domingo, 11 de novembro de 2012

Estudo o Novo Nascimento



O NOVO NASCIMENTO 
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTAR: João 10:10b; Efésios 4:17-24;  Tiago 1:18;  João 6:63;  João 15:3;  João 1:12,13;   2 Coríntios 1:22;  Efésios 1:13;  Isaías 1:6;  2 Coríntios 5:17.
TEXTO-CHAVE: “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).
PROPÓSITO
Minha mãe tinha uma luta contínua com um de meus irmãos.  Ele era muito rebelde e não havia forma de mudar, pelo contrário, todo intento em transformar sua conduta somente resultava em uma rebeldia maior.  Mas um dia ele apareceu na porta da igreja e notei que tinha um semblante diferente.  Aproximou-se e disse-me: “Agora sou cristão, Jesus vive dentro de mim.  Você sabe que tenho sido rebelde e violento, porém Jesus me transformou.  Dias atrás disse ao Senhor em oração:  “Jesus, eu não vou fazer nada para mudar; se queres me salvar, faze Tu mesmo; não vou ajudar-te em nada”.  Não havia terminado esta oração quando uma luz muito forte veio sobre mim, deixando-me prostrado no chão, quase inconsciente.  De repente comecei a ver que de dentro de mim saía outra pessoa completamente diferente do que eu era, mas que era eu mesmo.  Virei um pouco e vi minha antiga natureza como um vestido velho e desprezível.  A seguir ouvi a voz do Senhor que me dizia:  “Agora vou caminhar contigo, mas tu deves fazer o que Eu te mandar”. 
Desde este momento a vida de meu irmão converteu-se em uma fonte de inspiração para muitos que não criam que Deus possa mudar uma pessoa.
Quando o homem está vivendo em seus delitos e pecados, podemos dizer que age orientado por sua velha natureza, ou seja, essa condição em que seu entendimento está entenebrecido e seu coração endurecido por exercer uma conduta contrária à  vontade de Deus. 
A principal reação do ser humano quando descobre que é pecador, além de reconhecer sua necessidade de ser liberto da escravidão do pecado, consiste em desejar experimentar uma nova vida.  A Bíblia identifica este processo como a necessidade de um NOVO NASCIMENTO.
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
1. O QUE SE ENTENDE POR NOVO NASCIMENTO?
O novo nascimento é a experiência que vive o ser humano quando Cristo é aceito no coração como único e suficiente Salvador e Senhor.  Quando o ser humano distancia-se de Deus por causa do pecado, ainda que permaneça em contato com o mundo exterior e esteja consciente de todas as coisas, sua natureza espiritual está morta.  Ao abrir a porta de seu coração a Jesus, a vida espiritual começa a fluir, porque Jesus disse:  “...Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).
O novo nascimento deve ser entendido também como uma regeneração espiritual que dá ao homem a garantia de ser admitido no reino de Deus.  Em outras palavras, ninguém pode ser chamado cristão, e muito menos poderá entrar no reino de Deus através de seus esforços pessoais, se não nascer do Alto.
2. EM QUE CONSISTE O NOVO NASCIMENTO?
Jesus disse a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).
Quando Jesus morreu na cruz do Calvário, ofereceu-Se em sacrifício pela restauração e redenção integral do homem, abrindo para este a porta para que vivesse a experiência de ingressar em uma nova vida, uma vida longe da contaminação do mundo, das maldições, da pobreza espiritual, física e material, e de todo peso que pudesse angustiá-lo.  Jesus deu a entender a Nicodemos que todo o ser humano, sem importar sua condição social, cultural ou econômica,  transforme sua velha natureza em uma nova, planejada segundo o próprio propósito de Deus.
A. A PALAVRA DE DEUS NO NOVO NASCIMENTO
“Segundo a Sua própria vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das Suas criaturas” (Tiago 1:18).  Quando uma pessoa recebe a mensagem contida na Palavra de Deus, esta produz um novo sopro que vem  pelo Espírito Santo.  O Senhor Jesus disse: “O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são espírito e são vida” (João 6:63).
E é a Palavra de Deus que produz um efeito concreto de limpeza no interior de cada pessoa, concedendo uma nova essência em seu ser, uma nova vida (Efésios 5:26; João 15:3).
B. O ESPÍRITO SANTO NO NOVO NASCIMENTO
Junto à Palavra, no processo do novo nascimento, intervém de maneira específica o Espírito Santo.
“ Mas, a todos quantos O receberam, aos que crêem no Seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (João 1:12,13).
Quando nascemos de novo, o Espírito Santo planta em nós a vida de Cristo, e Ele mesmo se encarrega de selá-la, para que não seja revogada, garantindo-nos a vida eterna (2 Coríntios 1:22; Efésios 1:13)
3. O VELHO HOMEM E A NOVA NATUREZA
Pense por um momento em alguém que tem um veículo que está bem deteriorado pelo uso, deseja trocá-lo mas não conta com os recursos necessários para fazê-lo.   No entanto, o dono de uma concessionária de veículos o procura e lhe diz:  “Senhor, eu tenho a solução para sua necessidade.  Dê-me seu carro velho e eu lhe dou este Mercedes  Benz, último modelo, sem dar-me nenhum só centavo.”  Qualquer um poderia dizer: este é o melhor negócio do mundo!”  Mas muito melhor que este negócio é que Deus levou todo o mal que éramos e, em troca, deu-nos todo o bem de Seu Filho Jesus Cristo.
A. VELHO HOMEM
O Novo Nascimento tem a ver com despojar-nos totalmente do velho homem, para começar a desfrutar de uma nova natureza.  “Desde a planta do pé até a cabeça não há nEle coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo” (Isaías 1:6, Bíblia na linguagem de hoje).
Esta é a descrição de nossa antiga condição ou “antiga natureza”, a qual também implica andar de acordo com os desejos da carne (Gálatas 5:19-21).
B. NOVA NATUREZA
Ao despojar-nos totalmente do velho homem, de todo o peso que nos assedia por causa do pecado, recebendo a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, Ele nos coloca uma veste nova, enche-nos de Sua presença, entregando-nos uma nova natureza de acordo com Seu caráter e Seu propósito.  “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).
CONCLUSÃO
A vida cristã é a melhor maneira de viver sobre a terra.  Nela  experimenta-se a genuína felicidade.  Somente devemos cumprir com um requisito: não pisar no terreno do inimigo.  Porque ainda que Deus nos dê tudo, da mesma maneira nos exige que Lhe entreguemos tudo o que somos. 
Se alguém aspira ser reconhecido como cristão e ingressar no reino de Deus, para gozar da herança da vida eterna, deve experimentar o Novo Nascimento, que consiste em renunciar o ser dirigido pelos desejos da carne, para começar a ser guiado pelo Espírito Santo, através da fé na Palavra de Deus.
APLICAÇÃO
Conscientize-se de ter experimentado o Novo Nascimento, tendo em conta as palavras de Jesus a Nicodemos, ou seja, destacando a importância de ser inspirado pela Palavra de Deus e contar com a direção do Espírito Santo.
Compartilhe com algumas pessoas, o tema do novo nascimento.  Fale de sua experiência pessoal quando se encontrava sob a influência do velho homem, e demonstre que em sua vida possui o fruto de Espírito.

