terça-feira, 17 de julho de 2012

As sete dispensações


AS SETE DISPENSAÇÕES

        INTRODUÇÃO

Dispensação é uma forma específica de Deus agir junto ao homem por um determinado período de tempo. Dispensação é o plano de conduta de Deus para com os homens.

Em geral, as Dispensações tem alguma características comuns, tais como: Aliança ou Pacto entre Deus e os homens, Propósito especial de Deus, O descumprimento da Aliança por parte do homem, O juízo declarado, Providência divina


1a. Dispensação: INOCÊNCIA:

RESPONSABILIDADE: NÃO COMER

  E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.  (Gn 1:27-28)

  Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.  (Gn 2:17)

FRACASSO: COMERAM

  E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.  (Gn 3:6)

JUÍZO: MALDIÇÃO E MORTE

  E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.    E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.    Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.  (Gn 3:16-18)


Inocência na concepção bíblica significa ausência de conhecimento do pecado.

Período É incerta a sua duração, pois não sabemos quanto tempo o homem viveu nesta condição. (Gn 1:26-31 à 3 : 6 – 7)

A condição do homem O homem foi criado como coroa e glória de toda a criação. Foi dotado de personalidade. Isto significa que possuía a tríplice capacidade de :

Pensar Intelecto Inteligência

Sentir Sensibilidade Emoções

Escolher Volição Vontade

Isto significa que o homem era o único ser criado por Deus que tinha condições de administrar o mundo. Nesta ocasião Deus se apresentava ao homem de duas maneiras : Pela palavra e pela presença

Propósito divino Esta Dispensação teve como propósito provar a capacidade do homem em ser fiel a Deus em um clima de perfeição.

Aliança Conhecida como Aliança Edênica : Encher a Terra (Gn. 1 : 28), Comer do fruto da terra (Gn. 1 : 29), Guardar o jardim (Gn. 2 : 8) e Não comer do fruto do bem e do mal (Gn. 2 : 16)

O homem foi dotado da capacidade de poder decidir ou seja poder tomar decisões ( Livre Arbítrio )

A queda do homem (Gn 3 : 1 – 9) A desobediência está relacionada com o comportamento pessoal com a Palavra de Deus, vejamos : Dúvida da Palavra0 de Deus (Gn. 3 : 2-3), Adição à Palavra de Deus (Gn. 3:2-3), Contradição da Palavra (Gn. 3 : 4,) Falsa interpretação (Gn. 3 : 5), Tentação em desobedecer (Gn. 3 : 6), Transgressão da Palavra (Gn. 3 : 6.) Vejamos ainda os passos que foi dado rumo a queda espiritual : Ver, Cobiçar, Tomar, Transmitir, Esconder-se e Morrer.

Os resultados da queda

Conhecimento do mal Ao desobedecer o homem adquiriu o conhecimento do efeito do pecado e por esta razão foi lhe proibido o acesso à árvore da vida.

Perda da comunhão com Deus Havendo desobedecido a palavra de Deus, O homem sentiu-se envergonhado, e podia mais falar com o criador de face a face.

Separação Até então Adão andava com Deus, passeando no jardim, porém a partir de agora, o homem andará sozinho a não ser se Cristo o aproximar de Deus.

Morreu espiritualmente O espírito do homem é vivificado pela palavra de Deus.

Coração impuro, Sujeito as enfermidades, Escravo do pecado e etç...

O Juízo divino Sobre a mulher (Gn. 3 : 16) Sujeição ao domínio do homem e um aumento de dores durante o parto.

Sobre o homem (Gn. 3 : 17 - 19 )Sofrimento para manter-se vivo, Trabalho na lavoura para poder comer.

Sobre a serpente (Gn. 3 : 14 – 15) Condenada a rastejar-se sobre o ventre e a comer o pó da terra. Haveria guerra perpetua entre ela e o homem

A provisão divina Pode ser chamada de " proto - evangelho " pois Deus prometeu a semente da mulher, que dela mesma, nasceria aquele que esmagaria a cabeça da serpente. Como sinal da providência Deus providenciou uma túnica de pele, sacrificando algum animal, para cobrir-lhe a sua nudez.



