abominação. Conversando com um mórmom sei que essa minha explicação não é suficiente, sendo assim resolvi ler e estudar suas doutrinas.
Os textos a seguir refutam os pontos relatados nos livros de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor, e a história da vida de Joseph Smith e seu legado para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Quero ressaltar que os textos retirados desses livros estão exatamente iguais aos originais, pois eu juntamente com minha esposa estudamos com afinco tais livros.
Capitulo 1: A História de Joseph Smith
JOSEPH SMITH E SUA FAMÍLIA
Começarei pelo ponto inicial, a história da vida do intitulado profeta Joseph Smith, que nasceu em 23 de dezembro de 1805, na cidade de Sharon, condado de Windsor, estado de Vermont. Sua família era formada por onze pessoas, entre essas, seu pai, Joseph Smith; sua mãe, Lucy Smith; seus irmãos, Alvin (que faleceu em 19 de novembro de 1823, aos 25 anos de idade), Hyrum, Samuel Harrison, William, Don Carlos; e suas irmãs, Sophronia, Catherine e Lucy. Após a mudança de sua família para Manchester, Nova Iorque, Joseph Smith comenta que no local de sua nova moradia estava havendo conflitos religiosos, causados pela Igreja Metodistas e se generalizando a outras igrejas, como a Igreja Presbiteriana e a Igreja Batista. Joseph Smith retrata essas igrejas como seitas, deixando bem claro seu desprezo e rancor por elas. Nessa época, o jovem Smith estava com quatorze anos de idade e parte de sua família havia se integrado no quadro de membros da Igreja Presbiteriana. Confuso, Joseph Smith indaga-se qual igreja seria a certa, então determina-se a pedir a Deus sabedoria, segundo lido anteriormente por ele na Epístola de Tiago (Tiago 1:5).
A VISÃO DE JOSEPH SMITH
Em uma manhã de um belo e claro dia, no inicio da primavera de 1820, o jovem Smith resolve se retirar para um bosque a fim de fazer a sua primeira tentativa de orar em voz alta. Então ele escolheu um lugar isolado e se ajoelhou ”...e comecei a oferecer a Deus os desejos de meu coração. Apenas iniciara, imediatamente se apoderou de mim uma força que me dominou por completo; e tão assombrosa foi sua influência que se me travou a língua, de modo que eu não podia falar. Uma densa escuridão formou-se ao meu redor e apareceu-me, por um momento, que eu estava condenado a uma destruição súbita.
Mas usando todas as forças para clamar a Deus que me livrasse do poder desse inimigo que me subjugara, no momento exato em que estava prestes a sucumbir ao desespero e abandonar-me à destruição – não a uma ruína imaginária, mas ao poder de algum ser real do mundo invisível, que possuía uma força tão assombrosa como eu jamais sentira em qualquer ser – exatamente nesse momento de grande alarme, vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante do que o sol, que descia gradualmente sobre mim.
Assim que apareceu, senti-me livre do inimigo que me sujeitava. Quando a luz posou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e gloria desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!” (Joseph Smith - História 1:15-17). Essa passagem da história de Joseph Smith, contada por ele próprio, descreve sua visão de Deus e de Jesus Cristo onde posteriormente ele pergunta para Ambos qual seria a seita certa a seguir (retratando novamente como seitas as Igrejas Metodistas, Presbiterianas e Batistas), e a resposta logo lhe foi dada”...Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas; e o Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos; que eles se aproximavam de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim; ensinam como doutrina os mandamentos dos homens tendo aparência de religiosidade, mas negam o seu poder” (Joseph Smith - História 1:19). Após isso, Joseph Smith menciona ter voltado a si, e encontrando-se deitado de costas, olhando para o céu. Permaneceu nessa posição até o anoitecer e, após ter recuperado suas forças, foi para casa, onde contou a mãe que a Igreja Presbiteriana era errada, igreja a qual a mãe freqüentava. Alguns dias após a essa visão, Smith declara ter sido ofendido e menosprezado por um pregador metodista que não aceitou sua visão. O jovem Smith então compara este momento de sua vida com uma passagem da vida do Apóstolo Paulo, quando ele apresenta sua defesa perante o Rei Agripa, filho de Herodes (Atos 25:13 – 26:32). Mas a comparação de Joseph Smith não foi muito bem sucedida, porque na história de Paulo, logo após Festo acusá-lo de delírio (Atos 26:24), o Apóstolo dirige a palavra a ele dizendo que não crê que as coisas que falara anteriormente eram ocultas, que não haviam sido feitas em qualquer canto (Atos 26:25-26). Estava evidente que o que Paulo anunciara era de conhecimento de muitos, inclusive do Rei Agripa. Como a visão mencionada pelo jovem Joseph Smith, onde é afirmada que todas as outras igrejas eram erradas, poderia ser comparada a esse momento da vida do Apóstolo Paulo? Se as Igrejas Metodista, Presbiteriana e Batista foram comparadas por Smith à seita dos Fariseus (Atos 26:5), e a mudança de Paulo se deu com a aparição de Cristo, durante sua vida na Terra, cabe ressaltar que os Fariseus não acreditam em Cristo, o que não acontece com as Igrejas Metodista, Presbiteriana e Batista, que crêem, e esta é a diferença. Sabemos que todo aquele que crê e aceita Jesus Cristo como Salvador, e se arrepende de seus pecados, será salvo. Por isso, houve mudança na vida de Paulo, mas se as Igrejas Metodista, Presbiteriana e Batista pregam Cristo, conforme o evangelho, onde está a mudança?
No período de tempo entre a ocasião de sua visão e o ano de 1823, Smith alega caído em diversos tipos de tentações devido a sua juventude e ingenuidade.
A VISITA DE UM ANJO CHAMADO MORÔNI
No dia vinte e um de setembro de1823, Smith alega ter recebido a visita de um anjo em seu quarto, seu nome era Morôni, e esse havia lhe trazido uma mensagem de Deus. “Chamou-me pelo nome e disse-me que era um mensageiro enviado a mim da presença de Deus e que seu nome era Morôni; que Deus tinha uma obra a ser executada por mim; e que meu nome seria considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas, ou que entre todos os povos se falará bem e mal de meu nome.
Disse-me que havia um livro escondido, escrito em placas de ouro, que continha um relato dos antigos habitantes deste continente, assim como de sua origem e procedência. Disse também que o livro continha a plenitude do evangelho eterno, tal como fora entregue pelo Salvador aos antigos habitantes.
