segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mensagem, Quem falou que ia ser fácil? Mas quem falou que não seria maravilhoso?



Quem falou que ia ser fácil? Mas quem falou que não seria maravilhoso?
TIAGO 1
1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde.
2 Meus irmãos tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança
4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
Quem foi Tiago?
1.       Tiago era o líder da igreja – At. Cap. 15, ocorre o concilio de Jerusalém, onde surge uma divergência entre os apóstolos, Paulo e Barnabé, sendo que Tiago dá a palavra final, 13 Quando terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouçam-me

2.       Foi considerado um dos pilares da igreja – Gl. 2. 9 - 9 Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas...
3.       Era irmão do senhor – Gl. 1.19 – 19 Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.

4.       Era filho de Maria e José – Mt. 13.55 - 55 Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?

5.       Não cria em Jesus – Jo. 7.5 - 5 Pois nem os seus irmãos criam nele.

6.       Converte-se quando torna-se testemunha ocular da ressurreição de Cristo – 1 Co. 15. 4 a 7 - 4 foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e apareceu a Pedro e depois aos Doze. 6 Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. 7 Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;
             
Curiosidades: A epistola de Tiago foi escrita aproximadamente entre 44 e 48 dc, sendo considerado o livro mais antigo do novo testamento.
No versículo 1, Tiago mostra a quem foi escrita esta epístola:
Às doze tribos da Dispersão..Tiago era Judeu e escreveu particularmente ao povo judeu , pois os identifica como as 12 tribos, referencia que clara do destinatário da carta, porém a carta não destina-se somente ao povo Judeu, e sim ao novo Israel de Deus, que se aplica para toda a igreja cristã.
Tema do livro de Tiago: aos crentes serem praticantes da palavra e não somente ouvintes – Tg. 1. 22 - 22 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Introdução a mensagem:
Explosão Evangélica
Depreciação Evangélica
Foco invertido 
Deus me impeliu a falar sobre este assunto, e creio que uma nova porta se abrirá hoje para os irmãos, creio que Deus falará profundamente aos nossos corações e nos revelará algumas grandes verdades nesta noite.
Que o Senhor nos presenteie com a sua graça e que o Seu Santo Espírito se faça presente para que a sabedoria seja somente a Dele e o entendimento seja dado por Ele.
Provação: Ato ou efeito de provar, situação aflitiva, tribulação.
Aflição: Grande sofrimento, tristeza pungente.
A bíblia fala incessantemente deste temas, provações, tribulações, aflições, sofrimentos, estes são assuntos tratados por vários autores, tanto no velho testamente como no novo. Vimos à aflição de um povo escravizado no Egito, vimosa aflição de um justo, sendo entregue pelos pecados de muitos. Hoje em dia é raro ouvirmos sobre estes temas, que na bíblia, são tão comuns, o próprio mestre em suas pregações, falou sobre estes assuntos.
Em Mateus capítulo 7, versos 13 e 14 Jesus falam que o caminho para a salvação é estreito

A Porta Estreita e a Porta Larga

13“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.

No mesmo livro de Mateus, no capítulo 6, no versículo 34, Jesus fala sobre os dias maus.

34 Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações.
Basta a cada dia o seu próprio mal.

Em João, capitulo 16, versículo 33, Jesus, é claro em falar aos discípulos:

33 Tenhos-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo.

Jesus nos fala novamente no livro de Mateus capitulo 10, versos 38 e 39, sobre o assunto agora com mais ênfase ainda:

38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim 39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

Maior sofrimento que a cruz, não encontraremos na bíblia, porém o objeto de escárnio, o objeto de vergonha, de sofrimento e martírio, nos trouxe paz, perdão dos nossos pecados e vida eterna.

Cl. 2. 13 e 14 - E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos pecados; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;

