terça-feira, 17 de julho de 2012

Cisão nas Igrejas


EDENILSON ROSSI

RESUMO

ECLESIOLOGIA

ENÉAS TOGNINI
                                    

Resumo do aproveitamento da cadeira de  ECLESIOLOGIA,2ºano  do curso médio em Teologia, Prof.
Autilino Batista de Souza



SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA NACIONAL

SÃO PAULO, SETEMBRO / 2006     


CISÃO NAS IGREJAS

      As Igrejas Batista tem um governo democrático , isso facilita a cisão nas igrejas , forma-se um grupo dentro do rebanho , ora insatisfeito com o pastor , ora por questões de usos e costumes , ora por um ponto doutrinário , ora por ambição de alguém que deseja ser pastor e o rebanho se divide  e nova igreja e formada , formada sim , mas com muita luta , amargura, o grupo que sai não tem casa onde se reunir , não tem o necessário para se manter , mas vai lutando , orando e logo um poderoso trabalho é formado, um bom numero de igrejas batistas no Brasil foram assim organizadas.

      Para evitarmos Cisões em nossas nas igrejas seja qual for a circunstância que se encontra os problemas primeiramente , devemos nos revestir do amor e nos lembrar que a causa e de JESUS CRISTO e , mesmo que venhamos a sofrer , não devemos envergonhar o Evangelho.

      Temos que saber quando enfrentar,quando contornar , e quando retirar.

       Quando Enfrentar , não se pode fugir das dificuldade e dos problemas , abandonar tudo por causa de situações o que esta eminente tem que ser resolvido , o apostolo Paulo em Antioquia da Síria , ficou firme no seu posto , aquartelado em sua posição defensiva e assentou ainda suas armas contra os amotinadores , falsos irmãos , rouba dores da paz .

      Combateu com todo ardor e denodo , para prevalecer a verdade do Evangelho.

          

      Quando Contornar  , não podemos ser que nem muitos que em vês de contornar uma situação , se frustram e acabam destruindo a igreja .

      Pastor que é Pastor tem que saber ouvir primeiro , estar  a par  dos problemas , saber sempre os dois lados , ter sabedoria para mostrar , e apresentar a melhor maneira de se resolver os problemas pelos membros apresentados , ao contornar uma situação , não pode ofender , desprezar um , para exaltar o outro , muitas vezes tem que tomar para si a culpa como uma forma de humildade , vendo em tudo não só os erros deles mas se colocando em seus lugares , para poder transmitir seus sentimentos de culpa , deixando seus caprichos para permanecer na causa de Cristo.

      Quando Retirar , nunca foi vergonha se retirar e nunca vai ser , principalmente pela obra de Jesus Cristo.

      Em grande parte as nossas igrejas se cindem, por capricho de obreiros e por inabilidade e falta de espírito de renuncia de alguns pastores que preferem a sua vontade , ao bem estar da Causa , Paulo escrevia aos Filipenses sobre os inimigos internos. ”Acautelai-vos dos cães , acautelai-vos dos maus obreiros , pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu vos dizia , e agora vos digo até chorando , que são inimigos as cruz de Cristo”

      Tenhamos portanto , um espírito Cristão , conduzindo o rebanho de Deus não por força , mas com vontade e amor em Jesus Cristo.

     

A IGREJA E O ESTADO



      Frederico Vitols afirma  “uma igreja é livre quando exerce sua soberania e não tem nenhum compromisso religioso ou político com o Estado , quando goza da completa liberdade da palavra e da ação na propagação do reino de Deus e na sua maneira de adorar a Deus. Um estado e livre quando exerce a sua soberania independente do tipo de governo, seja teocrático , monárquico , representativo ou democrático, exerce equitativamente a justiça , mantém a ordem , promove o bem estar do povo, respeita a liberdade e os direitos do homem e garante a paz”.

      A igreja romana sempre esteve de mãos dadas com o estado ,Lutero se libertou da igreja católica ,mas muito ranço romanista nele ainda ficou , e um deles foi o Conúbio com o estado ,

      Os batistas porem sempre combateram o casamento da igreja com o estado , o artigo 48 da confissão batista de 1644, sobre separação entre igreja e estado diz:”e uma vez que não podemos ir de encontro a nossa compreensão e consciência assim não podemos deixar de fazer aquilo que a nossa compreensão e a nossa consciência nos obriga devemos entregar os nossos corpos de maneira passiva ao seu poder como fizeram os santos da antiguidade .”

      O principio da separação entre a igreja e o estado é uma  decorrência da liberdade de consciência e de culto que os batistas sempre os sustentaram

      Os que querem receber subvenções dos cofres publicos argumentam que as igrejas pleiteiam e recebem isenção de impostos e que tanto faz gozar de uma isenção como de uma subvenção porque no fundo elas são iguais , mas na verdade não são .

      Isenção e subvenção são inteiramente distintas em direito financeiro e administrativo .

      A isenção é a desobrigação de um imposto lançado .

      A subvenção é a concessão de um auxilio .

      A isenção é negativa, é o ato de não cobrar , a subvenção é positiva é o ato de dar .

      Isentar é não receber um imposto e subvencionar é auxiliar pecuniariamente .

      Infelizmente obter a isenção nem sempre esta ao nosso alcance mas rejeitar subvenção é sempre possível .

      Impedir que o estado tire dinheiro da igreja é exigir respeito ao mesmo principio de separação que nos faz rejeitar subvenção .

      O principio da separação domina e condiciona todas as situações de cooperação entre a igreja e o estado , é o critério pelo qual a cooperação se evidencia conveniente ou inconveniente , licita ou ilícita .

      A igreja existe para finalidades sociais porem a igreja como instituição não deve lançar mão das atribuições que pertencem ao estado nem tão pouco depender do auxilio deste , a igreja só pode cumprir a sua missão na sociedade quando se mantem separada do estado .

      A função social da igreja é espiritual e não administrativa .

      Portanto é o individuo que deve distinguir entre as funções da igreja , do estado , e suas próprias .

      É da competência do individuo dar a César o que é de César e a     Deus o que é de Deus.

      É na sociedade que o individuo precisa discernir o que é de Deus e o que é dos homens e cabe a Igreja , a luz do exemplo de Jesus Cristo e dos apóstolos , preparar esse individuo para que atue na sociedade como fator consciente e construtivo.

     

CARTAS DE TRANSFERENCIA

     

      Carta de transferência não é um método de com fundamento na biblia , é um método de cortesia , de cooperação entre as igrejas do senhor , para uniformidade do trabalho .Evita Abuso de exploradores e garante harmonia de nossa fraternidade .

      Há pelo menos , dois tipos de carta em nossas igrejas .

      A de recomendação , quando um pastor recomenda um membro de sua igreja para outra cidade nesse caso a pessoa não se desligou da igreja foi apenas apresentação .

      A de transferência , quando um membro se desliga de uma igreja e se liga a outra  .

      Quase sempre consta em nossos estatutos que um membro só será aceito por unanimidade de votos, se por aventura um membro votar contra a recepção de um novo membro devera justificar o seu voto , se for pecado moral a igreja adiara a recepção para outra sessão ate que o assunto seja esclarecido devidamente .

      Também consta que para um membro ser aceito devera estar presente na hora da recepção nunca se deve receber um individuo como membro de uma igreja sem que ele esteja presente .

      Busquemos a harmonia e a paz de nosso trabalho , trabalhemos para o bem para a edificação do corpo de Cristo.   



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,