Disse também que havia duas pedras em aros de prata – e essas pedras, presas a um peitoral, constituíam o que é chamado Urim e Tumim – depositadas com as placas; e que a posse e o uso dessas pedras era o que constituía os videntes nos tempos antigos; e que Deus as tinha preparado para serem usadas na tradução do livro.” (Joseph Smith - História 1:33-35)
Na Epístola do Apóstolo Paulo aos Gálatas, Paulo fala aos irmãos das igrejas da Galácia que se algum homem, ou mesmo um anjo do céu anunciar outro evangelho além do que recebestes, considere-se anátema (Gálatas 1:6-9). Meus caros, a Palavra de Deus é clara, está evidente que o Apóstolo Paulo diz que mesmo se vier um anjo do céu anunciar outro evangelho além do que possuímos isto deve ser considerado maldito. Convém lembrar a todos que Satanás pode se transformar em anjo de luz e seus subordinados em ministros da justiça (II Coríntios 11:13-15). Se compararmos o estilo da construção do texto bíblico e dos textos encontrados no Livro de Mórmon, perceberemos que ambos são separados por livros, capítulos e versículos, compostos de - certamente no caso da Bíblia - testemunhos dados por homens e mulheres que foram fiéis a Deus. Agora, se a Bíblia é o Evangelho, isto é, testemunho de Jesus Cristo, o Livro de Mórmon, auto-intitulado O Outro Testemunho de Jesus Cristo, só pode ser entendido como outro evangelho, afinal ele é considerado a plenitude do Evangelho pelo mormonismo, e, desta maneira, o texto e Gálatas não poderia se encaixar mais perfeitamente. Deus sempre usou seus servos para alertarem sobre as ciladas que Satanás propõe, tão astutamente. Portanto como Joseph Smith pode alegar que as placas anunciadas pelo anjo Morôni eram realmente o complemento que faltava para a Bíblia? Por que isso não é revelado em nenhum momento na Bíblia? Se Deus revelou tantas maravilhas, por que esconderia algo tão importante de seus filhos? Ele tem o tempo certo para todas as coisas, mas durante todo o Velho Testamento são anunciados sinais e dadas informações sobre a vinda do Salvador.
Os mórmons costumam tentar provar sua veracidade com pelo menos duas passagens da Bíblia (retiradas de Holy Bible – LDS edition, Topical Guide, Book of Mormon, p.39), a primeira, João 10:16, “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” Sabemos que não devemos “pescar” versículos isolados na Bíblia, e se lermos toda a passagem saberemos que o outro aprisco que Jesus se refere são os gentios como um todo, que se unirão ao povo judeu, todos seguindo Jesus. A segunda, que tenta provar a existência do livro de Mórmon, está em Isaías 29:4, “Então serás abatida, falarás de debaixo da terra, e a tua fala desde o pó sairá fraca, e será a tua voz com a dum feiticeiro (em algumas traduções, fantasma), e a tua fala assobiará desde o pó.” Novamente, lendo toda a passagem, saberemos que quem será abatida e Ariel (Jerusalém) por causa de sua iniqüidade, e os inimigos se levantarão contra ela e pelejarão contra ela (Isaías 29). A história toda narra a profecia de livramento de Judá.
É muito delicado testificar a veracidade de uma visão ou mesmo de uma revelação que uma outra pessoa diz ter tido (Colossenses 2:4-9,18). Para isso, devemos estar completamente fundamentados na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Desta forma, estaremos agindo como adultos e não como crianças que por sua inocência e curiosidade estão sujeitas a ser enganadas por qualquer coisa (I Coríntios 13:11; 14:20). Sei que muitas pessoas hoje em dia tem diversas opiniões a respeito da autenticidade da Bíblia, uns dizem que ela foi escrita pela interpretação do homem e não pela inspiração de Deus, resultando a falsa idéia que a Bíblia não é digna de confiança, outros dizem que a Bíblia é incompleta, pois a igreja Católica retirou partes essenciais para a compreensão dos ensinamentos de Deus, e, se não bastasse, outros anunciam que a Bíblia contém erros, pois através da tradução para outros idiomas foram perdidos significados reais de muitas palavras que não acompanham os dialetos originais; se alguém não acredita que um livro tão antigo, lido por tantas pessoas e redigido em tantas línguas não possui tradução confiável, eu os aconselho aprender o idioma grego, para a leitura do Novo Testamento, e o hebraico para a leitura do Velho Testamento, porém isto de nada servirá se aquele que estiver aprendendo sobre a Palavra de Deus não tiver o discernimento pelo Espirito Santo.
Vocês repararam quantos obstáculos que Satanás cultiva na mente de milhões de pessoas? Tudo isso para um único propósito, afastar essas pessoas da Salvação. Mas ele não faz seu trabalho incompleto, ele também cria alternativas enganosas para substituir a Bíblia, ou mesmo deixá-la em segundo plano, levantando para isso falsos profetas, bispos corruptos e todo tipo de pessoas com o coração e a mente voltadas aos prazeres do mundo, e essas utilizam de toda a astúcia e intimidação para colocar sua concupiscência à frente do Evangelho de Deus, e afirmar com toda a autoridade que suas atitudes são divinamente inspiradas (II João 9-11; II Pedro 2:1-22). Um exemplo de insanas palavras foi proferida pela boca de um dos primeiros apóstolos Mórmom, Orson Hyde: “As palavras contidas na Bíblia são apenas uma história do que aconteceu; ela nunca foi dada para guiar o servo de Deus no caminho em que ele deve prosseguir. A Bíblia não é suficiente como guia; é só a história de um povo que viveu há 1800 anos” (Journal of Discourses, volume 2, página 75). Pelo pequeno discurso do Sr. Orson Hyde, testificamos que ele exerce uma função especial, não a favor de Deus, mas sim a favor do príncipe da mentira, pois vemos claramente em sua pregação para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que a Bíblia Sagrada e retratada apenas como um simples livro de história, descartando completamente a hipótese das escrituras contidas na Bíblia terem sido inspiradas por Deus. Mas ao examinar as escrituras mórmons podemos ver que muitas coisas se contradizem com seus próprios livros, no capítulo 8 de Regras de Fé, livro no qual Joseph Smith escreveu com a intenção de esclarecer resumidamente a crença Mórmon para o editor do jornal Chicago Democrat, John Wentworth, diz: “Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também cremos ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus” ( Regras de Fé, capítulo 8). Por essa declaração a Biblia é retratada de forma diferente, desta vez ela passa ser a palavra de Deus desde que esteja traduzida corretamente. Pelos relatos que serão mostrados neste livro, provavelmente teremos a mesma conclusão, isto é, os dirigentes mórmons estão muitas vezes em discordância, pois simplesmente seus ensinamentos permitem deliberadamente, novas revelações de seus lideres como sendo dignas de formar um novo Evangelho ou complementos. Não tenho nada contra os mórmons, mas em um momento de minha vida eu orei com a minha alma e meu espirito sedentos por uma resposta Do Senhor, com a intenção de que Ele me revelasse se as doutrinas pregadas pela a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias eram corretas, e Ele o fez, o Espirito Santo tocou em meu coração alertando-me que seus ensinamentos eram uma abominação. Conversando com um mórmom sei que essa minha explicação não é suficiente, sendo assim resolvi ler e estudar suas doutrinas.
