quinta-feira, 19 de julho de 2012

Culpa Graça


EDENILSON ROSSI



 CULPA E GRAÇA

AUTO RESUMO

                    

Trabalho de aproveitamento da cadeira
de Psicologia Pastoral  ,2ºano  do
curso médio em Teologia,

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA NACIONAL

SÃO PAULO, SETEMBRO / 2006



PRIMEIRA PARTE  DIMENSÃO DA CULPA

1. INFERIORIDADE E CULPA

     Nesse capitulo e incrível como as pessoas quando estão com algum tipo problema sempre tenta passar a culpa para outrem , isso já esta no inconsciente de cada ser , parece ate algo normal transferir a culpa , ou quando se sente ameaçado por outrem , toda critica tem uma persuasão e isso pode ser problema ao invés  de ajuda.      


2. SUGESTÃO SOCIAL
     Quando as pessoas vivem juntas sempre se acusam , cada um tem seu parecer pessoal , e faz de sua opinião discutível ou não pela sua própria reação.

3. QUESTÕES DE TEMPO
 
Esse assunto varia de pessoa para pessoa conforme  as suas necessidades diária muitos tem prazer em perder tempo em conversa com os outros , e não se culpa pelo tempo gasto , outros vive correndo a cada minuto gasto fica se culpando .
 
4. PROBLEMAS QUE O DINHEIRO TRAZ

Todos temos culpa em relação ao dinheiro , se tem muito a problema , se tem pouco a problema , o salmista diz para não ter muito e para não esquecer de Deus, e pouco para não negar a Deus.

5. NOSSO MUNDO INTERIOR 
 
Eu vejo isso um dos maiores problemas na vida do ser humano quando a culpa vem de dentro , viver sempre com medo de si mesmo.

6. NOSSA AÇÃO EXTERNA

É preocupante quando nos decepcionamos com nos mesmo , isso vem de encontro com o nosso sob inconsciente.
 
SEGUNDA PARTE : O ESPIRITO DE JULGAMENTO

7. VERDADEIRA OU FALSA CULPA
 
Quando tentamos descobrir a origem da culpa tudo se torna mais fácil , o problema é quando se escondemos atrás  dela . 

8.TODOS FAZEM ACUSAÇÕES
Minha opinião é quando acusamos alguém já a condenamos sem dar chance da mesma se defender ,. Nos colocamos no lugar de Deus achando que temos toda razão e certeza dos fatos .

9. TODOS SE DEFENDEM

Todos erram e todos tentam de alguma forma justificar o seu erro.

10. A UNIDADE DA CULPA

Em vês de dizer que não é sua culpa temos que desenvolver uma maneira de resolver .

11. O JULGAMENTO É DESTRUTIVO

Sim todo julgamento é destruidor , de uma forma ou de outra todos que são julgados aderem um sentimento de fracasso para ser corrigido.
 
12. O MÉDICO NÃO JULGA

Ao meu entender o médico faz uma alusão do problema e as pessoas acham que se sentem mais seguras.

TERCEIRA PARTE : A REVERSÃO

13. A DEFESA DOS DESPREZADOS

Em minha opinião esse é um desafio a todos, pegamos como exemplos as palavras de Paulo que nos disse “ porque não faço o bem que prefiro , mas o mal que não quero, esse faço”

14.A LIBERTAÇÃO DOS TABUS

 Concordo que esse tema aborda um grave problema nos homem , em alguns ponto , eu descordo quando o que a medicina tenta fazer, porque não vejo isso no Brasil ao demais esta muito bom .
 
15. PSICANÁLISE E CULPA

 .Para ser cincerro é difícil fazer uma analogia sobre esse assunto, tem muito que ser estudado para algo concreto.

 16. A REPRESSÃO DA CONSCIÉNCIA

Não existe homem isento se culpa, todos erramos e por esse motivo , todos somos cobrados por nos mesmo .


17.O DESPERTAR DA CULPA
 
Esse capitulo foi uma surpresa da forma como foi explanado os assuntos , de como uma pessoa se submete a sua própria consciência .

Obtive um ótimo aprendizado neste capitulo.


18. A CONDIÇÃO HUMANA
 
É difícil aceitar mas o ser humano não consegue viver sem culpa,ele sempre arruma uma maneira de se desculpar sem querer aceitar a culpa.


QUARTA PARTE : A RESPOSTA   

19. INSPIRAÇÃO DIVINA

A inspiração divina para culpa tem tudo haver como o autor coloca em realce nesse capitulo , bom seria se todos nos pudéssemos tomar isso como regra de fé.
 
20. TUDO DEVE SER PAGO

Este capitulo foi uma fonte de recursos para mim e para muitos a quem eu venha aconselhar.


21. FOI DEUS QUEM PAGOU

Isso nos mostra que não devemos nada , não temos que nos preocupa com a nossa culpa , Deus nos ensina a ter responsabilidade , e a saldar todas as nossas dividas e mais Ele é o nosso Advogado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,