TAREFA   Elabore uma lista de aspectos de sua vida que ainda são parte da velha natureza, e confronte-a com a Palavra.  O que Deus diz a respeito isso?
QUESTIONARIO
1.  Segundo Efésios 4:17-19 escreva seis características do velho homem.
a) Andam em ________________________________________________________________________________
b) Tendo o   _________________________________________________________________________________
c) Estão distantes do    ______________________________________  Por________________________________
d) Sendo ignorantes por _______________________________________________________________________
e) Ao perderem a sensibilidade entregaram-se a  ____________________________________________________
f) E cometeram ______________________________________________________________________________
Lembre-se que o velho homem (velha natureza) implica em andar de acordo com os desejos da carne, e que a nova natureza surge quando o homem abre seu coração a Jesus, permitindo que Ele more em seu interior.  Assim começa um avivamento espiritual que transforma o padrão de conduta do ser humano.
1. Efésios 4:22.  Por que temos que nos despojar  do velho homem? ____________________________________________________________________________________
2.   Efésios 4:24. Como é o novo homem? ________________________________________________________________
 Gálatas 5:19-21. Faça uma lista das obras da carne:
________________________________________________________________
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________________________________________
­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________
4. Gálatas 5:22.  Enumere o fruto do Espírito.
___________________________________________________________________
5. Romanos 12:1. Como devemos apresentar nossos corpos?
____________________________________________________________________
6.  Romanos 12:2. O que comprovamos ao renovarmos nosso entendimento?
_____________________________________________________________________
7. Romanos 3:10-11. Há quantos justos, entendidos e que buscam a Deus?
_____________________________________________________________________
8. Romanos 3:12. Para que serve o que se desvia?
______________________________________________________________________



9. Marque com um X a resposta correta
a)Romanos 3:12-13.  A garganta dos maus é comparada a:
1) Um navio mercante que vem de longe  (  ).
2) Uma tocha acesa  (  ).
3) Um sepulcro aberto  (   ).

b)Que há debaixo dos lábios dos que enganam:
1) Palavras de  lisonja  (  ).
2) Um pouco de malícia  (  ).
3) Veneno de víboras  (  ).

10. Romanos 3:14.  De que está cheia a boca dos maus?
_______________________________________________________

Comentários Pessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,