Os textos a seguir refutam os pontos relatados nos livros de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor, e a história da vida de Joseph Smith e seu legado para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Quero ressaltar que os textos retirados desses livros estão exatamente iguais aos originais, pois eu juntamente com minha esposa estudamos com afinco tais livros.
Capitulo 1: A História de Joseph Smith
JOSEPH SMITH E SUA FAMÍLIA
Começarei pelo ponto inicial, a história da vida do intitulado profeta Joseph Smith, que nasceu em 23 de dezembro de 1805, na cidade de Sharon, condado de Windsor, estado de Vermont. Sua família era formada por onze pessoas, entre essas, seu pai, Joseph Smith; sua mãe, Lucy Smith; seus irmãos, Alvin (que faleceu em 19 de novembro de 1823, aos 25 anos de idade), Hyrum, Samuel Harrison, William, Don Carlos; e suas irmãs, Sophronia, Catherine e Lucy. Após a mudança de sua família para Manchester, Nova Iorque, Joseph Smith comenta que no local de sua nova moradia estava havendo conflitos religiosos, causados pela Igreja Metodistas e se generalizando a outras igrejas, como a Igreja Presbiteriana e a Igreja Batista. Joseph Smith retrata essas igrejas como seitas, deixando bem claro seu desprezo e rancor por elas. Nessa época, o jovem Smith estava com quatorze anos de idade e parte de sua família havia se integrado no quadro de membros da Igreja Presbiteriana. Confuso, Joseph Smith indaga-se qual igreja seria a certa, então determina-se a pedir a Deus sabedoria, segundo lido anteriormente por ele na Epístola de Tiago (Tiago 1:5).
A VISÃO DE JOSEPH SMITH
Em uma manhã de um belo e claro dia, no inicio da primavera de 1820, o jovem Smith resolve se retirar para um bosque a fim de fazer a sua primeira tentativa de orar em voz alta. Então ele escolheu um lugar isolado e se ajoelhou ”...e comecei a oferecer a Deus os desejos de meu coração. Apenas iniciara, imediatamente se apoderou de mim uma força que me dominou por completo; e tão assombrosa foi sua influência que se me travou a língua, de modo que eu não podia falar. Uma densa escuridão formou-se ao meu redor e apareceu-me, por um momento, que eu estava condenado a uma destruição súbita.
Mas usando todas as forças para clamar a Deus que me livrasse do poder desse inimigo que me subjugara, no momento exato em que estava prestes a sucumbir ao desespero e abandonar-me à destruição – não a uma ruína imaginária, mas ao poder de algum ser real do mundo invisível, que possuía uma força tão assombrosa como eu jamais sentira em qualquer ser – exatamente nesse momento de grande alarme, vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante do que o sol, que descia gradualmente sobre mim.
Assim que apareceu, senti-me livre do inimigo que me sujeitava. Quando a luz posou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e gloria desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!” (Joseph Smith - História 1:15-17). Essa passagem da história de Joseph Smith, contada por ele próprio, descreve sua visão de Deus e de Jesus Cristo onde posteriormente ele pergunta para Ambos qual seria a seita certa a seguir (retratando novamente como seitas as Igrejas Metodistas, Presbiterianas e Batistas), e a resposta logo lhe foi dada”...Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas; e o Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos; que eles se aproximavam de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim; ensinam como doutrina os mandamentos dos homens tendo aparência de religiosidade, mas negam o seu poder” (Joseph Smith - História 1:19). Após isso, Joseph Smith menciona ter voltado a si, e encontrando-se deitado de costas, olhando para o céu. Permaneceu nessa posição até o anoitecer e, após ter recuperado suas forças, foi para casa, onde contou a mãe que a Igreja Presbiteriana era errada, igreja a qual a mãe freqüentava. Alguns dias após a essa visão, Smith declara ter sido ofendido e menosprezado por um pregador metodista que não aceitou sua visão. O jovem Smith então compara este momento de sua vida com uma passagem da vida do Apóstolo Paulo, quando ele apresenta sua defesa perante o Rei Agripa, filho de Herodes (Atos 25:13 – 26:32). Mas a comparação de Joseph Smith não foi muito bem sucedida, porque na história de Paulo, logo após Festo acusá-lo de delírio (Atos 26:24), o Apóstolo dirige a palavra a ele dizendo que não crê que as coisas que falara anteriormente eram ocultas, que não haviam sido feitas em qualquer canto (Atos 26:25-26). Estava evidente que o que Paulo anunciara era de conhecimento de muitos, inclusive do Rei Agripa. Como a visão mencionada pelo jovem Joseph Smith, onde é afirmada que todas as outras igrejas eram erradas, poderia ser comparada a esse momento da vida do Apóstolo Paulo? Se as Igrejas Metodista, Presbiteriana e Batista foram comparadas por Smith à seita dos Fariseus (Atos 26:5), e a mudança de Paulo se deu com a aparição de Cristo, durante sua vida na Terra, cabe ressaltar que os Fariseus não acreditam em Cristo, o que não acontece com as Igrejas Metodista, Presbiteriana e Batista, que crêem, e esta é a diferença. Sabemos que todo aquele que crê e aceita Jesus Cristo como Salvador, e se arrepende de seus pecados, será salvo. Por isso, houve mudança na vida de Paulo, mas se as Igrejas Metodista, Presbiteriana e Batista pregam Cristo, conforme o evangelho, onde está a mudança?
No período de tempo entre a ocasião de sua visão e o ano de 1823, Smith alega caído em diversos tipos de tentações devido a sua juventude e ingenuidade.
A VISITA DE UM ANJO CHAMADO MORÔNI
No dia vinte e um de setembro de1823, Smith alega ter recebido a visita de um anjo em seu quarto, seu nome era Morôni, e esse havia lhe trazido uma mensagem de Deus. “Chamou-me pelo nome e disse-me que era um mensageiro enviado a mim da presença de Deus e que seu nome era Morôni; que Deus tinha uma obra a ser executada por mim; e que meu nome seria considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas, ou que entre todos os povos se falará bem e mal de meu nome.
