terça-feira, 17 de julho de 2012

A criação dos anjos


A criação dos anjos

Antes de criar o homem, Deus criou os anjos. Os anjos não se reproduzem (Mc 12:25) como a raça humana, mas foram criados um por um.

Eles são seres espirituais (Hb 1: 14), mas possuem personalidade: (I Pe 1: 12), vontade e intelecto, (Jd 6, vontade) , (II Sm 14: 20,sabedoria).

Os anjos do Senhor são poderosos e totalmente obedientes a Deus. Sl 103: 20.

A criação dos anjos está incluída em Gn 1:1 , (cf. Sl. 104) e Ez. 28: 13.

Todas as criaturas de Deus são testadas em sua livre vontade (livre arbítrio), para deixar claro se escolhem porque querem ficar com Seu Criador.

Quando os anjos foram criados, havia harmonia entre eles: Jó 38: 7. É comum na Bíblia, os anjos serem chamados de "estrelas". Is 14: 12 ; Ap 9: 1 - 12: 3,4 ,7,8,9.

Não sabemos por quanto tempo durou essa harmonia , mas sabemos que num determinado momento o mal se instalou no coração de uma das criaturas mais importantes do reino de Deus - Lúcifer - e assim entrou o pecado no universo.

Deus criou milhares de anjos, Ap 5: 11, mas somente a criação de Lúcifer é mencionada de maneira particular. Ez. 28: 11 - 19 ( é uma passagem de dupla referência). Fala do rei de Tiro , mas estes versos trazem uma descrição que nunca poderia ser a de um ser humano. Refere-se ao rei de Tiro e, ao mesmo tempo, ao poder espiritual que o guiava e o dominava.

"Querubim da Guarda Ungido" - este é um título muito especial que mostra a sua posição.

Querubim - seres angelicais ligados `a adoração e à santidade de Deus. Eles são chamados "seres viventes". Ez 1: 1-28 ; 10: 15,20 ; Ap 4: 6,9.

Da Guarda - "que protege, que cobre" - Deus estabeleceu ali - "No monte santo de Deus"- onde está o trono de Deus (o Seu Reino, a presença e a autoridade de Deus : Ex. 4: 27 ; 25: 17,20 ; Ez 20: 40. Deus não precisa de proteção - não é uma questão de necessidade, mas da revelação de como Deus ordenou as coisas.

Ungido - revela sempre alguém separado e colocado numa posição especial. No V.T. somente os Reis, os Sacerdotes e os Profetas eram ungidos. Ex. 29: 4,7 ; Lv 21: 10.

Podemos dizer que Lúcifer era o querubim separado para dirigir a adoração a Deus.

Note o Éden Mineral - esta era a terra original.

Lúcifer começou a se impressionar com sua perfeição, beleza, sabedoria e quis desviar a adoração a Deus para si mesmo. Ele quis o lugar de Deus!

Em outra passagem vemos os detalhes de sua "iniquidade":

Is 14: 12,14 - "Tu dizias em teu coração"... - Até aqui o pecado era apenas um plano, u propósito que não tinha se expressado em atos. Muitas vezes perguntamos por que Deus permitiu isso, e porque Ele não cortou aqui o pecado.

Em primeiro lugar, nós (criaturas limitadas) deveríamos CRER que tudo Deus (Criador ilimitado) faz é TOTALMENTE JUSTO, apesar de nem sempre entendermos o que vemos. Leia Jr 9: 24. Mas isto é natural no homem, e só paramos de "julgar"a Deus, à medida que O vamos conhecendo pessoalmente.

Há um princípio divino que temos que conhecer: PARA DEUS JULGAR COMPLETAMENTE O PECADO E OS PECADORES, É NECESSÁRIO QUE O PECADO SEJA COMPLETAMENTE MANIFESTO, QUE APAREÇA EM TODA A SUA PLENITUDE.

Quando Satanás revelar totalmente o seu pecado, isto é, quando ele concretizar TUDO que tem contra Deus "no seu coração", Deus Se levantará para julgá-lo e bani-lo para sempre.

É método de Deus julgar pelas obras concretizadas, pois elas são a prova do estado interior das pessoas. Veja, por ex., Ap 20: 7 - Satanás é solto após o Milênio, para que fique evidente a rebelião dos que não aceitaram Cristo. Em Ap. 20: 12, os ímpios de todos os tempos são julgados "segundo as suas obras". Leia também I Pe 1: 17; Rm 2: 6.

Vamos ver o que Satanás tem em seu coração. Na passagem de Is 14 nos revela suas intenções:

"Subirei aos céus"- (v.13) Mas ele não estava lá? Os anjos são seres celestiais e o lugar deles é os céus. Porém o terceiro céu ( II Co 12: 1,4 ) - o lugar de habitação de Deus não lhes pertencem. Ele quer invadir e usurpar o trono de Deus.

"Acima da estrelas de Deus exaltarei o meu trono" - "estrelas"= anjos. Ele quer dominar sobre os anjos. Realmente, ele tem um trono sobre os anjos caídos. Ef 2: 2.

"No monte da Congregação me assentarei, nas extremidades do norte". Ele quer um reino na terra:

Monte = reino: Is 2: 2 ; Dn 2: 35 ; 2: 44.

Congregação = ajuntamento de pessoas: Sl 22: 22. No reino de qualquer ajuntamento de seres.

"Extremidades do Norte" = "norte"indica, em relação à terra, o lugar de Deus: Jó 37: 22; Sl 48: 2. Leia II Tes 2: 4. Juntando tudo,ele quer um reino terrestre para reinar como Deus, do lugar que pertence a Deus.

"Subirei acima das mais altas nuvens" - "nuvem está ligada `a glória de Deus ( o Shekinah) Mt 24: 30 - note a expressão "nuvens do céu"- Ele quer a glória que pertence só a Deus. Is 42: 8

"Serei semelhante ao Altíssimo"é o resumo do objetivo de toda a ação de Satanás. O alvo de todos os seus planos e esforços.

Lúcifer era o "querubim da guarda ungido". Ele não era apenas um querubim da guarda. Vemos aqui a criação de um anjo, de um ser angelical. É o único que a Bíblia descreve. Nós vamos ver aparecer Gabriel, vamos ver Miguel aparecer, mas ninguém explica a criação deles.

Mas aqui, descreve como ele era, como foi criado, a formosura, a perfeição, a maravilha, ele era um ser extremamente exaltado entre os anjos.

Nele havia instrumentos musicais, porque ele era especialista em música, ele era da área de adoração.

"Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura, estiveste no Éden, jardim de Deus, e cobria-te de toda pedra preciosa". Assim ele é descrito, e para ninguém achar que é apenas uma figura, cita até as pedras: cornalina, topázio, ônix, crisólito, berílio, jaspe, granada, esmeralda e ouro.

A Bíblia diz que "no dia em que foste criado, foram preparados". Não só os tambores e os pífaros, mas tudo desse jardim do Éden foi preparado no dia que ele foi criado, por isso é que podemos dizer que os anjos foram criados junto com a Terra.

Por ser criatura e não poder criar nada, ele imita o programa de Deus para enganar o homem.

Deus tem Cristo - Satanás, o Anticristo.

Deus tem um reino de luz - Satanás tem um reino de trevas.

Para que ele e seu programa sejam julgados, é preciso que tudo se concretize. Só assim ele poderá mostrar que é "deus". É exatamente isto que está acontecendo no desenrolar do tempo e da história; por isso "o mundo inteiro jaz no maligno". I Jo 5: 19.

Satanás arrastou consigo 1/3 dos anjos ( Ap 12: 3,4,7 ). Esta rebelião trouxe a manifestação da ira de Deus que o Sl 18: 7,11 descreve. Assim, a terra ficou no estado descrito em Gn 1: 2.

Não houve plano de salvação para os anjos: Mt 25: 41 ; Hb 2: 16. Eles conheciam plenamente a Deus.

Mas Deus fez o Seu plano para salvar o homem e separá-lo deste mundo. Enquanto se desenvolve o "mistério da iniquidade" (II Tes 2: 7) também se desenvolve o "mistério da piedade" ( I Tm 3: 6 ). CLARAMENTE Deus Se revela, e os que Nele crêem são feitos "filhos de Deus" e "enviados ao mundo" como Jesus foi enviado - para serem canais de Deus no mundo, para salvação.

Mas o que neste ponto tem que ficar bem claro é que Satanás existe, é um ser do qual todo o mal se origina. Ele odeia que saibamos disto - e a única fonte da verdade sobre a sua pessoa é a Bíblia.

Por isso ele quer desacreditar, ridicularizar a Bíblia.

Ele é mencionado na Bíblia por cerca de 174 vezes, com diversos nomes como: Satanás - diabo - belzebu - belial - adversário - dragão - serpente - maligno - etc. Ler II Co 11: 13,15 - Ap 12: 4.

Ele é chamado de "o deus deste século" - II Co 4: 4 - "príncipe das potestades do ar" - Ef 2: 2 - "príncipe deste mundo"- Jo 14: 30.

Ele arrastou 1/3 dos anjos consigo. Isto significa que estes anjos também se rebelaram e o seguiram . Ap 12: 3,4,7.

Quando Lúcifer pecou, a ira de Deus se manifestou - Rm 1: 18.11. O Sl 18: 7, 11 descreve como Deus manifestou a Sua ira e a descrição da terra no estado de Gn 1: 2.

Mas Deus fez o Seu plano para salvar o homem e separá-lo deste mundo. Enquanto se desenvolve o "mistério da iniquidade" ( II Tes 2: 7 ) , também se desenvolve o "mistério da piedade" ( I Tm 3: 6 ). CLARAMENTE Deus se revela, e os que Nele crêem são feitos "filhos de Deus".                                                                                                             Vimos então a criação de um querubim, e muitas vezes usamos essa expressão: "Parece um querubim". Falamos assim por causa de pinturas que vemos em igrejas de figuras redondinhas, gorduchas, bonitinhas. Mas em Ez 1: 3 vemos a descrição de um querubim:

Veio expressamente, a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na Terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor. Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte,uma grande nuvem, com um fogo que emitia de contínuo labaredas, e um resplendor ao redor dela. E do meio do fogo saia uma coisa como um brilho de âmbar, e do meio dela saia a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência.

Tinham semelhança de homem, cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. E as suas pernas eram retas, e as plantas dos seus pés como a planta do pé de um bezerro, e luzia como o brilho de bronze polido.

Debaixo das asas tinham mãos de homens, com quatro lados; assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.

Estas se uniam uma à outra; não se viravam quando iam; cada qual andava para a sua frente.

Cada qual andava para diante de si, e a semelhança de seus rostos era como o rosto de homem; e à mão direita todos os quatro tinham o rosto de leão, e à mão esquerda todos os quatro tinham o rosto de boi; e também tinham todos os quatro o rosto de águia;

Assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas em cima; cada qual tinha duas asas que tocavam às de outro; e duas cobriam os corpos deles.

E cada qual andava para adiante de si; para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.

No meio dos seres viventes havia uma coisa semelhante a ardentes brasas de fogo, ou a tochas que se moviam por entre os seres viventes; e o fogo resplandecia,, e do fogo saíam relâmpagos. E os seres viventes corriam, saindo e voltando `a semelhança dum raio.

Eu olhei para os seres viventes, e vi rodas sobre a terra junto aos seres viventes, uma para cada um dos seus quatro rostos.

O aspecto das rodas, e a obra delas, era como o brilho de crisólita; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e era o seu aspecto, e a sua obra, como se estivera uma roda no meio de outra roda.

Andando elas, iam em qualquer das quatro direções sem se virarem quando andavam.

Estas rodas eram altas e formidáveis; e as quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor, e quando andavam os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e quando os seres viventes se elevavam da terra, elevavam-se também as rodas.

Percebemos aqui então uma descrição tremenda de seres viventes. Vemos também no capítulo 10;

Verso 15 - "E os querubins se elevaram ao alto. Eles são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar".

Verso 20 - "São estes os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar; e percebi que eram querubins".

Podemos perceber então que esta é a descrição de um querubim, criado por Deus, e que se não conhecêssemos o Deus verdadeiro podíamos dizer que essa é a descrição de um disco voador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,