2a. dispensação: CONSCIÊNCIA

RESPONSABILIDADE: OBEDECER, SACRIFÍCIOS DERAMANDO SANGUE

  E fez o SENHOR Deus a Adäo e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.    Entäo disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que näo estenda a sua mäo, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,  (Gn  3:21-22)

  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.  (Gn 4:4)

FRACASSO: CORRUPÇÃO

  E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.  (Gn 6:12)

JUÍZO: DILÚVIO UNIVERSAL

  E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.  (Gn 6:7)

  Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.  (Gn 6:13)

Consciência, a voz secreta da alma, que aprova ou reprova os nossos atos.

Período Esta Dispensação abrange um período de 1656 anos, vai desde a queda de Adão ate o ano 600 da vida de Noé

A condição do homem Separado do Criador estava privado da comunhão que tinha anteriormente, isolado num mundo desconhecido, sujeito a Satanás e seus ataques malignos, num mundo agora amaldiçoado que somente produzira se for cultivado, porém Deus não tirou-lhes o direito de escolher entre o bem e o mal.

Propósito divino O propósito desta Dispensação era provar a capacidade do homem manter-se fiel a Deus num clima de liberação e segundo a sua própria consciência.

Aliança O sacrifício realizado por Deus no Édem, para cobrir a nudez do homem, deveria ter continuidade. A maneira correta do Homem se aproximar de Deus era através da fé sacrificial, assim como fez Abel. Heb. 11 : 4

A queda do Homem A genealogia da época aponta homens mui pecadores, de Caim a Lameque existe um aumento muito grande e progressivo da desobediência.

Jabal Destacou-se como sendo o primeiro homem a trabalhar na agropecuária. (carne e leite)

Jubal Foi o inventor dos instrumentos musicais, cujas músicas não foram entoadas para louvor do Senhor.

Tubal-Caim Era fabricante de artefatos de ferro e cobre. Possivelmente foi o primeiro a forjas armas. (Gn.6:13)

Lameque Foi o primeiro polígamo, (Gn. 4 : 23-24.)

As mulheres  (Gn. 4 : 19-22 )Ada = Adorno, Zilá = Sombra, Naamás = Esbelta. Nomes para exaltar a feminilidade

Evidentemente, os descendentes de Sete ( Gn. 4 : 26 ) foram sendo absorvidos pela linha ímpia de Caim. Em Gen. 6 : 2 Descreve como a descendência de Sete foi corrompida.

 O Juízo divino O juízo de Deus manifestou-se através do dilúvio, que caiu sobre a terra. (Gn. 6:3 a 8: 14)

 A provisão divina Deus orientou a Nóe a construir uma arca. O que seria o único meio de salvação.

Hoje se sabe que as mediadas da arca é exatamente a proporção que usa para construções dos navios.

Outra provisão foi a providência tomada quanto a preservação dos animais vivos.


3a. dispensação: GOVERNO HUMANO

RESPONSABILIDADE: POVOAR E ESPALHAR-SE POR TODA A TERRA

  Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.    Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.  (Gn 9:6-7)

FRACASSO: DESOBEDECERAM

  E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que näo sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.  (Gn 11:4)

JUÍZO: CONFUSÃO DE LÍNGUAS

  Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.  (Gn 11:9)

Depois do dilúvio deu-se início ao período onde o homem iria governar-se como sociedade constituída.

Período (Gn. 8 : 15 a 11 : 32 )Este período durou cerca de 427 anos, desde o dilúvio até a torre de Babel ou melhor até a dispersão dos povos pela confusão das línguas.

A condição do homem O mundo foi povoado pelos descendentes de Noé, durante 350 anos seus filhos foram ensinados e orientados pelo próprio pai. Ha de ressaltar-se que Nóe conviveu diretamente com o seu avô, Matusalém, que por sua vez conviveu direto com Adão.

Propósito divino Provar a capacidade do homem manter-se fiel e servir a Deus num sistema de consciência coletiva, isto é, como sociedade organizada.

Aliança (Gn. 8 : 21) Envolvia 3 aspectos :

Deus não mais amaldiçoaria a terra.

Deus não mais acabaria com o homem como o fez.

A terra seria frutífera.

Como sinal Deus faria aparecer o Arco-íris.

Nesta ocasião foi autorizado o comer carne.

A queda do Homem Deus havia ordenado que o homem devia espalhar-se pelo mundo, mas Ninrode um líder popular, induziu o povo a construir a torre de Babel.( Gn. 10:10-11, Gn. 11: 4 )

O Juízo divino Veio na forma de confusão de línguas, forçando os homens a se espalharem pela terra. Imaginemos tos os moradores desta terra, num só lugar ?

A dispersão dos povos não significou o fim da Dispensação do Governo Humano, esta durou até a chamada de Abraão.


4a. dispensação: PROMESSA ou PATRIARCAL

RESPONSABILIDADE: PERMANECER EM CANAÃ

  Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.    E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.    E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.  (Gn 12:1-3)

  E apareceu-o SENHOR-a Abrão, e disse: Å tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.  (Gn 12:7)

FRACASSO: MORARAM NO EGITO

  E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.  (Gn 12:10)

  E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;  (Gn 46:6)

JUÍZO: ESCRAVIDÃO

  E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;    O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.    Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.    E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.    Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.    E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;    Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.  (Êx 1:8-14)


Período Esta Dispensação teve seu início com a chamada de Abraão, vai de ( Gn. 12 : 1 a Ex. 18 : 27), quando Israel saiu do Egito. Durou cerca de 430,

Condição do homem O pecado tornou-se tão forte e agressivo que ameaçava de extinção a linhagem de Sem, Abraão era descendente de Sem. Exemplo disse crescimento do pecado vemos no texto descrito sobre Sodoma e Gomorrra. Nesse ambiente, começaram a adorar os deuses.

Propósito divino Provar a capacidade do homem manter-se fiel a Deus, pertencendo a uma nação separada exclusiva para Deus.

Aliança (Gn. 12 : 2-7, 13:14-16, 15:1-5, 17:4-8 ) Nestes textos encontramos a aliança feito com Abraão e está se divide em 3 tópicos principais:

Durante sua vida : Abençoar-te-ei, Far-te-ei uma benção, Abençoarei os que te abençoares, Amaldiçoareis os que te amaldiçoares, Dar-te-ei a terra de Canaã, Proteger e Ser o seu Deus. No futuro de Abraão Fazer grande o sue nome, Faze-lo frutífero, Pai de uma grande nação, Pai de muitas nações, Faze-lo uma benção para as famílias da terra. Para sua descendência Possuirão a terra de Canaã, Jeová seria o seu Deus, Possuiria seus inimigos, Através de sua descendência seria abençoada todas as nações da terra.

Obrigações impostas a Abraão Separação de Ur e depois de Harã ( Gn. 12 : 1-4,) Morar em Canaã Gen. 12:1, Circuncisão Gen. 17 : 9-14, Crer na promessa de um filho (Gn. 17:15-17) Sacrifício de Isaque ( Gn. 22 : 1-2.)

Passos de fé de Abraão Separou-se de sua terra, Permaneceu em Canaã, cumpriu com a circuncisão, Creu no nascimento de Isaque, Creu na ressurreição do filho Isaque.

A queda do Homem Abraão deixou em sua história 3 passos de desobediência. Desceu ao Egito, tomou Agar por mulher e mentiu à Abimeleque.

Juízo divino Podemos considerar as pragas do Egito.

A provisão divina Podemos considerar o nascimento de Moisés.



5a. dispensação: LEI ou MOSAICA

RESPONSABILIDADE: GUARDAR A LEI

  Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo.  (Êx 19:8)

FRACASSO: VIOLARAM A LEI, REJEITARAM CRISTO

  O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.  (Mt 27:23)

JUÍZO: DISPERSÃO MUNDIAL

  E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir.    E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra.    E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o SENHOR ali te dará coração agitado, e desfalecimento de olhos, e desmaio da alma.    E a tua vida, como em suspenso, estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida.  (Dt 28:63-66)

  E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.  (Lc 21:24)

Período A Dispensação da Lei durou de Moisés a Cristo. Isto representa um período de 1430 anos.

João 1 : 17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Propósito divino É testar a obediência de Israel à Lei de Moisés e avaliar a capacidade de Israel tornar se uma nação líder e ser o porta-voz de Deus numa preparação para a vinda do Messias.

Ex. 19 : 5 Deus quer fazer de Israel uma propriedade peculiar ou seja um povo especial.

Ex. 19 : 6 Fazer de Israel um reino sacerdotal para pudesse interceder pelas outras nações.

Ex. 19 : 6 Fazer de Israel uma nação santa, ou seja uma nação orientada pelo próprio Deus.

Ex. 15 : 26 Um povo curado das enfermidades

Para entendermos melhor esta Dispensação deveríamos estudá-la em sete etapas separadas, como segue :

Época da peregrinação, Época da conquista, Época dos juizes, Época do reino unido, Época do reino dividido, Época do cativeiro, Época interbíblica.

Aliança Esta aliança chama-se aliança Mosaica Êxodo 19 a 32. E contempla 3 aspecto :

1º Os 10 mandamentos, para atividades gerais , alei moral que expressava a vontade de Deus.

2º Os estatutos, que regulamentavam as leis cívil que tinha como base a interpretação dos mandamentos.

3º Cerimonial, alusiva a adoração e culto, são as instruções religiosas.

A queda do Homem A atitude de Israel para com Deus foi de ingratidão:

Israel abandonou a Deus de tal forma que o próprio Deus ameaçou cancelar a aliança e destruir o povo israelita, porém com a intervenção de Moisés Deus perdoou a Israel. Vejamos quais os pecados da Nação Israelita :

Adorou um bezerro de ouro. Ex.32, Cobiçou a carne. Nm. 11, Recusou entrar em Canaã. Nm. 14, Moisés feriu a rocha. Nm. 20:7, Serviram a outros deuses. Juízes, Recusaram a deus como rei. I Sm.8, E outros tais como : Pecado de Davi, idolatria de salomão, Jeroboão, Impiedade de Acaz, etç...

O Juízo divino Há várias fases o juízo divino :

Vários períodos de cativeiro, 400 anos sem a voz de Deus, Israel deixou de ser o centro das atenções de Deus que passou a ser para a igreja. Como nação que rejeitou a Cristo, Israel foi punido com rejeição de Deus, perda do seu reino. No ano 70 AD ocorreu a destruição de Jerusalém, onde morreu cerca de 1 milhão e iniciou a dispersão.

A provisão divina A redenção plena e maravilhosa de Cristo no calvário.




6a. dispensação: GRAÇA

RESPONSABILIDADE: RECEBER CRISTO PELA FÉ; ANDAR NO ESPÍRITO

  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;  (Jo 1:12)

  Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.  (Jo 3:18)

  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;    (Ef 2:8-29)

FRACASSO: REJEIÇÃO DE CRISTO

  E não quereis vir a mim para terdes vida.  (Jo 5:40)

  Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobreviräo tempos trabalhosos.    Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mäes, ingratos, profanos,    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.    Porque deste número säo os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;    Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.  (2 Tm 3:1-7 BRP)

JUÍZO: A GRANDE TRIBULAÇÃO

  Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.  (Mt 24:21)

  Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?  (Ap 6:17)

A 70a. SEMANA DE DANIEL (E A GRANDE TRIBULAÇÃO)

ARREBATAMENTO DOS SALVOS (do N.T.)

  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.    Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.  (1 Ts 4:16-17)

DIABO ARREMESSADO:

  E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.    E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.    E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.    E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.    E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.  (apocalipse 12:13-17)

Período O período que compreende esta Dispensação é indeterminado, começa com a crucificação de Cristo e vai até o arrebatamento da Igreja.

Propósito divino Separar do mundo um povo para obediência e comunhão com Cristo.

Atos 15 : 14, I Pedro 1 : 2

Eleita antes da fundação do mundo. Efésios 1:4 - 5

Inaugurada no Pentecostes. Atos 2

Tríplice tarefa da Igreja :

Consigo mesma é a Comunhão

Com relação a Deus é a Adoração

Com relação ao mundo a evangelização

Aliança Esta aliança tem caráter universal. Lucas 24 ; 47 é considerada um novo concerto uma nova aliança na pessoa de Jesus Cristo.

