domingo, 16 de junho de 2013

Porque me sinto rejeitado

Porque me sinto rejeitado
1Timóteo 4;4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
A Bíblia diz que não é bom que o homem viva só.
Ela fala que fomos criados para viver em comunidade.
Não é por acidente que o confinamento numa solitária é considerado punição.

Relacionamentos determinam sua felicidade
Eles são a fonte tanto de prazeres como de grandes sofrimentos.
Um relacionamento tanto pode fazer você se sentir miserável como muito bem.
Problemas emocionais tem suas raízes em relacionamentos errados.
A maioria dos suicídios acontece por causa de relacionamentos doentios.

Relacionamentos determinam nosso sucesso ou nosso fracasso na Vida!
Eles determinam sua felicidade.

CURANDO O RESSENTIMENTO
1CO13;5  O AMOR Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 
As pessoas ferem umas às outras. Seja intencionalmente ou não.
Você fere as pessoas e as elas lhe ferem.
A forma como você lida com as feridas vai, em larga escala, determinar sua felicidade na vida.
Se ficares ligado em suas feridas, elas se tornam em ressentimento.
Se você reprime suas dores, elas se transformam em raiva.
O RESSENTIMENTO É MAIOR INIMIGO DOS RELACIONAMENTOS.

GENTE RESSENTIDA CEGA E SECA OS OUTROS!
Destrói todos os tipos de relacionamentos.
Frequentemente as pessoas dizem “Não amo mais meu marido… Não sinto mais nada pela minha mulher;
Tudo morreu aqui dentro.
O que há de errado comigo?” O errado é o ressentimento.
O ressentimento destrói suas energias
Eventualmente você vai se achar vazio sem ter nada para dar.

1CO 13;5 NOS ENSINA A SER CURADO DO RESSENTIMENTO
“O amor não guarda registros de erros” “O amor não conserva mágoas”

Jó que teve todas as razões do mundo para estar ressentido
Ele era o homem muito rico
Mas um dia perdeu tudo, foi à falência
Perdeu todas as suas propriedades
Todos os seus filhos foram mortos
Sua esposa se voltou contra ele
Ficou com uma doença incurável, extremamente dolorosa
Seus amigos o visitavam para condena-lo
Ele tinha todas as razões do mundo para ficar ressentido
Mas em vez disso, ele se recuperou do ressentimento e a Bíblia diz que Deus fez da última parte da vida dele, muito maior que a primeira.
Deus mudou a dor do passado em alegria presente

CAUSAS DO RESSENTIMENTO:
O QUE AS PESSOAS DIZEM DE NÓS.
Jó 12:5 Os que estão seguros desprezam os desgraçados e empurram os que estão para cair
As palavras podem ferir as pessoas  
Você lembrará coisas que lhe disseram na infância que ainda lhe machucam
É incrível como o passado nos ferem. Ele ainda ferem hoje. E causam ressentimento.


O QUE AS PESSOAS PENSAM DE NÓS.
Jó 19:5 Vocês pensam que são melhores do que eu e acham que a minha desgraça prova que sou culpado 
Você pode se ferir sem que haja alguém dizendo coisas desagradáveis? Sim.
Você já se sentiu rejeitado quando nada foi feito para você se sentir assim? Claro.
Às vezes é pelo jeito como as pessoas lhe olham, ou pelo seus gestos numa linguagem não-verbal.
Você pode ferir as pessoas só por ignorá-las, quando não percebe que elas existem.
Alguns de vocês tiveram pais que nunca conseguiram agradar.
Não importa o quanto você tentou, nunca conseguiu. E isto fere.

O QUE AS PESSOAS FAZEM CONTRA NÓS
Jó 19:19 “…as pessoas que eu mais estimo estão contra mim”. 
Aqueles eu amo mais.
O local onde o ressentimento é mais encontrado
Nos casamentos, nas famílias.
As pessoas mais próximas de você são aquelas que têm mais chance de lhe ferir
Eles podem trair você, ser desleal, dizer palavras ferinas, e fazer coisas que lhe machuquem.
É em nossas casa que temos de lidar mais com o ressentimento
É ONDE AS PESSOAS MAIS PROXIMA DIZEM, PENSAM E FAZEM CONOSCO.