Disse-me que havia um livro escondido, escrito em placas de ouro, que continha um relato dos antigos habitantes deste continente, assim como de sua origem e procedência. Disse também que o livro continha a plenitude do evangelho eterno, tal como fora entregue pelo Salvador aos antigos habitantes.
Disse também que havia duas pedras em aros de prata – e essas pedras, presas a um peitoral, constituíam o que é chamado Urim e Tumim – depositadas com as placas; e que a posse e o uso dessas pedras era o que constituía os videntes nos tempos antigos; e que Deus as tinha preparado para serem usadas na tradução do livro.” (Joseph Smith - História 1:33-35)
Na Epístola do Apóstolo Paulo aos Gálatas, Paulo fala aos irmãos das igrejas da Galácia que se algum homem, ou mesmo um anjo do céu anunciar outro evangelho além do que recebestes, considere-se anátema (Gálatas 1:6-9). Meus caros, a Palavra de Deus é clara, está evidente que o Apóstolo Paulo diz que mesmo se vier um anjo do céu anunciar outro evangelho além do que possuímos isto deve ser considerado maldito. Convém lembrar a todos que Satanás pode se transformar em anjo de luz e seus subordinados em ministros da justiça (II Coríntios 11:13-15). Se compararmos o estilo da construção do texto bíblico e dos textos encontrados no Livro de Mórmon, perceberemos que ambos são separados por livros, capítulos e versículos, compostos de - certamente no caso da Bíblia - testemunhos dados por homens e mulheres que foram fiéis a Deus. Agora, se a Bíblia é o Evangelho, isto é, testemunho de Jesus Cristo, o Livro de Mórmon, auto-intitulado O Outro Testemunho de Jesus Cristo, só pode ser entendido como outro evangelho, afinal ele é considerado a plenitude do Evangelho pelo mormonismo, e, desta maneira, o texto e Gálatas não poderia se encaixar mais perfeitamente. Deus sempre usou seus servos para alertarem sobre as ciladas que Satanás propõe, tão astutamente. Portanto como Joseph Smith pode alegar que as placas anunciadas pelo anjo Morôni eram realmente o complemento que faltava para a Bíblia? Por que isso não é revelado em nenhum momento na Bíblia? Se Deus revelou tantas maravilhas, por que esconderia algo tão importante de seus filhos? Ele tem o tempo certo para todas as coisas, mas durante todo o Velho Testamento são anunciados sinais e dadas informações sobre a vinda do Salvador.
Os mórmons costumam tentar provar sua veracidade com pelo menos duas passagens da Bíblia (retiradas de Holy Bible – LDS edition, Topical Guide, Book of Mormon, p.39), a primeira, João 10:16, “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” Sabemos que não devemos “pescar” versículos isolados na Bíblia, e se lermos toda a passagem saberemos que o outro aprisco que Jesus se refere são os gentios como um todo, que se unirão ao povo judeu, todos seguindo Jesus. A segunda, que tenta provar a existência do livro de Mórmon, está em Isaías 29:4, “Então serás abatida, falarás de debaixo da terra, e a tua fala desde o pó sairá fraca, e será a tua voz com a dum feiticeiro (em algumas traduções, fantasma), e a tua fala assobiará desde o pó.” Novamente, lendo toda a passagem, saberemos que quem será abatida e Ariel (Jerusalém) por causa de sua iniqüidade, e os inimigos se levantarão contra ela e pelejarão contra ela (Isaías 29). A história toda narra a profecia de livramento de Judá.
Refutação dos
escritos mórmon
Esta é uma refutação ao artigo do site http://www.femormon.com.br/artigos/joseph%20smith%20traducao.htm onde Irineu tenta defender como os mórmons ensinam
qual foi o método (ou processo) pelo qual decorreu a tradução do Livro de
Mórmon.
Mas
primeiro, para entendermos a problemática e, principalmente para os não-mórmons,
muitos deles evangélicos, católicos ou interessados, vamos ver como o
mormonismo fala em como foi a tradução do Livro de Mórmon. Normalmente, os
mórmons explicam que Joseph tinha contato com as placas de ouro dadas pelo anjo
Morôni e, com a ajuda de um secretário, "traduzia" do "egípcio
reformado" ao inglês. Ou seja, na maioria dos casos e, tradicionalmente,
os mórmons podem ensinar que Joseph tinha as placas à vista e era separado por
uma cortina de um escriba, que escrevia as palavras ditadas.
Ao lado temos duas imagens de como,
tradicionalmente, os mórmons explicam como foi a tradução do LM. Mas isto está
longe da verdade. Por que, aparentemente, não mostram como realmente foi a
tradução? Muitos iriam aceitá-la?
O
que há de errado nestas imagens? Preste bem atenção. Em várias das
representações em que os mórmons ensinam da tradução do LM, muitas vezes
aparecem as placas sendo consultadas diretamente por Smith, que está usando o
"Urim e Tumim" e ditadas a algum escriba (normalmente descrito por
Oliver Cowdery).
Isto
está longe da verdade e o site Fé Mórmon tenta defender isso. Vamos refutar. O
texto original está em preto e minhas respostas em azul.
------------------------------
Alguns
críticos têm citado, até em tom de ironia, que o Profeta Joseph Smith usava um
espécie de "chapéu" para fazer a tradução das placas do Livro de
Mórmon. Leia a declaração de sua esposa sobre isso.
Não
são "alguns críticos", como o autor do site SUD alega. São relatos de
próprias testemunhas oculares que presenciaram a "tradução" do LM.
Esta é uma forma de, já no início, descartar todas as posições contrárias ao
mormonismo como "críticos" e "antimórmons" (veja aqui para
saber o que é um "antimórmon" http://www.centralmormon.110mb.com/doutrantimormon.htm)
Isto
não é fantasia. Não é imaginação de uma mente fértil. Não, prezados colegas,
isto são fatos. Os mórmons não contam a verdade de COMO Joseph Smith traduziu o
LM porque seria embaraçoso contar que ele colocava a cara num chapéu e
"via" letras luminosas e contava para um escriba. Não precisa ser
cético ou racional para se ver que isto soa como absurdo e nonsense. Confesso
que, quando descobri isso, pensei como o mormonismo poderia ser sustentado a
mentes racionais demonstrando uma história dessas. Isto soa mais como ocultismo
ou adivinhação do que com um processo cristão de inspiração divina.