Hebreus 8 : 6, Mateus 26 : 28 As promessas são superiores

Remissão de pecados Heb. 8 : 12

Novo coração Heb. 8 : 10

Concede o Espírito Santo Jo. 14:16-17

A revelação Tem três aspectos

Os evangelhos revela a Cristo

O Espírito Santo revela o caminho

A Palavra revela a vontade de Deus

O Juízo divino Vem através da Grande tribulação.

A provisão divina A Segunda vinda de Jesus Cristo para arrebatar a sua Igreja.

A volta gloriosa do Senhor para implantar o milênio.




7a. dispensação: MILÊNIO

RESPONSABILIDADE: OBEDECER E ADORAR A CRISTO

  E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.    Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,    E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.  (Isaias 11:3-5)

  E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.    E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.  (zacarias 14:16-17)

FRACASSO: REBELIÃO FINAL

  E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,    E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.    E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.  (apocalipse20:7-9)

JUÍZO: O GRANDE TRONO BRANCO, INFERNO

  E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.    E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.    E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.    E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.    E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.  (apocalipse 20:11-15)

Período Esta Dispensação terá a duração de 1000 anos, vai desde a manifestação em glória do senhor Jesus cristo até Trono Branco.

Propósito divino Estabelecer o governo divino na terra, restaurar o povo de Israel, exaltar os santos, Aprisionar satanás e estabelecer a Paz.

Aliança Será o derramamento do Espírito Santo, não podemos confundir com Batismo com o Espírito Santo.

O Juízo divino Será por meio do fogo que descerá do céu para consumir os que aderiram a rebelião de satanás.

A forma do governo será o " Teocrático" isto é, o próprio Deus governará o mundo na pessoa de Jesus Cristo.

Características especiais do Milênio :

Quem viverá no milênio ?

Cristo reinará sobre o mundo. Apoc. 11 : 15, Zac. 14 : 9

Satanás será preso por mil anos. Apoc. 20 : 1 - 2

Cristo será reconhecido como Rei dos reis. Apoc. 19 : 16

Será um reinado de paz.

Os amamento serão destruídos Ezeq. 39 : 9 - 10

Algumas serão transformadas. Isaías 2 : 4, Miq. 4 : 3 - 4

Jerusalém será a capital do reino. Isaías 2 : 2 - 3

Haverá o julgamento das nações. Mat. 25 : 31 - 32

Conf. o tratamento que deram a Israel. Joel 3 : 2

O grande enterro dos mortos. Ezeq. 39 : 11 - 15

Os homens serão poucos no início. Isaías 13 : 12

A maldição da terra será tirada. Isaías 29 : 17

O mar morto terá vida. Ezeq. 36 : 29 - 30, 47 : 9 - 10

Não haverá doenças. Isaías 29 : 17 - 19, 35 : 5 - 6

A idade será prolongada. Isaías 65 : 19 - 20

A morte será em pequena escala. Isaías 65 : 20

Todos conhecerão a Cristo. Mat. 24 : 14, Isaías 11 : 9

Haverá salvação no milênio. Isaías 65 : 23 - 24

Não haverá mais crises. Isaías 65 : 21 – 23

CONCLUSÃO

As dispensações incluem o primeiro contato de DEUS com os homens, manifestando  o seu juízo a sua lei o seu amor e preparando a nossa salvação em JESUS CRISTO a ultima dispensação traz varias linhas de pensamentos que divergem o seu fim os prés os pós e os tribolucionistas cada um dizem uma coisa mas pelo examinar a escritura chego a conclusão que a ultima dispensação será após o arrebatamento da igreja .    

BIBLIOLOGIA

Apostila de Dispensações  IBES

Ouro Para te Enriquecer   Myer Pearlman  Editora Vida

Conhecendo as Doutrinas da Bíblia Myer Pearlman  Editora Vida

Dicionário Internacional de Teologia  Lothar Coenen  Vida Nova

Plano Divino Através dos Séculos  N.Lawrence olson  CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,