II. O PROBLEMA DO RESSENTIMENTO:
Quando as pessoas nos ferem, a forma normal de reação é ficarmos ressentidos.
Esta é a reação natural, normal
Mas não é a reação correta. Traz mais mal do que bem

1. O RESSENTIMENTO É IRRACIONAL
O ressentimento não faz sentido, é ilógico, sem motivo. Não vale o esforço.
Jó 5:2 “Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte”
Aqui diz que não vale à pena.
Ec 7:9 diz: “…é tolice alimentar o ódio”.
Não faz sentido. Por que? Você não pode mudar o passado.
Não importa o quanto você se ressente pelo acontecido, isso não vai mudar seu passado.
Não vai fazer você se sentir melhor. Assim, por que ficar ressentido? Isso não adianta. É tolice, não faz sentido. Você já fez alguma coisa para dar o troco “Vou mostrar prá ele!”
Você se  transforma num tolo.
Salmo 106:33 “…muito zangado, agiu e falou sem pensa”.

2. O RESSENTIMENTO É INÚTIL.
Com sua raiva você está só se ferindo.
Quando você se ressente, sempre vai se machucar mais que os outros com quem você está ressentido.
A pessoa pode estar totalmente esquecido do que aconteceu.
Ressentimento, como meio de ferir alguém, é como apontar a arma para você mesmo,

Sempre vai ferir você mais do que alguém.
Enquanto você estiver fervendo, vomitando, chateado, isso tudo se volta contra você.
Muitos permitem que pessoas do passado que fizeram você se sentir miserável voltem desse passado para o presente e continuem fazendo você miserável.
Eles não podem feri-lo de novo, a não ser que você permita.
Ressentimento não é só irracional e inútil como também não vale à pena. É suicídio emocional.
“Ressentimento é o inferno no coração.”
As pessoas mais infelizes que conheço são aquelas cheias de ressentimento.
São infelizes. Só prolongam a dor. Custa muito caro ser assim.


3. O RESSENTIMENTO ATRAI DESGRAÇA:
Jó. 5:3-5. “Eu mesmo já vi um insensato lançar raízes, mas de repente a sua casa foi amaldiçoada. Seus filhos longe estão de desfrutar segurança, maltratados nos tribunais, não há quem os defenda. Os famintos devoram a sua colheita, tirando-a até do meio dos espinhos, e os sedentos sugam a sua riqueza.”
- Seus filhos sofrem,
- Seu trabalho é atingido,
- Seus recursos desaparecem.

Problemas que você tem desenvolvido interiormente são resultantes de mágoas guardadas.
Você não tem idéia do que está fazendo com você mesmo quando guarda uma mágoa.
Isso sempre vai lhe ferir muito mais do que aos outros. Arruína os relacionamentos.
Provérbios 17:22 diz: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” 
Para seu próprio bem, para sua saúde, não guarde mágoa, perdoe.

III. A CURA DO RESSENTIMENTO:
 ABRA O SEU CORAÇÃO SOBRE SUA DOR:
Jó 7:11  “Por isso não posso ficar calado. Estou aflito, tenho de falar(…) meu coração está cheio de amargura.”
ADMITA A DOR. SEJA HONESTO. DIGA A VERDADE. CONFESSE FRANCAMENTE: “ESTÁ DOENDO!”
Preciso botar isso prá fora. “…Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração.
Ó Deus não me condenes!”
“Deus, não gosto disso!
A revelação do sentimento é o início da cura. É como começa.
O processo de cura para sua vida. Se você deseja ser curado de suas feridas emocionais,
A revelação do sentimento é o ponto de partida para a cura.
Você precisa compartilhar sua dor com alguém.

Alguns de vocês estão zangados com Deus por coisas que aconteceram no passado.
O ponto de partida é dizer: “Deus, ainda estou muito chateado. Estou zangado porque isso aconteceu!”
Você só precisa revelar seu sentimento.
Deus não vai jogar um raio sobre você, se você fizer isso.
Ele já sabe como você se sente. Você começa o processo de cura por admitir sua raiva.

2. LIBERE E PERDOE O SEU OFENSOR: Jó 42:10
Deixe-o ir, perdoe. Você não terá paz enquanto não fizer isso.
A Bíblia diz que ele não somente os deixou ir, mas que orou pelo sucesso deles.

Jó 42:10  “Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Deus Eterno fez que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes”.
Por que isso é tão importante – que eu libere meus ofensores?
Porque nós nos tornamos o que estamos focalizando.

A amargura em seu coração produz coisas muito estranhas em sua personalidade.
Não queremos dizer que é andar por aí guardando mágoas.
Você paga caro por isso. Ao perdoar, você libera seu ofensor e se libera.
O perdão deve ser contínuo.
Cada vez que a memória acende, você os perdoa novamente até perceber que os liberou.
Então você não vai mais precisar fazer isso.