O
processo da inspiração bíblica é descrito em IIPd. 1,20-21:
"entendendo isto, a princípio, que
nenhuma escritura profética permite a um homem interpretá-la por si mesmo; pois
a profecia nunca veio pelo impulso humano, mas foi quando movidos pelo Espírito
Santo que os santos homens de Deus falaram". (Moffatt)
A evidência mostra que o Espírito de
Deus operou na mente e no coração de todos os escritores bíblicos, a fim de
conduzi-los ao alvo tencionado por Deus. O Rei Davi disse: “Foi o espírito do
Senhor que falou por meu intermédio, e a sua palavra estava na minha língua.”
(IISm. 23,2) Quando Jesus citou o Salmo 110, ele disse que Davi o escrevera
“por inspiração [literalmente: no espírito]”. (Mt 22,43) A passagem paralela em
Marcos 12,36 reza “pelo Espírito Santo”.
O site Fé Mórmon nos conclama a ver o
que Emma Smith (esposa de Joseph Smith) declarou sobre isto. Vamos ver.
Emma Hale Smith, esposa de Joseph, foi a primeira pessoa a servir
como seu escriba. Aqui está seu testemunho, como recontado a seu filho Joseph
Smith III:
"Ao escrever para seu pai,
freqüentemente escrevi dia após dia, muitas vezes sentada à mesa perto dele,
ele sentado com sua face enterrada no chapéu, com a pedra nela, e ditando hora
após hora com nada entre nós”.(RLDS
the of, 8 vols. (Independence, Missouri: Herald House, 1951), "Last
Testimony of Sister Emma," 3:356.)
O site Fé Mórmon menciona um diálogo entre Emma e seu filho (Joseph
Smith III), só que não dá referência alguma para este suposto diálogo, ao
contrário do que citamos acima.
Robert N. Hullinger, em seu livro: Respostas
aos céticos de Joseph Smit, Cita uma entrevista pessoal que Emma
Smith-Bidamon deu a uma comissão da Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos
Santos dos Últimos Dias em 1879. Ele observa nas páginas 90-10: "A mulher
de Smith, Emma, apoiou as versões de Harris e Whitmer sobre a história de
que o marido escondeu o rosto no chapéu, enquanto ela estava servindo como
sua secretária.
Dan Vogel também menciona a entrevista
de Emma em 1879 nas páginas 98-99 de seu livro, A Palavra de Deus:
"A esposa de Smith, Emma Smith Bidamon, foi entrevistada no final
de sua vida por seu filho Joseph Smith III sobre o seu conhecimento do início
da igreja [p.99]. Esta entrevista teve lugar em fevereiro de 1879 na presença
de Lewis C. Bidamon, seu marido. Em uma certa parte, Emma declarou o seguinte:
"Ao escrever para seu pai, freqüentemente escrevi dia após dia, muitas
vezes sentada à mesa perto dele, ele sentado com sua face enterrada no chapéu,
com a pedra nela, e ditando hora após hora com nada entre nós”. ...
No volume dois de "Uma nova testemunha
de Cristo na América ", o escritor SUD Francis Kirkham observa
que o irmão de Joseph Smith, William, também confirmou o uso do chapéu e
pedra vidente. Seu relato é também semelhante ao dos relatos dados por Harris e
Whitmer, apesar dele se referir à pedra vidente como "Urim e Tumim".
Ele afirmou: "A maneira pela qual isso foi feito foi olhando para o Urim e
Tumim, que foi colocado em um chapéu para ocultar a luz, (as placas ficavam
encobertas), e depois ele lia a tradução, que aparecia na pedra pelo poder de
Deus "(2:417). O relato de William nos faz querer saber porque Smith
passou pelo incômodo de desenterrar as alegadas placas, se ele sequer precisava
vê-las durante a tradução.
Martin Harris, David Whitmer, William
Smith e todos concordam que Joseph Smith usou uma pedra vidente e um chapéu no
processo de tradução.
Há varias descrições de pessoas que
presenciaram a tradução. No começo, Joseph parece que fez mais uso do Urim
& Tumim. Depois que Morôni retirou-lhe as placas e os intérpretes, ele usou
mais a pedra do vidente.
Mas o que o autor do Fé Mórmon deixa de
mencionar é se ele tinha ou não as placas de ouro à vista, se seus companheiros
REALMENTE as viram (como ele disse que havia visto e presenciado).
Para quem ainda não sabe, conforme
explicado pelo mormonismo, o Urim e Tumim, também chamados de
"intérpretes" no Livro de Mórmon, às vezes se referem a uma pedra de
vidente, especialmente a pedra possuída por Joseph Smith. Na linguagem mórmon,
eles são descritos como duas pedras transparentes começadas uma armação curva
prendida a uma placa peitoral que, quando usada pelo vidente, lhe permitia ver
pelas pedras e interpretar escritos em línguas estrangeiras. Joseph Smith
obteve os intérpretes antigos quando recebeu as placas de ouro dadas por Morôni,
que depois as levou de volta. Embora a história oficial mórmon diga que Smith
usou o Urim e Tumim no peito para traduzir o Livro de Mórmon, testemunhas da
época diziam que usava as mesmas pedras de vidente para procurar tesouros
escondidos. A pedra de vidente de Smith ainda está na posse da igreja.
Isto é muito diferente do que a Bíblia
diz o que foi o Urim e Tumim.
É digno de nota que o Urim e o Tumim
devessem ficar sobre o coração de Arão quando ele ‘entrasse perante o Senhor’,
o que sem dúvida se referia a Arão pôr-se de pé no Santo, diante da cortina do
compartimento Santíssimo, ao indagar de Deus. Sua localização, “sobre o coração
de Arão”, parece indicar que o Urim e o Tumim eram colocados na dobra da veste,
ou bolsa, formada pelo peitoral dobrado. Destinavam-se aos “julgamentos dos
filhos de Israel” e eram usados quando uma questão de importância para os
líderes nacionais e, por conseguinte, para a própria nação, precisava duma
resposta de Deus. Sendo o Legislador de Israel, Deus daria uma resposta ao sumo
sacerdote sobre o proceder correto a seguir em qualquer assunto. — Êx 28,30.
De acordo com a tradição judaica, o uso
do Urim e do Tumim cessou quando Jerusalém foi desolada e seu templo foi
destruído, em 586 a.C., pelos exércitos babilônios sob o Rei Nabucodonosor.
(Talmude Babilônico, Sotah 48b) Este conceito é apoiado pelo que
lemos a respeito destes objetos nos livros de Esdras e de Neemias. Ali, foi
dito a certos homens, que alegavam ser descendentes sacerdotais, mas que não
conseguiam encontrar seus nomes no registro público, que eles não podiam comer
das coisas santíssimas, providas para o sacerdócio, até que um sacerdote se
pusesse de pé com o Urim e o Tumim. Mas não há registro algum do seu uso
naquela época, e, depois disso, a Bíblia não mais tece nenhuma referência a
estes objetos sagrados. — Esd 2, 61-63; Ne 7, 63-65.
Após desenvolver o método da tradução
por revelação, Joseph passou a ditar o texto em algumas ocasiões especiais sem
nem mesmo precisar das placas, contudo as placas de fato geralmente estavam lá.
Foi isso o que o escritor SUD Francis
Kirkham observou acima. Mas o escritor do Fé Mórmon sutilmente oculta o fato de
que todos mencionam o uso do chapéu. Perante muitas passagens constrangedoras
da história de "tradução" de escrituras SUD, algumas vezes se utiliza
o recurso da "tradução por revelação", para habilmente retirar
qualquer responsabilidade sobre Smith. Podemos ver isso mais factual no caso do
Livro de Abraão onde, perante tantas evidências comprometedoras de que Smith
foi um falsário tradutor, apela-se para a tática da "tradução de
revelação" (para ver que Smith estava realmente querendo traduzir do
egípcio e não de uma suposta revelação, veja o artigo O
ALFABETO E GRAMÁTICA EGÍPCIA DE JOSEPH SMITH).
Parece evidente que o Livro de Mórmon
foi, na verdade, traduzido usando um método ocultista. Se tantas testemunhas
atestam a utilização de Smith de um chapéu e uma pedra mágica, porque os livros
e revistas mórmons, por uma questão de rigor, não enfatizam o fato? Por que as
imagens de Smith traduzindo das placas - como mostrado na revista Ensing,
de janeiro de 1997, o mostram concentrado em seus pensamentos, em vez de
olhando para um chapéu?
Em nossa opinião, a resposta a estas questões decorre do fato de que os relatos mais fidedignos são embaraçosas para a Igreja SUD e, por isso, um relato melhor e mais favorável à igreja foi proposto. Apesar da documentação inicial, conforme previsto por algumas das testemunhas da tradução propriamente dita, a história tem sido revista para restabelecer a credibilidade para a criação original da igreja SUD.
Em nossa opinião, a resposta a estas questões decorre do fato de que os relatos mais fidedignos são embaraçosas para a Igreja SUD e, por isso, um relato melhor e mais favorável à igreja foi proposto. Apesar da documentação inicial, conforme previsto por algumas das testemunhas da tradução propriamente dita, a história tem sido revista para restabelecer a credibilidade para a criação original da igreja SUD.
Muitos SUD dizem que não importa como o
Livro de Mórmon foi traduzido - o que importa é seu conteúdo e a promessa de
Morôni. Se você realmente acredita que não faz diferença do fato de que Joseph
Smith colocou seu rosto em um chapéu com uma pedra comum, que ele encontrou a
alguns metros de profundidade enquanto cavava um poço e ditou o Livro de Mórmon
inteiro mesmo sem usar as placas de ouro, por que a igreja não ensina isso
claramente? Mesmo que os missionários estão cientes do processo de tradução
propriamente dito, por que propositadamente continuam dizendo aos
investigadores a versão incorreta, comumente acreditada, de Joseph usando o
Urim e Tumim, em conjugação com as placas, em vez de mencionar o método de
'pedra no chapéu' sendo que nem mesmo as placas estavam presentes?
Os professores da igreja foram realmente
disciplinado pelas verdades de ensino, tais como as placas não foram utilizadas
no processo de tradução. Isto mostra até que ponto a igreja tenta esconder dos
membros sobre como a tradução do Livro de Mórmon foi realmente feita. Se é
verdade, como admitido por autoridades eclesiásticas superiores, por que não
ensiná-lo honestamente e deixar o povo decidir se eles acham que é crível ou
não?
Além disso, se é realmente nenhuma
grande coisa receber uma revelação de uma pedra em um chapéu, pergunte-se
quantas pessoas na igreja ficariam confortáveis em saberse o atual profeta da
igreja foi questionado em rede nacional por Larry King sobre exatamente como
ele recebeu a palavra de Deus e ele dissesse que pôs uma pedra em um chapéu e
colocou seu rosto no chapéu e recebeu revelações?
CONTRADIÇÕES DA DOUTRINA MÓRMON
Brigham Young
declarou:
“Não existe conflito algum entre os princípios revelados na Bíblia, no
Livro de Mórmon e em Doutrina e Convênios. [A pérola de Grande Valor ainda
não era obra-padrão na ocasião dessa declaração.] Não haveria qualquer
contradição entre as doutrinas ensinadas pelo profeta Joseph Smith e as que
os irmãos ensinam agora se todos vivessem de maneira a serem guiados pelo
espírito do Senhor” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja – Brigham Young,
pág. 120)
Porém, não há de se
negar que tal declaração deixa no ar um verdadeiro paradoxo. Ao mesmo tempo
que BY afirma que “não existe conflito” entre a Bíblia e as escrituras
mórmons, percebemos que existe sim, contradições entre as revelações atuais e
as do passado. Isto pode passar quase desapercebido, mas é um reconhecimento
importante, ainda que tênue, das muitas contradições que o mormonismo
apresenta.
Abaixo, listamos
algumas delas:
CONTRADIÇÕES DO LIVRO
DE MÓRMON COM A BÍBLIA
1 - Smith usa a
palavra judeu, 600 anos antes de Cristo [I Nefi 13:23 e II Nefi 33:8]
Refutação: O nome
“judeu” naquela época não tinha nenhum significado ainda para os hebreus que
eram chamados de Israelitas.
2 - O livro de Alma no
capítulo 7 versos 9 e10, fala claramente que Jesus nasceria em Jerusalém.
Provando ser assim um relato falso.
Contradição: A Bíblia
por outro lado afirma que seu nascimento aconteceria em Belém para que se
cumprisse a profecia. [Miquéias 5:2 com Mat. 2:1]
3 - Em Helamã 14:20,
durante a crucificação de Jesus, é dito que as trevas por sobre a terra
duraram 3 dias
Contradição: A Bíblia
por sua vez assevera que isto durou apenas 3 horas, desmentindo assim o livro
de Mórmon [ Mat. 27:45; Mc. 15:33].
4 - No livro de Helamã
12:26 é citado um versículo do NT como se este já existisse 6 anos antes de
Cristo nascer: “Sim, que serão condenados a um estado de infindável miséria,
em cumprimento às palavras que dizem: Os que praticaram o bem terão vida
eterna; e os que praticaram o mal terão condenação eterna.”
Refutação: Essas
palavras constam do Evangelho de João que foi escrito no fim do primeiro
século (90 d.C) “os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e
os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” (João 5:29)
Como isto poderia ser
cumprido como escritura, se foi escrito quase cem anos depois?
5 - Em I Nefi 15:29 diz que o inferno foi preparado para seres humanos [iníquos].
Refutação: A Bíblia
desmente esta afirmação dizendo que o inferno foi preparado para o diabo e
seus anjos e não para as pessoas [Mat.25:41]
6 - No livro de Ômni
1:25 e também em Alma 9:21, o escritor insta o povo e o rei a acreditarem no
“dom de línguas” e no dom de “interpretação de línguas”.
Refutação: Este livro
alega ser de 323-130 a.C. Mas como poderia existir tal dom nesta época se a
Bíblia diz que o Espírito Santo e estes dois dons foram dados somente no dia
de Pentecostes [33 d.C]? Há de se esclarecer ainda que estes dois dons são
exclusivos da época neotestamentaria. Todos os demais dons do Espírito se
encontram de maneira esparsa no AT, menos estes dois, o que torna impossível
biblicamente esta afirmação do livro de Mórmon.
7 - Alma 46:13-15 diz
que os seguidores de Cristo eram chamados de cristãos. “ E os que pertenciam
a Igreja eram fiéis; sim, todos os que eram crentes verdadeiros em Cristo
tomando sobre si alegremente o nome de Cristo, ou seja, de cristãos, como
eram chamados em virtude de sua crença no Cristo que havia de vir.” (v.15)
Refutação: É tão
vergonhoso este fato que acredito que Smith não estudava realmente a Bíblia
sagrada. Só mesmo um analfabeto teológico para cometer um erro gritante como
este. Tal episódio é datado no livro de Mórmon cerca de 73-72 a.C. Como isto
poderia ocorrer se a Bíblia diz claramente que os discípulos foram chamados
de cristãos pela PRIMEIRA VEZ em Antioquia? Observe; “e em Antioquia os
discípulos PELA PRIMEIRA VEZ foram chamados cristãos.” (Atos 11:26)
8 - 2 Nefi 2:25 afirma
que o pecado de Adão era um passo necessário no plano da vida e uma grande
bênção para toda a humanidade.
Refutação: Alma 12:22,
diz que a queda de Adão transformou toda a humanidade num povo “perdido e
decaído”
A queda do homem foi um grande mal, e que através disso o pecado entrou
no mundo, pondo todos os seres humanos debaixo da condenação e da morte.
(Ezequiel 18:1-20; Romanos 5:12-21).
9 - 1 Nefi 13:26-29
afirma que a Bíblia foi adulterada, perdeu muitas de suas verdades e que não
contém o Evangelho em toda a sua plenitude.
Refutação: a Bíblia é
a única, final e infalível Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16; Hebreus 1:1, 2; 2
Pedro 1:21) e ela permanecerá para sempre (1 Pedro 1:23-25).
10 - Morôni 8:8 ensina que as crianças pequenas
não são capazes de pecado.
Refutação: Em
contraste, a Bíblia no Salmo 51:5 claramente ensina que nós temos a natureza
pecaminosa do nascimento:
"Certamente eu
era pecador no nascimento, pecador desde o momento que minha mãe me concebeu"
11 - 2 Néfi
5:21 ensina que a pele escura é um sinal de maldição de Deus, e que pessoas
de pele branca são consideradas moralmente e espiritualmente superiores em
relação às pessoas de pele escura.
Refutação: Deus
"fez de um sangue todas as nações dos homens" (Atos 17:26), em
Cristo as distinções de etnia, gênero e classe social são apagados (Gálatas
3:28), e Deus condena o favoritismo (Tiago 2:1).
12 - 2 Néfi 5:10;
25:24 diz que o povo devem observar "todas as coisas de acordo com a lei
de Moisés".
Refutação: Apesar do
povo do LdM serem supostamente de origem hebraica, eram descendentes da tribo
de José (1 Néfi 5:17) e Manassés (Alma 10:3), e não a tribo de Levi e da
linhagem da família de Arão, como a Lei de Moisés dita (Números 3:10; Êxodo
29:9; Números 18:1-7 ). Portanto, eles não teriam um sacerdócio legítimo.
13 - De acordo com o
Livro de Mórmon, havia muitos sacerdotes que serviam ao mesmo tempo (Mosias
11:11; Alma 13:9-10; 46:6,38; Helamã 3:25) no Novo Mundo. Entre estes
sacerdotes, estavam os imigrantes judeus de Israel, que "mantiveram a
lei de Moisés" (por exemplo, 2 Néfi 25:10; Jacó 4:5; Jarom 1:5).
Refutação: Na Bíblia,
apenas um indivíduo em uma época ocupava o cargo de sumo sacerdote na época
do Antigo Testamento (ver, por exemplo, Levítico 21:10, Mateus 26:3, Hebreus
8:6-7).
A menção em Lucas 3:2
de "Anás e Caifás sumos sacerdotes" não é uma exceção - no tempo de
Cristo, Israel estava sob o domínio dos romanos, que intervieram no sentido
de alterar o sumo sacerdote. Ou seja, isto se tornou uma espécie de
"jogo político" entre os judeus e os romanos.
14 - As pessoas do
Livro de Mórmon possuem vários templos (Alma 16:13; 23:2; 26:29).
Refutação: Isso viola
as ordens do Antigo Testamento por duas razões: Primeiro, Deus ordenou a
Israel que construisse apenas um templo para refletir o fato de que há um só
Deus verdadeiro (Deuteronômio 12:5,13-14; 16:5-6) .
Em segundo lugar, o
templo legítimo deveria ser construído em Jerusalém (Sião), no local
designado por Deus (O Velho Testamento está cheio de referências explícitas
de Deus escolhendo Jerusalém [Zion] como o lugar onde "O nome Dele
habitaria" no templo (1 Reis 8:44,48; 11:13,32,36; 14:21, 2 Reis 21:7;
23:27, 1 Crônicas 28:4; Crônicas 2 6:6; 7:12, 16, Salmo 78:68-69, Isaías
18:7).
CONTRADIÇÕES DE
DOUTRINA E CONVÊNIOS COM A BÍBLIA
Smith comete erros
sérios por não conhecer a língua original do AT.
1 - Em Doutrinas e
Convênios 95:7 dá uma interpretação espúria ao nome “Sabaoth”, ele afirma que
“Senhor de Sabaoth, que interpretado significa o Criador do primeiro dia, o
princípio e o fim”
Refutação: Isto é
realmente um absurdo, pois a palavra “Sabaoth” - que faz junção com o nome
Jeová que traduzido na versão dos LXX ficou como Adonai (Senhor) – nem de
longe sugere uma interpretação distorcida como esta. Na verdade, no original
é assim: “hlo dwbkh Klm awh twabu hwhy dwbkh Klm hz awh” (SL. 24:10). Que
significa: “Senhor dos Exércitos”.
2 - No livro de Moisés
1:34 diz que o nome Adão significa “Muitos”.
Refutação: “Adam” é
uma dentre várias palavras hebraicas que significam "homem": ele
vem do solo, adamah. Adão, segundo os estudiosos da língua hebraica,
significa “aquele que veio da terra” ou “vermelho”. Seja como for, não
significa “Muitos” como queria Smith.
3 - No livro de Abraão
1:20, Smith afirma que o título “Faraó” significa “rei pelo sangue real”
Refutação: Certamente
Faraó não tem nenhuma relação com essa conotação.
“A palavra
"faraó" (do egípcio per-a'a, pelo grego pharaón) significava
originariamente "grande casa" ou "palácio real".”
(Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.)
4 - No livro de Moisés
6:6 lemos que na época de Adão já existiam livros e que seus filhos “foram
ensinados a ler e a escrever, possuindo uma linguagem pura e incorrupta.”
Refutação: os
arqueólogos, antropólogos e sociólogos têm mostrado que a escrita é “de
invenção relativamente recente (IV milênio a.C.), a escrita foi um enorme
avanço para a civilização e permitiu recompor com segurança a história.”
(Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações
Ltda).
5 - Em DeC 130:3, lemos:
“O Pai e o Filho não habitam no coração do homem”
Contradição: lemos no
Novo Testamento:
“e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” (João
14:23 e Ef. 3:17)
CONTRADIÇÕES ENTRE AS
ESCRITURAS MÓRMONS
1. Doutrina e
Convênios 130:22 afirma que Deus é um homem exaltado:
“Deus é um homem glorificado e perfeito, um personagem de carne e
ossos”
Contradição – Livro de
Mórmon, Alma 18:26-28:
“Crês tu que este grande Espírito que é Deus”
Alma 31:15
“...cremos que és Deus e cremos que és santo; e que eras um espírito e
que és um espírito e que serás um espírito para sempre”
Assim diz o Senhor:
“Deus é Espírito” (João 4:24) e não é homem para que minta (Num. 23:19); um
espírito não tem carne e ossos (Lc. 24:39).
2. Em DeC 20:28, o
Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só Deus:
“O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só Deus.”
Contradição – “são
três personagens distintos e três Deuses.” (Ensinamentos do profeta Joseph
Smith Jr, pp.361/2)
Assim diz o Senhor: há
três pessoas, um só Deus (João 1:1; I Jo. 5:7)
3. DeC, 20:7,19,
afirma que há um só Deus:
“Por meio dessas coisas sabemos que há um Deus nos céus”
e
“Existe mais de um Deus? E ele respondeu: não.” (LdM, Alma 11:28,29)
Contradição – “isto é,
os deuses, organizaram e formaram os céus e a terra” (Livro de Abraão 4:1)
Assim diz o Senhor:
“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu
sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” (Isaias 44:6;
45:21)
4. No Livro de Mórmon,
em Moroni 8:18, há a afirmação que Deus é imutável.
“é imutável de eternidade em eternidade”
Ainda:
"Deus é um homem glorificado e perfeito, um personagem de carne e
ossos (veja DeC 130:22). Dentro de seu corpo tangível existe um espírito
eterno. Deus é perfeito. Ele é um Deus de amor, clemência, caridade, verdade,
poder, fé, conhecimento, e julgamento. Ele tem todo o poder. Ele sabe todas
as coisas. Ele está cheio de bondade ".
Princípios do
evangelho, ed. 1992, pág. 9
Contradição – “Temos
imaginado que Deus é Deus desde todo o sempre. Eu refutarei esta idéia e
retirarei o véu.” (Ensinamentos do profeta Joseph Smith Jr, pp.337)
"O próprio Deus está aumentando em conhecimento, poder e domínio,
e fará assim, mundos sem fim."
Wilford
Woodruff, Journal of Discourses, vol. 6, pág. 120 (1857)
5. DeC, 130:20 afirma
que o homem pode tornar-se Deus
“Então serão deuses, pois não terão fim...”
Contradição – Alma
11:28,29:
Assim diz o Senhor: “antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de
mim nenhum haverá” (Isaías 43:10)
6. No Livro de Mórmon,
em Alma 7:10, Jesus Cristo foi concebido pelo Espírito Santo:
“o Espírito Santo a cobrirá com sua sombra e ela conceberá pelo poder
dele e gerará um filho...”
Contradição – em
Doutrinas da Salvação Vol. 1 p. 21:
“Cristo não foi gerado
pelo Espírito Santo.”
7 - No livro de
Mórmon, a remissão dos pecados é obtida através do batismo [III Nefi 12:2 e
Morôni 8:11]
Contradição – em
Doutrina e Convênios 20:37 diz que o perdão dos pecados antecede ao batismo.
8 - No livro de Moises
2:1 está registrado que Jesus criou todas as coisas.
Contradição – Abraão
declara que foram os deuses e não apenas Jesus [Abraão 4:1] que criou tudo.
9 - Na “Regras de Fé”
na questão nº 2 lemos: “Cremos que os homens serão punidos pelos seus
próprios pecados e não pela transgressão de Adão”
Contradição – o Livro
de Mórmon diz que: “...pois mostrou a todos que estavam perdidos por causa da
transgressão de Adão” (II Nefi 2:21)
10 - No Livro de
Mórmon em Alma 12:22, diz que a queda de Adão transformou toda a humanidade
num povo “perdido e decaído”
Contradição – em
“Princípios do Evangelho” pág. 33, a queda de Adão foi uma benção: “Todavia,
as escrituras dos últimos dias nos ajudam a entendem que a queda foi um passo
necessário no plano de vida e uma grande benção para todos nós.”
11 - Lemos em II Néfi
10:11 que a terra não teria “reis”.
Contradição – no livro
de Jacó 1:9,15 aparece Néfi ungindo um homem para ser rei [Jarom 1:7].
12 - Em Doutrinas e
Convênios 68:29 diz que os habitantes de Sião, que são os mórmons, deveriam
descansar e santificar o sábado.
Contradição – o livro
Princípios do Evangelho diz que o dia para o descanso e santificação é o
Domingo [Princípios do Evangelho, pág. 161].
CONTRADIÇÕES ENTRE AS
REVELAÇÕES
O fato de que o
mormonismo está mudando é muito óbvio para quem estuda a história da igreja.
Coisas que foram aprovados do mormonismo no início agora são condenadas, e
coisas que são agora aprovadas já foram condenadas.
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Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai
COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se
SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.
SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.
SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.
A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .
Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.
2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.
Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,