domingo, 11 de novembro de 2012

ESTUDO O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO



O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICA: Lucas 15:11-32
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTAR: Romanos 5:12; Romanos 1:21-25; Romanos 3:16-18; Gênesis 3:10; Salmos 51; Mateus 27:3-5; Salmos 32:5; 1João 1:9; Gálatas 3:13; Colossenses 2:14-15.

TEXTO CHAVE
...Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.  Levantou-se, pois, e foi para seu pai...(Lucas 15:17-20).

PROPÓSITO
Antônio, um homem de cerca de 46 anos de idade, desejava aconselhar-se comigo para aliviar seu coração.  Quando o recebi em meu escritório, rompeu em pranto e disse-me: “sinto-me culpado pela morte de minhas filhas, de 3 e 5 anos.  Sei que falhei diante de Deus.  Permiti em minha vida relações ilícitas, e agora sinto-me o ser mais infeliz.  Este golpe que sofri é o mais duro de todos. 
Estava com elas em um povoado, próximo à cidade de Bogotá.  Havíamos entrado em umas lojas.  Não sei como me descuidei e minhas filhas saíram para a Avenida, e ambas foram atropeladas por um veículo, que havia perdido seus freios, deixando-as mortas instantaneamente.  Desejaria, com toda minha alma, que o tempo retrocedesse para cuidar melhor de minhas filhas.  Tenho derramado muitas lágrimas, lamentando este acontecido porque por minha culpa elas já não estão comigo”.
Ainda que a situação fosse bem dramática, pude ver um quadro muito claro do que é o arrependimento, refletido na vida deste homem.
Um reconhecimento da culpa.
Uma dor profunda por haver falhado.
Desejar retroceder no tempo, para não voltar a falhar.
Implorar por uma segunda oportunidade.

Deus é misericordioso e através de Seu Filho Jesus Cristo, visita  todo aquele que experimenta uma situação similar a desse homem; e que está disposto de coração a reconhecer seu pecado, desejando sair da escravidão do mesmo.
Deus lhe dá a oportunidade de reconciliar-se com Ele, na medida em que entrar no processo do arrependimento, tema tratado nesta lição.
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
1. O QUE É O ARREPENDIMENTO?
O Arrependimento não é uma emoção, mas  uma decisão da vontade seguida pela ação correspondente.  Segundo o grego, o arrependimento é uma mudança de mentalidade.  Devemos mudar nossos pensamentos, nossas atitudes, nossas emoções.  Arrependimento é sentir uma dor profunda por haver ofendido a Deus.  É ver o pecado como Deus o vê.  É impossível chegar a um verdadeiro arrependimento a menos que seja o Espírito Santo quem trate conosco e nos faça ver a magnitude de nossos pecados e maldades.
O arrependimento é entendido, então, como “o processo em que um indivíduo, que tenha cometido algo indevido, quebranta profundamente seu coração e humilha-se diante de Deus, reconhecendo que é para com o Todo Poderoso que falhou”.  Este processo implica não somente no reconhecimento do erro, mas  na firme decisão de não recair nele.
Trata-se de um ato originado  no profundo da alma, no qual o indivíduo decide deixar de lado tudo o que entristece  o Espírito Santo, dando sinal claro de que não é movido por suas emoções mas que determinou firmemente dar um sentido verdadeiro à sua vida.
Na língua hebraico, para expressar arrependimento usa-se a palavra “metamelomai”, dando a entender um sentimento de mudança de conduta.  E no grego “epistrophé”, que  significa “voltar-se a” que equivale a dar volta ou voltar-se em U.  Em outras palavras, o arrependimento é dar as costas ao pecado e voltar o rosto para Deus.  É uma mudança de mentalidade (Romanos 12:2).
2. O ARREPENDIMENTO NA PERSPECTIVA DO FILHO PRÓDIGO
Este é um dos quadros mais completos e de grande impacto acerca do arrependimento.  É  narrado em Lucas 15:11-32.  Conta a história de um pai de família, economicamente estável, que tinha dois filhos, o menor dos quais lhe pede, certo dia, a parte de seus bens para ir gastá-los, esbanjá-los com seus amigos, até que fica sem nada, vendo-se na necessidade de trabalhar como diarista, cuidando de porcos. 
Em meio à sua humilhante situação, reflete dizendo: “...Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!  Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.  Levantou-se, pois, e foi para seu pai...”  (Lucas 15:17-20).
O que este jovem, mais conhecido como Filho Pródigo fez, foi: tomar uma decisão interior; como resultado dessa decisão, assume uma conduta externa.  Este é o ato de arrependimento que o impulsionou a acertar-se com Deus, consigo mesmo, e com todos aqueles que haviam sido afetados por sua conduta.
A. ATITUDE DO FILHO
Quatro aspectos se destacam na atitude deste jovem, os quais integram o processo do verdadeiro arrependimento.
Faz uma parada no caminho para refletir sobre sua condição atual.
Renova sua mente e decide buscar uma segunda oportunidade.
Decide em sua vontade regressar ao pai.
Propõe confessar seu pecados.
B. ANÁLISE DA ATITUDE DO PAI
Este quadro tipifica a atitude do Pai Celestial, que está com os braços estendidos para nos receber, uma vez que tomamos o caminho de volta, dando-nos entrada no lar celestial (Ver Lucas 15:20-24).
Vê de longe (“e quando ainda estava longe, o viu o pai”).
É movido de misericórdia (“...e foi movido de misericórdia”).
Sai a seu encontro (“...e correu, e lançou-se em seu pescoço e o beijou”)
Prepara-lhe um traje de justiça (“Mas o pai disse a seus servos: trazei o melhor vestido e
   vesti-lhe”).
Restaura sua autoridade (“...e ponde-lhe um anel em sua mão”).
Confia-lhe o maior ministério: pregar o evangelho (“...e calçado em seus pés”)
Restaura-lhe o gozo (“...e comamos e façamos festa”).

CONCLUSÃO
Todo aquele que deseje  relacionar-se com o Pai celestial e gozar de Suas bênçãos, deve passar pelo processo do verdadeiro arrependimento, o qual consiste em sentir uma dor por haver ofendido a Deus pelo pecado, e estar disposto de coração a dar um novo sentido à vida, com mudança de pensamento e de conduta.

APLICAÇÃO
Faça uma lista de todas aquelas ações pecaminosas que creia ter superado, mas que ainda constituem um obstáculo em sua vida.  Experimente a profunda dor por havê-las cometido, confesse-as ao Senhor e renuncie a esses pecados, cortando toda a maldição em o nome de Cristo Jesus.
Explique a uma pessoa em que consiste o verdadeiro arrependimento e ajude-a, com sua experiência, a aplicar os passos necessários para que também passe a gozar a bênção do perdão de Deus.
AVALIAÇÃO
A aplicação e a ministração constituem um bom método de avaliação.



TAREFA
Formule em sua aula um caso onde:
a) Como chegaria ao arrependimento uma pessoa que não é cristã?        (Anote um caso específico)


b) Como chegaria ao arrependimento uma pessoa que sendo cristã peca?       (Anote um caso específico)


QUESTIONÁRIO

1. 2 Coríntios 5:17.  Diga três coisas que acontecem a quem está em Cristo.

2. Isaías 55:6-8.  Diga as três coisas que todo o homem deve fazer.

3. Atos 17:30. Qual é o mandamento de Deus para todos os homens?

4. Marcos 1:4. Que faziam as pessoas que vinham para ser batizadas?

5. Atos 2:37-38. Quais eram as promessas que Pedro declarou que receberiam, se eles se arrependessem e fossem batizados?

6. Lucas 3:10-14.  Que deviam fazer os diferentes grupos que buscavam o batismo em água?

7. O que crer e for batizado será salvo, mas o que não crer será condenado (Marcos 16:16).   Quem seriam os salvos?

8. Marcos 2:7.  Quem pode perdoar?

9.1 João 1:9.  O que acontece se confessamos nossos pecados?

10. Provérbios 28:13.  Quem prospera?

11. Levítico 26:40.  Além de confessar nossos pecados, os de quem mais devemos confessar?

12. Salmos 32:5. Mencione três coisas que Davi  fez para que o Senhor o perdoasse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,