COMO SEI QUANDO OS LIBEREI COMPLETAMENTE?
Quando eles não me ferem mais.
Você pode orar pelo sucesso deles.
Você se sente confortável na presença deles.
A Bíblia diz: “Orem por aqueles que maliciosamente usam vocês”


3. REDIRECIONE SUA VIDA.
Deixe  Deus fazer e trazer algo realmente NOVO para sua vida
Jó fez três coisas para redirecionar sua vida:

Jó11:13-18 vire o coração para Deus e ore com as mãos estendidas para ele.14 - Abandone o pecado que mancha as suas mãos e não deixe que a maldade more na sua casa.15 - Então você andará de cabeça erguida, puro, firme e sem medo.16 - Você não lembrará dos seus sofrimentos, que serão como águas passadas que a gente esquece.17 - A sua vida brilhará mais do que o sol do meio-dia, e as suas horas mais escuras serão claras como o amanhecer.18 - Você viverá seguro e cheio de esperança; Deus o protegerá, e você dormirá tranquilo.
ENDIREITE SEU CORAÇÃO.
APROXIME-SE DE DEUS.
ENFRENTE O MUNDO DE NOVO. 


Quando estamos feridos, nosso primeiro impulso é fugir
Nunca mais vou permitir que alguém se torne íntimo de mim
Nunca mais quero ter outros relacionamentos
Nunca mais vou baixar minha guarda, de modo que as pessoas possam me ver como de verdade sou.
Eu me exponho e eles se aproveitam disso
Estou ferido profundamente
Vou construir um muro em meu redor
Você vai estar se ferindo se fizer isso
O que é dito é que você “enfrente o mundo de novo”.
Se você estiver sempre olhando o que aconteceu no passado,
Permitindo que isso defina sua identidade, é como dirigir um carro olhando pelo retrovisor.
Você vai bater.
Você precisa enfrentar o futuro.
Retome sua vida.
Não dê tanta importância onde você já esteve mas em qual direção seus pés estão indo – qual a sua direção. Você precisa falar bem alto:
“eu não serei vítima nunca mais!”
Você precisa parar de se fixar no passado e passar a olhar o futuro.

“Jó, vire o seu coração para Deus(…)você andará de cabeça erguida puro, firme e sem medo. Você não se lembrará de seus sofrimentos que serão como águas passadas que a gente esquece.”
Se você fizer estas três coisas você será curado emocionalmente. Realmente eu creio nisso.

ORAÇÃO FINAL
Que memórias dolorosas você está escolhendo manter
Isso ainda lhe dói hoje
Talvez tenha acorrido já há muito tempo,
Mas quando algo mexe com sua memória, dói tanto como se fosse ao dia do acontecido.
O ressentimento faz coisas muito estranhas conosco.
Alguns de vocês precisam perdoar seus pais.
Todos temos pais imperfeitos, mas aqueles filhos que foram feridos, amam e odeiam os pais ao mesmo tempo.
Alguns de vocês precisam perdoar um ex-cônjuge.
Eles fizeram sua vida miserável no passado, não permitam que eles façam o mesmo hoje.
Você não precisa fazer isso. Eles não podem mais lhe ferir, a não ser que você guarde alguma mágoa.
O ressentimento não vale à pena. É irracional, inútil e doentio. Para seu próprio bem, perdoe..
JESUS pode curar sua dor que ninguém consegue.

Abra sua vida para Ele. Faça o que Jó disse: “Aproxime-se de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregação, tabernáculo, tabernáculo da adoração, mensagem, Jesus, apóstolos, livros, igreja, culto, jundiaí, pesquisa, Mésias, Cristo, tabernaculodaadoracaojundiai

COMO ATINGIRMOS O CORAÇÃO DE DEUS (IICr 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Para Que Uma Pessoa, Uma Igreja, Uma Nação, Possa Receber As Bênçãos Das Mãos Do Deus E Necessário Atingir O Coração De Deus
Neste versículo aprenderemos como atingirmos o coração de Deus.
1º VOCÊ PRECISA SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS
Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

SE HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar.
Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano,
Ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados.

SE HUMILHAR é se Render, mas se render do que:
Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo.
Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus.
Ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

SE HUMILHAR é se prostra, é se lançar aos pés daquele que tudo vê, tudo pode, tudo sabe.
É matar, deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, da carne.
Se humilhar, é reconhecer quem éramos no passado , e Deus nos deu uma nova vida.

A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão.
(Tg 4:10) Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
(IPe 5:6) Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte
(Mt 23:12) “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. .

Para mexer no coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. ORA COMIGO
Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti.
Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançarão as bênçãos.

2º VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE,
QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS
(Lc 1:13a)Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida.
Zacarias, se ele não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor.

Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começa a orar.
Busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus.
E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.
O que é Oração? É Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força.
A oração é o oxigênio da nossa alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar,