quarta-feira, 21 de novembro de 2012

COMO VENCER A DEPRESSÃO


COMO VENCER A DEPRESSÃO
1 Reis 19:1-19

Tema: depressão (mal que atinge não só adultos, mas também adolescentes e até crianças)
Este texto bíblico revela dois fatos:
1º - A depressão é um problema muito antigo (cerca de 900 a.C)
2º - A depressão pode atingir até um homem de Deus (ex.: profeta Elias)

SINTOMAS DA DEPRESSÃO (em Elias)
- Medo 
- Fuga
- Isolamento
- Baixa estima
- Desinteresse pela vida

O QUE PODE CAUSAR A DEPRESSÃO?
- Perda (falecimento / fim de namoro / desemprego / decisão errada)
- Problemas de relacionamento  
- Esgotamento físico e mental
- Decepção (que foi o caso de Elias)

COMO DEUS TRATOU A DEPRESSÃO DE ELIAS?

A MANEIRA COMO DEUS TRATOU COM ELIAS
NOS ENSINA PRINCÍPIOS PARA VENCER A DEPRESSÃO

I - NÃO SE ISOLE
Elias deixou o seu moço e buscou o isolamento
No deserto - e o anjo de Deus disse: "Levante-se!"
Na caverna - e Deus disse: "Que fazes aqui Elias?"
(Pv 18:1 - Salmo 133:1,3)

II - NÃO SE CULPE
Elias isolou-se porque sentia-se culpado:
a) Por não convencer o povo (18:21) b) Por haver fugido (19:3)

LEMBRE-SE: VOCÊ É APENAS UM SER HUMANO!

Ilustração: 
A morte do 1º filho de Davi com Bate-seba (2 Sm 12:16...)
Após sete dias de jejum e oração, a criança morreu
E Davi: Se levanta - toma banho - se perfuma - troca de roupa
vai pra casa de Deus - adora a Deus - depois vai comer em casa
O exemplo de Davi:"E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o SENHOR se compadecerá de mim, e viva a criança? Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu agora? Poderei eu fazê-la mais voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim." (2 Samuel 12:22-23 RC)

III - NÃO TENHA PENA DE SI MESMO
Por duas vezes Elias respondeu a Deus com autocomiseração (18:10,14)
Mas Deus não alimentou isto em Elias.
A pena de si mesmo é um sentimento de origem maligna:
"E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens."(Mt 16:22-23)

IV - ALIMENTE-SE DE DEUS
Elias pediu a morte, mas Deus lhe renovou as forças com um pão celestial
O pão de Deus = (Jo 6:33-35) JESUS
"Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida;
aquele que vem a mim não terá fome;
e quem crê em mim nunca terá sede." (João 6:33-35 RC)

A que distância você está de Jesus?
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim,
que sou manso e humilde de coração,
e encontrareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30 RC)


V - ANDE NO CAMINHO (v. 7-8)
Deus alimentou Elias com um propósito: fortalecê-lo para a caminhada!
O caminho de Deus = (Jo 14:6) JESUS

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6 RA)

- Você tem andado neste caminho?

O pecado gera sentimento de culpa, tristeza... EVITE O PECADO! Seja um imitador de Cristo.

"Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1:14-15 RA)

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23 RC)


VI - CONVERSE COM DEUS (v 9-12)
Geralmente nós perguntamos a Deus
mas ele também nos pergunta, pois está interessado em nós,
como perguntou a Elias "Que fazes aqui?"

Mas Deus não se fez ouvir no forte vento, nem no terremoto e nem no fogo
PROCURE UM LUGAR SILENCIOSO DIARIAMENTE
PARA OUVIR A VOZ MANSA E SUAVE DO SENHOR
JESUS FAZIA ISTO!

"Não andeis ansiosos de coisa alguma;
em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7 RA)


VII - SIRVA SEU PRÓXIMO (v 15-16)
Ilustração: Homem a caminho do suicídio comendo bananas - alguém vinha atrás dele comendo as cascas!

Recordemos... "as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." (Atos 20:35 RC)

 CONCLUSÃO

A depressão gera tanto pessimismo que a pessoa neste estado não se abre com ninguém
porque acha que de nada vai adiantar pedir ajuda.

Talvez você esteja se sentindo assim e ninguém saiba...
Mas neste estado nos equivocamos facilmente:

Elias reclamou com Deus por duas vezes: "eu fiquei só"
Mas Deus lhe revela que 7 mil ainda eram fiéis a ele Israel

Apesar disso (de ainda restarem 7 mil fiéis)
o Senhor não desprezou Elias

DEUS NÃO DESPREZA VOCÊ!
JESUS SE IMPORTA COM VOCÊ
E ELE ESTÁ PRONTO A LHE DAR VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,