Da mesma maneira as provações nos levam para um objetivo maior!
Vários motivos podem ser causas de provações, pecados, atitudes ou escolhas erradas, porém eu quero me ater aos motivos divinos, aos motivos de salvação, aos motivos de promessa, aos motivos de aprovação.
Vou me ater às causas de provação divinas, onde é o próprio Deus, que nos interrompe, e nos coloca a prova a fim de obtermos aprovação para vida Eterna.
Porque somos provados? Quais são os objetivos das provações? Existe coisa boa em meio a tribulações? Como devemos nos portar durante os períodos de crise? Estas e outras perguntas é que esperamos que obtenhamos respostas na noite de hoje.
Provação Divina
Jó no seu livro, quando as provações começam a acontecer, ele nos declara uma importante verdade: Jó 1. 20 a 22 - Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou, e disse: Nu saí do ventre da minha mãe e nu voltarei; O Senhor o deu e o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Jó 2. 9 e 10 - Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoe a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como uma doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isso não, pecou Jó com seus lábios.
O profeta Jeremias, concluiu o assunto: Lm 3. 37 a 39 - Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor não o mande?Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.
Tudo procede do Senhor, inclusive as provações, então porque somos provados?
Porque somos provados?
1.       Para ouvirmos a Voz de Deus
Jó 36.15 – (b) –... e pela opressão lhe abre os ouvidos.
2.       Melhorar nosso caráter:
Sl. 66.10 – Pois tu ó Deus, nos submeteste a prova e nos refinaste como prata.
3.       Para sermos filhos
Hb. 12. 5 e 7 – e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele é repreendido; pois o Senhor corrige o que ama, E açoita a todo que o recebe por filho, É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos: pois qual é o filho que a quem o pai não o corrija
4.       Para correção
Dt. 8. 5 – Saberás, pois, no teu coração que, como um homem corrige a seu filho, assim te corrige o Senhor teu Deus.  
5.       Para que o temamos e não pequemos
Ex. 20. 20 - Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para nos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis
6.       Para provar nossa fé
1 Pe. 1. 6(b) e 7 – ...por breve tempo se necessário, sejais contristados com várias provações, para que confirmada o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.
7.       Para sermos participantes da santidade de Deus
Hb. 11. 10 – (b) Deus, porém nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
8.       Para sermos participantes das aflições de Cristo
1 Pe. 4. 12 – Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha acontecesse; mas regozijai-vos para serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.



Frutos da Provação:
1.       A provação produz perseverança.
Tg. 1.2 e 3 – Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação de vossa fé, produz perseverança
2.       A provação nos leva a perfeição cristã
Tg. 1. 4 - e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
3.       A provação nos leva ao aperfeiçoamento cristão:
1 Pe. 1. 6 a 9 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.  Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.  Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.

4.       A provação aumenta a nossa fé
Hb. 11. 17 – Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim aquele que receberá as promessas ofereceu o seu unigênito.

5.       A provação nos faz deixar de pecar
Sl. 119. 67 – Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra.

6.       A provação evidencia o amor de Deus.
Pv. 3. 12 – porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como a pai ao filho a quem quer bem.
Ap. 3. 19 – Eu repreendo e castigo a todos quanto amo: se pois zeloso, e arrepende-te.

7.       A provação nos leva a receber Poder de Deus.
2 Co. 10. 9  e 10 – e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que, repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto poder nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte.

8.       A provação nos leva a lcançarmos a vida eterna
Tg. 1. 12 – Bem aventurado o homem que suporta a provação, porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
2 Co. 4. 17 e 18 – Porque a nossa e momentânea tribulação produz para nós cada mais e abundante glória; não atentando nós nas coisa que se vêem, mas sim nas que não se vêem são temporais, enquanto as que não se vêem são eternas.



Como devemos passar pela provação?
1.     Em silencio
Lm. 3. 26 – Bom é aguardar a salvação do Senhor e isso em silêncio.
2.     Humilhando-se ao Senhor
Lm. 3. 29 – ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança.
3.     Não estranhando.
1 Pe. 4. 12 – Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha acontecesse; mas regozijai-vos para serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.

4.     Esperando no Senhor
Sl. 40. 1 – Esperei com paciência no Senhor, e Ele, se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

5.     Nos alegrando
Tg. 1. 2 – Meus irmãos tende por motivo de grande alegria (gozo) o passardes por várias provações.

6.     Confiando no Senhor.
At. 4. 12 – E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
7.     Gloriando-nos.
Rm. 5. 3 a 5 – E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz paciência, e a paciência  a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

8.     Trazendo a memória o que nos da esperança, assim como fez Jeremias.
Lm. 3. 21 – Quero trazer a memória o que me pode dar esperança
·         Certeza de que Deus, não nos desamparará.
Sm. 9. 9 e 10 – O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que o conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam.
·         Certeza de que a provação vai acabar.
Sm. 9. 18 – Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente.
Lm. 3. 31 e 32 – O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias.
·         Certeza de Deus não está satisfeito durante a sua provação
Lm. 3. 33 – porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
·         Certeza de que Deus nos dará um fim maravilhoso
Tg. 5. 10 e 11 – Meus irmãos, tomais por exemplos de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor e muito misericordioso e piedoso.
·         Certeza de que a maior e mais próspera promessa será cumprida
1 Pe. 1. 3 e 4 – Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
1 Jo 2. 25 – E esta é a promessa que ele nos fez: A VIDA ETERNA.
Tg. 1. 12 – Bem aventurado o homem que suporta a provação; porque, quando for aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,